Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, António José Pinto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1308
Resumo: Frequentemente as hipóteses da teoria baseada nos recursos (RBV) são testadas utilizando uma abordagem centrada na heterogeneidade dos recursos, permitindo apenas identificar que recursos ou capacidades específicas devem ser exploradas para alcançar a vantagem competitiva. Neste artigo, utilizamos uma abordagem conceptual procurando testar se as combinações de recursos e capacidades com valor, raridade e inimitabilidade, mais do que a sua especificidade, determinam maior vantagem competitiva e performance. Os resultados obtidos de 368 questionários validados por gestores de empresas de vários setores económicos portugueses corroboram as hipóteses de que, o aumento do valor, da raridade e da inimitabilidade das combinações testadas eleva a vantagem competitiva da empresa e, que a performance é alcançada por esta via. As conclusões são de interesse para o desenvolvimento da investigação no campo da gestão estratégica e, para os gestores possibilitando-lhes a tomada de decisões estratégicas com base no valor, raridade e inimitabilidade das combinações de recursos com capacidades da sua empresa.
id RCAP_db9570a22a3004d9fed7d860c1ee025c
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursosAnalysis of foundations of resource-based theoryValorVantagem competitivaPerformanceRaridadeInimitabilidadeFrequentemente as hipóteses da teoria baseada nos recursos (RBV) são testadas utilizando uma abordagem centrada na heterogeneidade dos recursos, permitindo apenas identificar que recursos ou capacidades específicas devem ser exploradas para alcançar a vantagem competitiva. Neste artigo, utilizamos uma abordagem conceptual procurando testar se as combinações de recursos e capacidades com valor, raridade e inimitabilidade, mais do que a sua especificidade, determinam maior vantagem competitiva e performance. Os resultados obtidos de 368 questionários validados por gestores de empresas de vários setores económicos portugueses corroboram as hipóteses de que, o aumento do valor, da raridade e da inimitabilidade das combinações testadas eleva a vantagem competitiva da empresa e, que a performance é alcançada por esta via. As conclusões são de interesse para o desenvolvimento da investigação no campo da gestão estratégica e, para os gestores possibilitando-lhes a tomada de decisões estratégicas com base no valor, raridade e inimitabilidade das combinações de recursos com capacidades da sua empresa.IC-OnlinePedrosa, António José PintoCarvalho, Fernando2015-02-05T16:15:23Z20142015-02-05T14:59:27Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1308porPedrosa, António José Pinto. Análise dos Fundamentos da Teoria Baseada nos Recursos, Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13, 2, 10-24, 2014.2176-0756info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:59.447397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
Analysis of foundations of resource-based theory
title Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
spellingShingle Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
Pedrosa, António José Pinto
Valor
Vantagem competitiva
Performance
Raridade
Inimitabilidade
title_short Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
title_full Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
title_fullStr Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
title_full_unstemmed Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
title_sort Análise dos fundamentos da teoria baseada nos recursos
author Pedrosa, António José Pinto
author_facet Pedrosa, António José Pinto
Carvalho, Fernando
author_role author
author2 Carvalho, Fernando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, António José Pinto
Carvalho, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Valor
Vantagem competitiva
Performance
Raridade
Inimitabilidade
topic Valor
Vantagem competitiva
Performance
Raridade
Inimitabilidade
description Frequentemente as hipóteses da teoria baseada nos recursos (RBV) são testadas utilizando uma abordagem centrada na heterogeneidade dos recursos, permitindo apenas identificar que recursos ou capacidades específicas devem ser exploradas para alcançar a vantagem competitiva. Neste artigo, utilizamos uma abordagem conceptual procurando testar se as combinações de recursos e capacidades com valor, raridade e inimitabilidade, mais do que a sua especificidade, determinam maior vantagem competitiva e performance. Os resultados obtidos de 368 questionários validados por gestores de empresas de vários setores económicos portugueses corroboram as hipóteses de que, o aumento do valor, da raridade e da inimitabilidade das combinações testadas eleva a vantagem competitiva da empresa e, que a performance é alcançada por esta via. As conclusões são de interesse para o desenvolvimento da investigação no campo da gestão estratégica e, para os gestores possibilitando-lhes a tomada de decisões estratégicas com base no valor, raridade e inimitabilidade das combinações de recursos com capacidades da sua empresa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-05T16:15:23Z
2015-02-05T14:59:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1308
url http://hdl.handle.net/10400.8/1308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedrosa, António José Pinto. Análise dos Fundamentos da Teoria Baseada nos Recursos, Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13, 2, 10-24, 2014.
2176-0756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136956090679296