Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14797 |
Resumo: | O presente trabalho de projeto consistiu na elaboração de um plano de marketing estratégico de uma empresa real, proprietária de farmácias no concelho de Sabugal, distrito da Guarda, região da Beira Interior, onde é proprietária de duas farmácias e de uma loja de produtos de saúde. Pretendeu-se com este trabalho recriar um modelo de plano de marketing que, respeitando a especificidade da empresa e do setor de atividade em a mesma opera, e com base na análise do meio envolvente e da empresa, permitisse também a formulação das estratégias a implementar no ano 2012. As opções apresentadas poderão contribuir, quer em termos de metodologia, quer em termos de estrutura do plano, para simplificar o processo de análise e planeamento de marketing no setor das farmácias, adequando-os à especificidade dessa atividade, possibilitando a aplicação generalizada ao caso das empresas proprietárias de farmácias; ABSTRACT: This academic project involved the development of a strategic marketing plan for a real company, owner of pharmacies in Sabugal, district of Guarda, region of Beira Interior, where it owns two pharmacies and a store of health products. The aim of this work was to recreate a model of marketing plan that respects the specificity of the company and sector of activity in which it operates, analyzing the environment and the company, and on that basis, formulate the strategies to implement in 2012. The options presented can contribute, both in terms of methodology, both in terms of structure of the plan, to simplify the process of marketing analysis and planning in this sector, adapting it to the specificity of this activity, enabling the widespread application to the case of pharmacies. |
id |
RCAP_db9d489540ff2f6a89d0800da1ffe51f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKISPlaneamento de marketingDistribuição farmacêuticaFarmáciasMarketing planningPharmaceutical retailingPharmaciesO presente trabalho de projeto consistiu na elaboração de um plano de marketing estratégico de uma empresa real, proprietária de farmácias no concelho de Sabugal, distrito da Guarda, região da Beira Interior, onde é proprietária de duas farmácias e de uma loja de produtos de saúde. Pretendeu-se com este trabalho recriar um modelo de plano de marketing que, respeitando a especificidade da empresa e do setor de atividade em a mesma opera, e com base na análise do meio envolvente e da empresa, permitisse também a formulação das estratégias a implementar no ano 2012. As opções apresentadas poderão contribuir, quer em termos de metodologia, quer em termos de estrutura do plano, para simplificar o processo de análise e planeamento de marketing no setor das farmácias, adequando-os à especificidade dessa atividade, possibilitando a aplicação generalizada ao caso das empresas proprietárias de farmácias; ABSTRACT: This academic project involved the development of a strategic marketing plan for a real company, owner of pharmacies in Sabugal, district of Guarda, region of Beira Interior, where it owns two pharmacies and a store of health products. The aim of this work was to recreate a model of marketing plan that respects the specificity of the company and sector of activity in which it operates, analyzing the environment and the company, and on that basis, formulate the strategies to implement in 2012. The options presented can contribute, both in terms of methodology, both in terms of structure of the plan, to simplify the process of marketing analysis and planning in this sector, adapting it to the specificity of this activity, enabling the widespread application to the case of pharmacies.Universidade de Évora2015-06-23T16:20:43Z2015-06-232012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14797http://hdl.handle.net/10174/14797porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt662Paixão, Luís Manuel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:58.616913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS |
title |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS |
spellingShingle |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS Paixão, Luís Manuel Lopes Planeamento de marketing Distribuição farmacêutica Farmácias Marketing planning Pharmaceutical retailing Pharmacies |
title_short |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS |
title_full |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS |
title_fullStr |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS |
title_full_unstemmed |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS |
title_sort |
Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS |
author |
Paixão, Luís Manuel Lopes |
author_facet |
Paixão, Luís Manuel Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Luís Manuel Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planeamento de marketing Distribuição farmacêutica Farmácias Marketing planning Pharmaceutical retailing Pharmacies |
topic |
Planeamento de marketing Distribuição farmacêutica Farmácias Marketing planning Pharmaceutical retailing Pharmacies |
description |
O presente trabalho de projeto consistiu na elaboração de um plano de marketing estratégico de uma empresa real, proprietária de farmácias no concelho de Sabugal, distrito da Guarda, região da Beira Interior, onde é proprietária de duas farmácias e de uma loja de produtos de saúde. Pretendeu-se com este trabalho recriar um modelo de plano de marketing que, respeitando a especificidade da empresa e do setor de atividade em a mesma opera, e com base na análise do meio envolvente e da empresa, permitisse também a formulação das estratégias a implementar no ano 2012. As opções apresentadas poderão contribuir, quer em termos de metodologia, quer em termos de estrutura do plano, para simplificar o processo de análise e planeamento de marketing no setor das farmácias, adequando-os à especificidade dessa atividade, possibilitando a aplicação generalizada ao caso das empresas proprietárias de farmácias; ABSTRACT: This academic project involved the development of a strategic marketing plan for a real company, owner of pharmacies in Sabugal, district of Guarda, region of Beira Interior, where it owns two pharmacies and a store of health products. The aim of this work was to recreate a model of marketing plan that respects the specificity of the company and sector of activity in which it operates, analyzing the environment and the company, and on that basis, formulate the strategies to implement in 2012. The options presented can contribute, both in terms of methodology, both in terms of structure of the plan, to simplify the process of marketing analysis and planning in this sector, adapting it to the specificity of this activity, enabling the widespread application to the case of pharmacies. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-23T16:20:43Z 2015-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14797 http://hdl.handle.net/10174/14797 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão teses@bib.uevora.pt 662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563733463040 |