MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Adriana Yanina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1702
Resumo: As perguntas acerca do por que as pessoas são voluntárias, e o que faz esse ato se manter por tempo indeterminado, são inquietudes fundamentais na investigação motivacional, junto com a compreensão dos processos que subjazem à conduta prosocial. Este artigo examina as motivações de estudantes universitários que participam em projetos de extensão e voluntariado nas Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidad Nacional de Salta e da Universidad Nacional de Tucumán, em Argentina. Os dados foram obtidos a partir da análise dos informes técnicos finais, de entrevistas a voluntários e do relato de experiência dos participantes. Os resultados indicam que os estudantes assinalam uma média de dois motivos para o voluntariado e que prevalecem as motivações conhecimento, desenvolvimento profissional, expressão de valores e realização pessoal. Estas motivações coexistem, também, com outras que são referidas com menor frequência tais como compromisso organizacional e interesse pela atividade.
id UNICESU -1_9e219fec4f928605413ef978f6badcca
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1702
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINOMotivaçãoVoluntariadoExtensão universitáriaEnsino SuperiorArgentinaAs perguntas acerca do por que as pessoas são voluntárias, e o que faz esse ato se manter por tempo indeterminado, são inquietudes fundamentais na investigação motivacional, junto com a compreensão dos processos que subjazem à conduta prosocial. Este artigo examina as motivações de estudantes universitários que participam em projetos de extensão e voluntariado nas Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidad Nacional de Salta e da Universidad Nacional de Tucumán, em Argentina. Os dados foram obtidos a partir da análise dos informes técnicos finais, de entrevistas a voluntários e do relato de experiência dos participantes. Os resultados indicam que os estudantes assinalam uma média de dois motivos para o voluntariado e que prevalecem as motivações conhecimento, desenvolvimento profissional, expressão de valores e realização pessoal. Estas motivações coexistem, também, com outras que são referidas com menor frequência tais como compromisso organizacional e interesse pela atividade.Unicesumar2019-08-16T13:35:02Z2019-08-16T13:35:02Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1702otherOrtiz, Adriana Yaninareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:11:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:11:52.51Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
title MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
spellingShingle MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
Ortiz, Adriana Yanina
Motivação
Voluntariado
Extensão universitária
Ensino Superior
Argentina
title_short MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
title_full MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
title_fullStr MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
title_full_unstemmed MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
title_sort MOTIVAÇÕES PARA O VOLUNTARIADO EM UNIVERSIDADES DO NOROESTE ARGENTINO
author Ortiz, Adriana Yanina
author_facet Ortiz, Adriana Yanina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Adriana Yanina
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Voluntariado
Extensão universitária
Ensino Superior
Argentina
topic Motivação
Voluntariado
Extensão universitária
Ensino Superior
Argentina
dc.description.none.fl_txt_mv As perguntas acerca do por que as pessoas são voluntárias, e o que faz esse ato se manter por tempo indeterminado, são inquietudes fundamentais na investigação motivacional, junto com a compreensão dos processos que subjazem à conduta prosocial. Este artigo examina as motivações de estudantes universitários que participam em projetos de extensão e voluntariado nas Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidad Nacional de Salta e da Universidad Nacional de Tucumán, em Argentina. Os dados foram obtidos a partir da análise dos informes técnicos finais, de entrevistas a voluntários e do relato de experiência dos participantes. Os resultados indicam que os estudantes assinalam uma média de dois motivos para o voluntariado e que prevalecem as motivações conhecimento, desenvolvimento profissional, expressão de valores e realização pessoal. Estas motivações coexistem, também, com outras que são referidas com menor frequência tais como compromisso organizacional e interesse pela atividade.
description As perguntas acerca do por que as pessoas são voluntárias, e o que faz esse ato se manter por tempo indeterminado, são inquietudes fundamentais na investigação motivacional, junto com a compreensão dos processos que subjazem à conduta prosocial. Este artigo examina as motivações de estudantes universitários que participam em projetos de extensão e voluntariado nas Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da Universidad Nacional de Salta e da Universidad Nacional de Tucumán, em Argentina. Os dados foram obtidos a partir da análise dos informes técnicos finais, de entrevistas a voluntários e do relato de experiência dos participantes. Os resultados indicam que os estudantes assinalam uma média de dois motivos para o voluntariado e que prevalecem as motivações conhecimento, desenvolvimento profissional, expressão de valores e realização pessoal. Estas motivações coexistem, também, com outras que são referidas com menor frequência tais como compromisso organizacional e interesse pela atividade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T13:35:02Z
2019-08-16T13:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1702
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1702
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948643606528000