Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Afonso Nuno de Almeida Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97390
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_d816c1c176d9aeb204599b28dda7908f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021Teacher Training Report developed in Vilarinho do Bairro's Basic School along with 8th A class in the 2020/2021 school yearEstágio PedagógicoEducação FísicaPrática PedagógicaReflexãoInclusãoTeacher TrainingPhysical EducationPedagogical PraticeReflectionInclusionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório representa uma reflexão em torno do nosso desenvolvimento ao longo do Estágio Pedagógico. Este momento consiste no culminar entre 5 anos de estudo académico transportado para a prática real do Ensino da Educação Física. Este relatório coincide também com a fase de conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra. O trabalho foi desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Anadia, junto das turmas do 8ºA e do 9ºA anos de escolaridade durante o ano letivo 2020/2021. Ao longo de todo o relatório apresentámos uma parte expositiva acerca do trabalho realizado nas mais diversas áreas e momentos desde: as decisões, as estratégias, os sucessos e fracassos, as inovações, os documentos concebidos entre tantos outros aspetos fundamentais da vida docente e outra parte que consiste em refletir sobre os aspetos mais importas que foram expostos. Desta maneira este trabalho demonstra a nossa ação didático-pedagógica que vivenciámos desde a conceção, o planeamento, realização até ao momento final de balanço e avaliação de todo o nosso trabalho. Ao longo da leitura do mesmo poderemos observar quais os valores que pretendemos transmitir e o que consideramos mais importante como futuros agentes de Ensino. O documento encontra-se subdividido em três grandes capítulos que representam contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caracterização do contexto da prática pedagógica, onde realizamos uma contextualização do meio envolvente e as condições a que fomos sujeitos durante a realização do Estágio. O segundo capítulo consiste numa Análise Reflexiva da Prática Pedagógica fazendo uma análise de quatro áreas – atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. O terceiro capítulo é relativo ao aprofundamento do nosso tema-problema que consistiu no estudo do impacto de uma semana paralímpica nas atitudes dos alunos face à inclusão de colegas com deficiência.The present work represents a reflection around our development during our Teacher Training. This moment consists in the culmination of 5 years of academic study transported to the real practice of Physical Education teaching. This report also coincides with the conclusion of Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports’ Science and Physical Education at the University of Coimbra. This work was developed at Vilarinho do Bairro Basic School, that belongs to Anadia Grouping of Schools, with the 8th and 9th years of schooling during 2020/2021 academic year. Throughout the report, we presented a exposive part about the work carried out in the most diverse areas and moments, since: decisions, strategies, sucesses and failures, innovations, documents made, among many other fundamental aspects of teaching life as well as the reflection about the most important aspects that were exposed. In this way, this work shows our didatic-pedagogical action that we experienced from the conception, planning, realization until the final moment of balance and evaluation of all our work. Throughout the reading, we will be able to observe which values we intend to transmit and what we consider the most important as future teaching agents. The document is divided into three major chapters that represent different contexts. The first chapter consists in the characterization of the context of pedagogical practice, where we carried out a contextualization of the environment and the conditions to which we were subjected during the realization of the Internship. The second chapter consists of a Reflective Analysis of Pedagogical Practice making an analysis of four areas - teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships and ethical-professional attitude. The third chapter is related to the deepening of our problem theme, which consisted of studying the impact of a Paralympic week on students' attitudes towards the inclusion of colleagues with disabilities.2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97390http://hdl.handle.net/10316/97390TID:202809188porPereira, Afonso Nuno de Almeida Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:46:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:26.970712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
Teacher Training Report developed in Vilarinho do Bairro's Basic School along with 8th A class in the 2020/2021 school year
title Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
Pereira, Afonso Nuno de Almeida Alves
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Reflexão
Inclusão
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Pratice
Reflection
Inclusion
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2020/2021
author Pereira, Afonso Nuno de Almeida Alves
author_facet Pereira, Afonso Nuno de Almeida Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Afonso Nuno de Almeida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Reflexão
Inclusão
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Pratice
Reflection
Inclusion
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Reflexão
Inclusão
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Pratice
Reflection
Inclusion
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97390
http://hdl.handle.net/10316/97390
TID:202809188
url http://hdl.handle.net/10316/97390
identifier_str_mv TID:202809188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051478536192