O impacto da cultura visualista na produção radiofónica: O foco das publicações das rádios Portuguesas nas redes sociais online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Manuel José Henriques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23761
Resumo: A sociedade segue um percurso normal para comunicar através de imagens, concretizando uma produção cultural assente no sentido visual. Mas essa comunicação tende a votar o elemento imagético enquanto principal forma de relação. O resultado é o sucesso das redes sociais online, que não só permitem um espaço de expressão individual, como elegem a imagem como formato ideal de interação. Os restantes meios de comunicação têm de se adaptar a esta maior necessidade visualista. Mas, como pode a rádio, um engenho sonoro por excelência, responder a estes requisitos e como é que se pode integrar nas plataformas digitais sem colocar em causa o papel do som enquanto unidade central da produção radiofónica? Esta dissertação tem o principal objetivo de contribuir para a explicação desta adaptação. Para tal procedeu-se a uma análise das obras académicas que estudam os atuais modos de produção cultural e a forma como conduzem à relevância das redes sociais online. Posteriormente foram analisadas publicações de 10 rádios nacionais em duas plataformas diferentes ao longo de dois arcos temporais. O cruzamento destas análises indica uma dominância da imagem na comunicação das rádios nas redes sociais online. As próprias plataformas têm limitações à publicação de som, o que pode explicar este fenómeno. As rádios optam por apostar mais na promoção dos próprios perfis online do que da emissão e produção radiofónica. A rádio acabar por responder ao formato de eleição das redes sociais online, e recorre em grande escala à imagem para se relacionar com o público nessas plataformas.
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