A fantasia enquanto ritual e apelo publicitário: uma proposta de Análise Intertextual
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3444 |
Resumo: | Este artigo aborda a fantasia enquanto uma dimensão de evasão para onde o indivíduo se projecta, através da promessa idílica do consumo feita pela publicidade. A análise de alguns anúncios demonstra de que forma a intertextualidade surge como uma estratégia privilegiada que convoca o leitor ao texto publicitário, remetendo-o para um universo de referências e textos inscritos na sua memória e na sua cultura, estimulando a imaginação e o despertar da fantasia. This article addresses fantasy as a dimension of escape where to the individual projects himself, through the idyllic promise of consumption made by advertising. The analysis of some adverts evidences how intertextuality emerges as a privileged strategy that invites the reader to the advertising text, sending him to a universe of texts and references inscribed in his memory and in his culture, stimulating the imagination and the awakening of fantasy. Este artículo aborda la fantasía como una dimensión de evasión donde se proyecta el individuo, por medio de la promesa idílica del consumo hecha por la publicidad. El análisis de algunos anuncios muestra cómo la intertextualidad surge como una estrategia privilegiada que invita el lector al texto publicitario, remitiéndolo a un universo de referencias y textos inscritos en su memoria y su cultura, estimulando la imaginación y el despertar de la fantasía. |
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A fantasia enquanto ritual e apelo publicitário: uma proposta de Análise IntertextualPublicidadeIntertextualidadeFantasiaAdvertisingFantasyIntertextualilityPublicidadFantasíaIntertextualidadEste artigo aborda a fantasia enquanto uma dimensão de evasão para onde o indivíduo se projecta, através da promessa idílica do consumo feita pela publicidade. A análise de alguns anúncios demonstra de que forma a intertextualidade surge como uma estratégia privilegiada que convoca o leitor ao texto publicitário, remetendo-o para um universo de referências e textos inscritos na sua memória e na sua cultura, estimulando a imaginação e o despertar da fantasia. This article addresses fantasy as a dimension of escape where to the individual projects himself, through the idyllic promise of consumption made by advertising. The analysis of some adverts evidences how intertextuality emerges as a privileged strategy that invites the reader to the advertising text, sending him to a universe of texts and references inscribed in his memory and in his culture, stimulating the imagination and the awakening of fantasy. Este artículo aborda la fantasía como una dimensión de evasión donde se proyecta el individuo, por medio de la promesa idílica del consumo hecha por la publicidad. El análisis de algunos anuncios muestra cómo la intertextualidad surge como una estrategia privilegiada que invita el lector al texto publicitario, remitiéndolo a un universo de referencias y textos inscritos en su memoria y su cultura, estimulando la imaginación y el despertar de la fantasía.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e ArtesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, SusanaTorres, Rui2012-12-13T16:06:50Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3444porSignos do Consumo. São Paulo. ISSN 1984-5057. V.3, N.1 (2011) 6-27.1984-5057info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:48Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:22.164417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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