Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques dos Santos, Paula
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bonito, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/824
Resumo: Apesar das diversas políticas de cooperação e parcerias europeias (comunitárias e extra-comunitárias), a falta de empregabilidade constitui um dos principais desafios aos quais é urgente responder eficientemente. Para isso, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental, quer na oferta de formações de qualidade e adequadas às necessidades do mercado e envolvente onde se inserem, quer na preparação de profissionais que consigam responder às necessidades reais das organizações, empresas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais. O nosso artigo pretende apresentar uma abordagem acerca de metodologias de ensino e de interacção das instituições de ensino com a sua envolvente socioeconómica, que promovam as suas formações e a empregabilidade dos alunos, aliando o saber-saber ao saber-ser/estar e ao saber-fazer, em termos de eficiência, eficácia e qualidade. Assim, pretendemos apresentar o nosso projecto de escola onde se favorece o contacto directo durante a formação com o mercado de trabalho, através do ensino colaborativo e voluntariado.
id RCAP_dba7bf85bc299c1679522a793f41b132
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariadoEnsino ColaborativoVoluntariadoInovaçãoEnsino SuperiorProjecto de EscolaEmpregabilidadeApesar das diversas políticas de cooperação e parcerias europeias (comunitárias e extra-comunitárias), a falta de empregabilidade constitui um dos principais desafios aos quais é urgente responder eficientemente. Para isso, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental, quer na oferta de formações de qualidade e adequadas às necessidades do mercado e envolvente onde se inserem, quer na preparação de profissionais que consigam responder às necessidades reais das organizações, empresas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais. O nosso artigo pretende apresentar uma abordagem acerca de metodologias de ensino e de interacção das instituições de ensino com a sua envolvente socioeconómica, que promovam as suas formações e a empregabilidade dos alunos, aliando o saber-saber ao saber-ser/estar e ao saber-fazer, em termos de eficiência, eficácia e qualidade. Assim, pretendemos apresentar o nosso projecto de escola onde se favorece o contacto directo durante a formação com o mercado de trabalho, através do ensino colaborativo e voluntariado.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques dos Santos, PaulaBonito, Álvaro2011-02-14T10:42:48Z2010-022010-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/824porSantos, P.; Bonito, A. (Fev. 2010) – “Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado”. In Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades – Universidade do Minho [CD-ROM]. ISBN: 978-972-8746-80-3978-972-8746-80-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:28Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:15.738859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
title Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
spellingShingle Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
Marques dos Santos, Paula
Ensino Colaborativo
Voluntariado
Inovação
Ensino Superior
Projecto de Escola
Empregabilidade
title_short Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
title_full Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
title_fullStr Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
title_full_unstemmed Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
title_sort Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado
author Marques dos Santos, Paula
author_facet Marques dos Santos, Paula
Bonito, Álvaro
author_role author
author2 Bonito, Álvaro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques dos Santos, Paula
Bonito, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Colaborativo
Voluntariado
Inovação
Ensino Superior
Projecto de Escola
Empregabilidade
topic Ensino Colaborativo
Voluntariado
Inovação
Ensino Superior
Projecto de Escola
Empregabilidade
description Apesar das diversas políticas de cooperação e parcerias europeias (comunitárias e extra-comunitárias), a falta de empregabilidade constitui um dos principais desafios aos quais é urgente responder eficientemente. Para isso, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental, quer na oferta de formações de qualidade e adequadas às necessidades do mercado e envolvente onde se inserem, quer na preparação de profissionais que consigam responder às necessidades reais das organizações, empresas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais. O nosso artigo pretende apresentar uma abordagem acerca de metodologias de ensino e de interacção das instituições de ensino com a sua envolvente socioeconómica, que promovam as suas formações e a empregabilidade dos alunos, aliando o saber-saber ao saber-ser/estar e ao saber-fazer, em termos de eficiência, eficácia e qualidade. Assim, pretendemos apresentar o nosso projecto de escola onde se favorece o contacto directo durante a formação com o mercado de trabalho, através do ensino colaborativo e voluntariado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02
2010-02-01T00:00:00Z
2011-02-14T10:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/824
url http://hdl.handle.net/10400.19/824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, P.; Bonito, A. (Fev. 2010) – “Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado”. In Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades – Universidade do Minho [CD-ROM]. ISBN: 978-972-8746-80-3
978-972-8746-80-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130864844537856