Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49396 |
Resumo: | O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos. Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo. |
id |
RCAP_db90572ca9fd5371fc33b5aed0db6777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º anoPerímetroÁreaVolumeAprendizagem no ExteriorO presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos. Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo.Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956-Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Repositório ComumOliveira, Kamila de2024-01-26T11:54:45Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49396TID:203483480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T02:15:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:21.409266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano |
title |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano |
spellingShingle |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano Oliveira, Kamila de Perímetro Área Volume Aprendizagem no Exterior |
title_short |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano |
title_full |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano |
title_fullStr |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano |
title_full_unstemmed |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano |
title_sort |
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano |
author |
Oliveira, Kamila de |
author_facet |
Oliveira, Kamila de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956- Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kamila de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perímetro Área Volume Aprendizagem no Exterior |
topic |
Perímetro Área Volume Aprendizagem no Exterior |
description |
O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos. Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-26T11:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49396 TID:203483480 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49396 |
identifier_str_mv |
TID:203483480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076979957760 |