Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Luís Manuel Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14797
Resumo: O presente trabalho de projeto consistiu na elaboração de um plano de marketing estratégico de uma empresa real, proprietária de farmácias no concelho de Sabugal, distrito da Guarda, região da Beira Interior, onde é proprietária de duas farmácias e de uma loja de produtos de saúde. Pretendeu-se com este trabalho recriar um modelo de plano de marketing que, respeitando a especificidade da empresa e do setor de atividade em a mesma opera, e com base na análise do meio envolvente e da empresa, permitisse também a formulação das estratégias a implementar no ano 2012. As opções apresentadas poderão contribuir, quer em termos de metodologia, quer em termos de estrutura do plano, para simplificar o processo de análise e planeamento de marketing no setor das farmácias, adequando-os à especificidade dessa atividade, possibilitando a aplicação generalizada ao caso das empresas proprietárias de farmácias; ABSTRACT: This academic project involved the development of a strategic marketing plan for a real company, owner of pharmacies in Sabugal, district of Guarda, region of Beira Interior, where it owns two pharmacies and a store of health products. The aim of this work was to recreate a model of marketing plan that respects the specificity of the company and sector of activity in which it operates, analyzing the environment and the company, and on that basis, formulate the strategies to implement in 2012. The options presented can contribute, both in terms of methodology, both in terms of structure of the plan, to simplify the process of marketing analysis and planning in this sector, adapting it to the specificity of this activity, enabling the widespread application to the case of pharmacies.
id RCAP_db9d489540ff2f6a89d0800da1ffe51f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKISPlaneamento de marketingDistribuição farmacêuticaFarmáciasMarketing planningPharmaceutical retailingPharmaciesO presente trabalho de projeto consistiu na elaboração de um plano de marketing estratégico de uma empresa real, proprietária de farmácias no concelho de Sabugal, distrito da Guarda, região da Beira Interior, onde é proprietária de duas farmácias e de uma loja de produtos de saúde. Pretendeu-se com este trabalho recriar um modelo de plano de marketing que, respeitando a especificidade da empresa e do setor de atividade em a mesma opera, e com base na análise do meio envolvente e da empresa, permitisse também a formulação das estratégias a implementar no ano 2012. As opções apresentadas poderão contribuir, quer em termos de metodologia, quer em termos de estrutura do plano, para simplificar o processo de análise e planeamento de marketing no setor das farmácias, adequando-os à especificidade dessa atividade, possibilitando a aplicação generalizada ao caso das empresas proprietárias de farmácias; ABSTRACT: This academic project involved the development of a strategic marketing plan for a real company, owner of pharmacies in Sabugal, district of Guarda, region of Beira Interior, where it owns two pharmacies and a store of health products. The aim of this work was to recreate a model of marketing plan that respects the specificity of the company and sector of activity in which it operates, analyzing the environment and the company, and on that basis, formulate the strategies to implement in 2012. The options presented can contribute, both in terms of methodology, both in terms of structure of the plan, to simplify the process of marketing analysis and planning in this sector, adapting it to the specificity of this activity, enabling the widespread application to the case of pharmacies.Universidade de Évora2015-06-23T16:20:43Z2015-06-232012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14797http://hdl.handle.net/10174/14797porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt662Paixão, Luís Manuel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:58.616913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
title Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
spellingShingle Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
Paixão, Luís Manuel Lopes
Planeamento de marketing
Distribuição farmacêutica
Farmácias
Marketing planning
Pharmaceutical retailing
Pharmacies
title_short Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
title_full Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
title_fullStr Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
title_full_unstemmed Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
title_sort Planeamento de marketing na distribuição farmacêutica - O caso PHARMAKIS
author Paixão, Luís Manuel Lopes
author_facet Paixão, Luís Manuel Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Luís Manuel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento de marketing
Distribuição farmacêutica
Farmácias
Marketing planning
Pharmaceutical retailing
Pharmacies
topic Planeamento de marketing
Distribuição farmacêutica
Farmácias
Marketing planning
Pharmaceutical retailing
Pharmacies
description O presente trabalho de projeto consistiu na elaboração de um plano de marketing estratégico de uma empresa real, proprietária de farmácias no concelho de Sabugal, distrito da Guarda, região da Beira Interior, onde é proprietária de duas farmácias e de uma loja de produtos de saúde. Pretendeu-se com este trabalho recriar um modelo de plano de marketing que, respeitando a especificidade da empresa e do setor de atividade em a mesma opera, e com base na análise do meio envolvente e da empresa, permitisse também a formulação das estratégias a implementar no ano 2012. As opções apresentadas poderão contribuir, quer em termos de metodologia, quer em termos de estrutura do plano, para simplificar o processo de análise e planeamento de marketing no setor das farmácias, adequando-os à especificidade dessa atividade, possibilitando a aplicação generalizada ao caso das empresas proprietárias de farmácias; ABSTRACT: This academic project involved the development of a strategic marketing plan for a real company, owner of pharmacies in Sabugal, district of Guarda, region of Beira Interior, where it owns two pharmacies and a store of health products. The aim of this work was to recreate a model of marketing plan that respects the specificity of the company and sector of activity in which it operates, analyzing the environment and the company, and on that basis, formulate the strategies to implement in 2012. The options presented can contribute, both in terms of methodology, both in terms of structure of the plan, to simplify the process of marketing analysis and planning in this sector, adapting it to the specificity of this activity, enabling the widespread application to the case of pharmacies.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-23T16:20:43Z
2015-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14797
http://hdl.handle.net/10174/14797
url http://hdl.handle.net/10174/14797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
teses@bib.uevora.pt
662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563733463040