Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa *
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2895 |
Resumo: | A resolução colaborativa de problemas (RCP) é uma competência de extrema relevância na sociedade moderna e uma das mais valorizadas neste século. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi a primeira avaliação em larga escala a incluir a resolução de problemas em sua matriz de referência. Esse estudo preliminar se restringe aos resultados publicados nos relatórios oficiais do Programa. Aqui, especificamente, discutimos esses resultados à luz da literatura de referência, bem como descrevemos o conceito de RCP no Pisa 2015. O Brasil, dentre os 52 países participantes, ocupou a 51ª posição nas habilidades relacionadas à RCP, ficando no Nível 1 da escala de desempenho. O status socioeconômico, a variação nas escolas e o gênero relacionam-se, positivamente, com o desempenho brasileiro em RCP. (*) Pesquisa realizada com auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. |
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Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa *Collaborative problem-solving: brazilian results in PISAResolución colaborativa de problemas: resultados brasileños en PisaEducação; Avaliação EducacionalResolução Colaborativa de Problemas; Avaliação em Larga-Escala; Pisa; Brasil; Estudo ComparativoCollaborative Problem-Solving; Large-scale Assessment; Pisa; Brazil; Comparative StudyResolución Colaborativa de Problemas; Evaluación a Gran escala; Pisa; Brasil; Estudio ComparativoA resolução colaborativa de problemas (RCP) é uma competência de extrema relevância na sociedade moderna e uma das mais valorizadas neste século. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi a primeira avaliação em larga escala a incluir a resolução de problemas em sua matriz de referência. Esse estudo preliminar se restringe aos resultados publicados nos relatórios oficiais do Programa. Aqui, especificamente, discutimos esses resultados à luz da literatura de referência, bem como descrevemos o conceito de RCP no Pisa 2015. O Brasil, dentre os 52 países participantes, ocupou a 51ª posição nas habilidades relacionadas à RCP, ficando no Nível 1 da escala de desempenho. O status socioeconômico, a variação nas escolas e o gênero relacionam-se, positivamente, com o desempenho brasileiro em RCP. (*) Pesquisa realizada com auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Collaborative problem-solving (CPS) is an extremely important competition in modern society and one of the most valued in this century . The Programme for International Student Assessment (Pisa) was the first educational large-scale assessment to include problem-solving to its framework. In this preliminary study, the results presented are limited to what has been published in the official reports. Here, we discuss these results in the light of specialized literature and describe Pisa’s 2015 CPS framework. Brazil was the 51th country in CPS skills among the 52 participants in Pisa 2015 and is placed in Level 1 of the performance scale. The socio-economic status, the variation within schools and the gender relate positively to the Brazilian performance in problem-solving.La resolución colaborativa de problemas (RCP) es una habilidad extremadamente importante en la sociedad moderna y una de las más valoradas en este siglo. El Programa Internacional de Evaluación de Alumnos (Pisa) fue la primera evaluación a gran escala que incluyó la resolución de problemas en su matriz de referencia. Este estudio preliminar se limita a los resultados publicados en los informes oficiales del Programa. Aquí, específicamente, discutimos estos resultados a la luz de la literatura de referencia, así como también describimos el concepto de RCP en Pisa 2015. Brasil, entre 52 países participantes, ocupó el puesto 51 en las habilidades relacionadas con la RCP, ubicándose en el Nivel 1 del escala de desempeño. El estatus socioeconómico, la variación escolar y el género se relacionan positivamente con el desempeño brasileño en RCP.Fundação CesgranrioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Muri Leite, Andriele FerreiraMiranda, Patrícia FerreiraLoye, Nathalie2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/289510.1590/S0104-403620210002902895Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar.; 232-2531809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2895/1567https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2895/1568https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2895/1569América2015PISADireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T12:52:10Zoai:ojs.localhost:article/2895Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2022-04-29T12:52:10Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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