Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97391
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_db8665a8c50c1355501954cc240ea747
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de EscolaridadePedagogical Internship Report developed at the Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra, with the 11th H class, in the 2010/2021 school year - Students’ Motivations in Basic and High School Education for Physical Education before and after lock down due to the Covid-19 pandemic: Comparative Study between Gender and GradeEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoIntervenção pedagógicaDimensões de ensinoPedagogical InternshipPhysical EducationReflectionPedagogical interventionTeaching dimensionsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório, reflete o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, retratando o resultado de uma análise e reflexão critica de todo este processo e a conclusão do Mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, com a turma do 11ºH, no decorrer do ano letivo 2020/2021. Representando o Estágio Pedagógico um momento de grandes aprendizagens e vivências, adquirindo experiências que marcarão o nosso percurso académico e futuro profissional, o Relatório demonstra toda a nossa ação didático-pedagógica experienciada desde o planeamento, passando pela realização e terminando na análise e avaliação das nossas ações, adotando um papel reflexivo e procurando sempre evoluir nas tomadas de decisão, na eficiência das estratégias utilizadas, nos valores transmitidos, de modo a melhorar a qualidade de ensino possível e consequente crescimento e sucesso dos alunos.Neste sentido, ao longo deste documento são projetados três capítulos. O primeiro, alusivo à caracterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido por quatro áreas de atuação - as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético-profissional. Por último, no que respeita à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, um estudo sobre as motivações dos estudantes do ensino básico e secundário para a educação física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: estudo comparativo entre o género e o ano de escolaridade.This report reflects the work developed throughout the Pedagogical Internship with the 7C class in school year 2019/2020 at Infanta Dona Maria Secondary School in Coimbra. It portrays the result of a critical reflection and analysis of this whole process and the conclusion of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.Understanding the Teacher Training as a prime moment of learning and experiences, allowing the acquisition of practical knowledge which will leave its mark on our academic career and professional future, this report exhibits all of the didactic and pedagogical action experienced. Beginning with the planning, on to practice and ending with the analysis and evaluation of our actions, adopting a reflective position and always seeking to evolve within the decision making, in the efficiency strategies used, in the conveyed values, in order to offer the best quality of teaching possible and consequently improve the success and development of students.In this sense, throughout this document three chapters are projected. The first chapter alludes to the characterization of the context of pedagogical practice, the second chapter divided into four areas of action, teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. Finally, with respect to research carried out throughout the school year, a study about Students’ Motivations in Basic and High School Education for Physical Education before and after lock down due to the Covid-19 pandemic: Comparative Study between Gender and Grade.2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97391http://hdl.handle.net/10316/97391TID:202891798porMarques, Rafael dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:47:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.017868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
Pedagogical Internship Report developed at the Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra, with the 11th H class, in the 2010/2021 school year - Students’ Motivations in Basic and High School Education for Physical Education before and after lock down due to the Covid-19 pandemic: Comparative Study between Gender and Grade
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
Marques, Rafael dos Santos
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Dimensões de ensino
Pedagogical Internship
Physical Education
Reflection
Pedagogical intervention
Teaching dimensions
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, junto da turma 11º H, no ano letivo 2010/2021 - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física antes e depois do confinamento provocado pela pandemia Covid-19: Estudo Comparativo entre o Género e o Ano de Escolaridade
author Marques, Rafael dos Santos
author_facet Marques, Rafael dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Rafael dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Dimensões de ensino
Pedagogical Internship
Physical Education
Reflection
Pedagogical intervention
Teaching dimensions
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Intervenção pedagógica
Dimensões de ensino
Pedagogical Internship
Physical Education
Reflection
Pedagogical intervention
Teaching dimensions
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97391
http://hdl.handle.net/10316/97391
TID:202891798
url http://hdl.handle.net/10316/97391
identifier_str_mv TID:202891798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553364687257600