Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kamila de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49396
Resumo: O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos. Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo.
id RCAP_db90572ca9fd5371fc33b5aed0db6777
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º anoPerímetroÁreaVolumeAprendizagem no ExteriorO presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos. Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo.Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956-Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Repositório ComumOliveira, Kamila de2024-01-26T11:54:45Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49396TID:203483480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T02:15:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:21.409266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
title Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
spellingShingle Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
Oliveira, Kamila de
Perímetro
Área
Volume
Aprendizagem no Exterior
title_short Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
title_full Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
title_fullStr Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
title_full_unstemmed Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
title_sort Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
author Oliveira, Kamila de
author_facet Oliveira, Kamila de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956-
Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kamila de
dc.subject.por.fl_str_mv Perímetro
Área
Volume
Aprendizagem no Exterior
topic Perímetro
Área
Volume
Aprendizagem no Exterior
description O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos. Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-26T11:54:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49396
TID:203483480
url http://hdl.handle.net/10400.26/49396
identifier_str_mv TID:203483480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137076979957760