A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valério, Nuno
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28000
Resumo: Convém analisar os resultados das guerras em que Portugal se envolveu com base na classificação dessas guerras segundo o critério das sociedades envolvidas. No que respeita às guerras civis, o governo previamente estabelecido ganhou na esmagadora maioria dos casos. Em onze guerras civis, apenas por duas vezes isso não aconteceu aquando da deposição do rei D. Sancho II pelo seu irmão D. Afonso III .com apoio papal, o que conferia particular legitimidade ao governo alternativo); e aquando da deposição do governo absolutista do rei D. Miguel I pelo governo constitucional do regente Pedro em nome da rainha D. Maria II. No que respeita às guerras para a independência de partes do império colonial, Portugal perdeu sempre. As quatro guerras deste tipo — Brasil, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique — terminaram todas com a efectiva independência da colónia revoltada. No que respeita às guerras dentro do mesmo sistema-mundo, importa distinguir quatro épocas: a época das guerras com o vizinho ibérico até ao século XVI (a que convirá juntar a Guerra da Restauração); a época das guerras no contexto do Império dos Habsburgos Ocidentais e suas sequências no final do século XVI e no século XVII; a época das guerras no contexto de coligações europeias nos séculos XVIII a XX; e uma época de guerras ligadas à descolonização na segunda metade do século XX. .
id RCAP_db8a7d4553f7e8a49fac37fdbbe0a78c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativaHistória de PortugalGuerrasPolítica colonialIndependênciaDados quantitativosConvém analisar os resultados das guerras em que Portugal se envolveu com base na classificação dessas guerras segundo o critério das sociedades envolvidas. No que respeita às guerras civis, o governo previamente estabelecido ganhou na esmagadora maioria dos casos. Em onze guerras civis, apenas por duas vezes isso não aconteceu aquando da deposição do rei D. Sancho II pelo seu irmão D. Afonso III .com apoio papal, o que conferia particular legitimidade ao governo alternativo); e aquando da deposição do governo absolutista do rei D. Miguel I pelo governo constitucional do regente Pedro em nome da rainha D. Maria II. No que respeita às guerras para a independência de partes do império colonial, Portugal perdeu sempre. As quatro guerras deste tipo — Brasil, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique — terminaram todas com a efectiva independência da colónia revoltada. No que respeita às guerras dentro do mesmo sistema-mundo, importa distinguir quatro épocas: a época das guerras com o vizinho ibérico até ao século XVI (a que convirá juntar a Guerra da Restauração); a época das guerras no contexto do Império dos Habsburgos Ocidentais e suas sequências no final do século XVI e no século XVII; a época das guerras no contexto de coligações europeias nos séculos XVIII a XX; e uma época de guerras ligadas à descolonização na segunda metade do século XX. .IPRIS - Instituto Português de Relações Internacionais e SegurançaRepositório da Universidade de LisboaValério, Nuno2023-07-14T10:12:22Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28000porValério, Nuno .(2000). “A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa”. Politica Internacional : Primavera-Verão, Vol. 3, No. 21 (Separata): pp. 149-162.0873-6650info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-16T01:30:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:50.314486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
title A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
spellingShingle A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
Valério, Nuno
História de Portugal
Guerras
Política colonial
Independência
Dados quantitativos
title_short A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
title_full A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
title_fullStr A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
title_full_unstemmed A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
title_sort A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa
author Valério, Nuno
author_facet Valério, Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valério, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv História de Portugal
Guerras
Política colonial
Independência
Dados quantitativos
topic História de Portugal
Guerras
Política colonial
Independência
Dados quantitativos
description Convém analisar os resultados das guerras em que Portugal se envolveu com base na classificação dessas guerras segundo o critério das sociedades envolvidas. No que respeita às guerras civis, o governo previamente estabelecido ganhou na esmagadora maioria dos casos. Em onze guerras civis, apenas por duas vezes isso não aconteceu aquando da deposição do rei D. Sancho II pelo seu irmão D. Afonso III .com apoio papal, o que conferia particular legitimidade ao governo alternativo); e aquando da deposição do governo absolutista do rei D. Miguel I pelo governo constitucional do regente Pedro em nome da rainha D. Maria II. No que respeita às guerras para a independência de partes do império colonial, Portugal perdeu sempre. As quatro guerras deste tipo — Brasil, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique — terminaram todas com a efectiva independência da colónia revoltada. No que respeita às guerras dentro do mesmo sistema-mundo, importa distinguir quatro épocas: a época das guerras com o vizinho ibérico até ao século XVI (a que convirá juntar a Guerra da Restauração); a época das guerras no contexto do Império dos Habsburgos Ocidentais e suas sequências no final do século XVI e no século XVII; a época das guerras no contexto de coligações europeias nos séculos XVIII a XX; e uma época de guerras ligadas à descolonização na segunda metade do século XX. .
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
2023-07-14T10:12:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28000
url http://hdl.handle.net/10400.5/28000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valério, Nuno .(2000). “A guerra na história de Portugal : uma avaliação quantitativa”. Politica Internacional : Primavera-Verão, Vol. 3, No. 21 (Separata): pp. 149-162.
0873-6650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPRIS - Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança
publisher.none.fl_str_mv IPRIS - Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132074543677440