Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana V.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Isabel P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17266
Resumo: O presente artigo visa apresentar uma proposta de laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se: (i) fundamentar a relevância de infraestruturas, equipamentos e recursos de suporte ao ensino das ciências e apresentar princípios orientadores apontados pela literatura para o desenvolvimento de laboratórios escolares e (ii) descrever o processo de conceção, implementação e avaliação inerente ao desenvolvimento de um laboratório de ciências numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo por base o marco teórico de suporte ao desenvolvimento do mesmo. O laboratório é utilizado semanalmente por todas as turmas da escola e os resultados da investigação apontam no sentido de que a sua existência é uma condição favorável: (i) ao incremento da motivação e implicação do corpo docente na implementação, regular e sistematizada, de atividades práticas de ciências com as crianças; (ii) ao desenvolvimento de competências ao nível das ciências experimentais e na sua motivação para a aprendizagem das ciências. Considera-se, portanto, que a proposta de laboratório desenvolvida poderá servir como base de trabalho para outras instituições escolares do 1.º CEB, com as devidas adaptações às realidades particulares e projetos específicos dessas instituições.
id RCAP_db8ea4a25ffedcb4246bf52d3291231a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade1.º CEBEducação em ciênciasLaboratório de ciênciasO presente artigo visa apresentar uma proposta de laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se: (i) fundamentar a relevância de infraestruturas, equipamentos e recursos de suporte ao ensino das ciências e apresentar princípios orientadores apontados pela literatura para o desenvolvimento de laboratórios escolares e (ii) descrever o processo de conceção, implementação e avaliação inerente ao desenvolvimento de um laboratório de ciências numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo por base o marco teórico de suporte ao desenvolvimento do mesmo. O laboratório é utilizado semanalmente por todas as turmas da escola e os resultados da investigação apontam no sentido de que a sua existência é uma condição favorável: (i) ao incremento da motivação e implicação do corpo docente na implementação, regular e sistematizada, de atividades práticas de ciências com as crianças; (ii) ao desenvolvimento de competências ao nível das ciências experimentais e na sua motivação para a aprendizagem das ciências. Considera-se, portanto, que a proposta de laboratório desenvolvida poderá servir como base de trabalho para outras instituições escolares do 1.º CEB, com as devidas adaptações às realidades particulares e projetos específicos dessas instituições.This article aims to present a proposal for a primary school science lab. In this sense, we intend to: (i) justify the importance of infrastructures, equipment and resources to support primary school science teaching and to present guiding principles that can be found in the literature about the development of school labs; (ii) describe the process of design, implementation and evaluation of a primary school science lab, grounded on the corresponding theoretical framework. The lab is weekly used by all school classes and the gathered data indicate that the existence of a science lab is a favourable condition to: (i) enhance motivation and involvement of the school teachers in the regular and systematic implementation of practical science activities for the children; (ii) develop skills in what concerns experimental sciences and children’s motivation for learning science. Therefore, it is considered that the developed lab proposal may be a model for other primary schools, with the necessary adaptations to the particular situations and specific projects of such institutions.ESES2017-04-21T15:50:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17266por1646-2335Rodrigues, Ana V.Martins, Isabel P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:44Zoai:ria.ua.pt:10773/17266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:19.615943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
title Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
spellingShingle Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
Rodrigues, Ana V.
1.º CEB
Educação em ciências
Laboratório de ciências
title_short Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
title_full Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
title_fullStr Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
title_sort Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade
author Rodrigues, Ana V.
author_facet Rodrigues, Ana V.
Martins, Isabel P.
author_role author
author2 Martins, Isabel P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana V.
Martins, Isabel P.
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º CEB
Educação em ciências
Laboratório de ciências
topic 1.º CEB
Educação em ciências
Laboratório de ciências
description O presente artigo visa apresentar uma proposta de laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se: (i) fundamentar a relevância de infraestruturas, equipamentos e recursos de suporte ao ensino das ciências e apresentar princípios orientadores apontados pela literatura para o desenvolvimento de laboratórios escolares e (ii) descrever o processo de conceção, implementação e avaliação inerente ao desenvolvimento de um laboratório de ciências numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo por base o marco teórico de suporte ao desenvolvimento do mesmo. O laboratório é utilizado semanalmente por todas as turmas da escola e os resultados da investigação apontam no sentido de que a sua existência é uma condição favorável: (i) ao incremento da motivação e implicação do corpo docente na implementação, regular e sistematizada, de atividades práticas de ciências com as crianças; (ii) ao desenvolvimento de competências ao nível das ciências experimentais e na sua motivação para a aprendizagem das ciências. Considera-se, portanto, que a proposta de laboratório desenvolvida poderá servir como base de trabalho para outras instituições escolares do 1.º CEB, com as devidas adaptações às realidades particulares e projetos específicos dessas instituições.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-04-21T15:50:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17266
url http://hdl.handle.net/10773/17266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESES
publisher.none.fl_str_mv ESES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573626445824