Contributo da educação artística para as aprendizagens da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Alexandra Oliveira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35649
Resumo: O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de entender o contributo da área de expressões para o desenvolvimento das crianças. De acordo com estudos recentes Santos (1997), Robinson (2006), Marques (2012) e Bezelga (2018), o consignado nas OCEPE (2016) e nas Matrizes Curriculares do 1º Ciclo do Ensino Básico (2013), a educação artística contribui para o desenvolvimento e construção da identidade pessoal, social e cultural da criança. Ao estimular diversas formas de expressão e comunicação, estas podem promover a autonomia, a criatividade e as competências cognitivas, psicomotoras e de caráter social, estético e ético. Através da minha intervenção prática, pretendi promover experiências de qualidade diversificadas no âmbito das várias expressões artísticas, que permitiram compreender a influência que a expressão artística tem nas aprendizagens das crianças. Dessa forma pude analisar e refletir sobre a sua relação e articulação com experiências de aprendizagem nos restantes domínios de conhecimento, nomeadamente no que se refere à articulação curricular, no caso do 1.º ciclo. A metodologia, sustentada na Investigação-Ação, recorre a diversos instrumentos de registo e de reflexão como as reflexões realizadas semanalmente, as notas de campo e as planificações da minha ação pedagógica, complementada pela recolha de dados junto das crianças, professor/a/educador/a e das famílias, através da escuta das crianças, da implementação baseada em Photo-Voice e realização de entrevistas. Foi ainda aplicada a escala Early Childhood Environment Rating Scale (ECERS), de avaliação do ambiente educativo; - Contribution of the Artistic Expressions to the Child Development Abstract: This Supervised Teaching Practice Report was carried out within the scope of the Masters in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, with the objective to understand the contribution of the area of expressions to the children development. According to recent studies Santos (1997), Robinson (2006), Marques (2012) e Bezelga (2018); and the one contained in the OCEPE (2016) and in the Curricular Matrices of the 1st Cycle of Basic Education (2013), the artistic education contributes to the development and construction of the child's personal, social, and cultural identity. By stimulating different forms of expression and communication, they can promote autonomy, creativity and cognitive, psychomotor and social, aesthetic and ethical skills. Through my practical intervention, I intended to promote diversified quality experiences within the scope of the various artistic expressions, which allowed us to understand the influence that artistic expression has on children's learning. In this way, I was able to analyze and reflect about their relationship and articulation with learning experiences in the remaining fields of knowledge, mainly regarding to curricular articulation, in the case of the 1st cycle. The methodology, based on Action-Research, uses various recording and reflection instruments as carried out weekly, such as my field notes and pedagogical education plans, complemented by data collection from the children, teacher/educator and families, by listening to the children, implementing it in Photo-Voice and conducting interviews. The Early Childhood Environment Rating Scale (Ecers) was also applied in order to assess the educational environment.
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