Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço, Carlos António Godinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18599
Resumo: O presente relatório é fruto da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2014/2015 na Escola Básica 2, 3 com Ensino Secundário Cunha Rivara, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Esta fase prática do mestrado assume-se como momento charneira na formação de futuros professores, porquanto representa o espaço ideal para aferir e testar métodos e técnicas aplicáveis aos processos de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, e partindo do pressuposto de que o aluno deve ser o ator principal ao longo deste processo, este relatório assume uma função descritiva, mas, em simultâneo, outra dimensão, tão ou mais importante, no domínio da reflexão e da interiorização de práticas pedagógico-didáticas e de comportamentos relacionais, assumidos durante este processo. Assim, desenvolve-se em cinco componentes, que se complementam: preparação científica, pedagógica e didática; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ABSTRACT: This report is the result of Supervised Teaching Practice, held in the school year 2014/2015 at the Basic and Secondary School 2, 3 “Cunha Rivara”, within the Master degree: “Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in basic and secondary education”, under the guidance of Professor Ricardo Antonio Mira. This practice of master stage is assumed as a key moment in the training of future teachers, because it is the ideal place and moment to measure and test methods and techniques applicable to teaching / learning processes. Accordingly, and assuming that the student must be the main actor throughout this process, this report takes a descriptive function, but at the same time, another dimension, equally important in the field of reflection and practices internalization, pedagogical-didactic and relational behaviors made during this process. Thus it develops into five components, which complement each other: scientific, pedagogical and didactic preparation; planning and conducting classes and learning evaluation; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development.
id RCAP_dbd37f7d9cf1a0d661bc5c7bef3d321f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha RivaraFormaçãoEnsinoAprendizagemAlunoPráticaReflexãoComprtamentos relacionaisProcessoTrainingTeachingLearningStudentPracticeReflectionRelational behavioursProcessO presente relatório é fruto da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2014/2015 na Escola Básica 2, 3 com Ensino Secundário Cunha Rivara, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Esta fase prática do mestrado assume-se como momento charneira na formação de futuros professores, porquanto representa o espaço ideal para aferir e testar métodos e técnicas aplicáveis aos processos de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, e partindo do pressuposto de que o aluno deve ser o ator principal ao longo deste processo, este relatório assume uma função descritiva, mas, em simultâneo, outra dimensão, tão ou mais importante, no domínio da reflexão e da interiorização de práticas pedagógico-didáticas e de comportamentos relacionais, assumidos durante este processo. Assim, desenvolve-se em cinco componentes, que se complementam: preparação científica, pedagógica e didática; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ABSTRACT: This report is the result of Supervised Teaching Practice, held in the school year 2014/2015 at the Basic and Secondary School 2, 3 “Cunha Rivara”, within the Master degree: “Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in basic and secondary education”, under the guidance of Professor Ricardo Antonio Mira. This practice of master stage is assumed as a key moment in the training of future teachers, because it is the ideal place and moment to measure and test methods and techniques applicable to teaching / learning processes. Accordingly, and assuming that the student must be the main actor throughout this process, this report takes a descriptive function, but at the same time, another dimension, equally important in the field of reflection and practices internalization, pedagogical-didactic and relational behaviors made during this process. Thus it develops into five components, which complement each other: scientific, pedagogical and didactic preparation; planning and conducting classes and learning evaluation; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development.Universidade de Évora2016-07-07T12:46:42Z2016-07-072016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18599http://hdl.handle.net/10174/18599TID:201220334porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocarloscolasso@gmail.com676Colaço, Carlos António Godinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:07:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:29.302406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
title Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
spellingShingle Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
Colaço, Carlos António Godinho
Formação
Ensino
Aprendizagem
Aluno
Prática
Reflexão
Comprtamentos relacionais
Processo
Training
Teaching
Learning
Student
Practice
Reflection
Relational behaviours
Process
title_short Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
title_full Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
title_fullStr Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
title_sort Prática de ensino supervisionada relativo ao ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Básica de 2º e 3º ciclos com Ensino Secundário Cunha Rivara
author Colaço, Carlos António Godinho
author_facet Colaço, Carlos António Godinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colaço, Carlos António Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Ensino
Aprendizagem
Aluno
Prática
Reflexão
Comprtamentos relacionais
Processo
Training
Teaching
Learning
Student
Practice
Reflection
Relational behaviours
Process
topic Formação
Ensino
Aprendizagem
Aluno
Prática
Reflexão
Comprtamentos relacionais
Processo
Training
Teaching
Learning
Student
Practice
Reflection
Relational behaviours
Process
description O presente relatório é fruto da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2014/2015 na Escola Básica 2, 3 com Ensino Secundário Cunha Rivara, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação do Professor Doutor António Ricardo Mira. Esta fase prática do mestrado assume-se como momento charneira na formação de futuros professores, porquanto representa o espaço ideal para aferir e testar métodos e técnicas aplicáveis aos processos de ensino/aprendizagem. Nesse sentido, e partindo do pressuposto de que o aluno deve ser o ator principal ao longo deste processo, este relatório assume uma função descritiva, mas, em simultâneo, outra dimensão, tão ou mais importante, no domínio da reflexão e da interiorização de práticas pedagógico-didáticas e de comportamentos relacionais, assumidos durante este processo. Assim, desenvolve-se em cinco componentes, que se complementam: preparação científica, pedagógica e didática; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ABSTRACT: This report is the result of Supervised Teaching Practice, held in the school year 2014/2015 at the Basic and Secondary School 2, 3 “Cunha Rivara”, within the Master degree: “Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in basic and secondary education”, under the guidance of Professor Ricardo Antonio Mira. This practice of master stage is assumed as a key moment in the training of future teachers, because it is the ideal place and moment to measure and test methods and techniques applicable to teaching / learning processes. Accordingly, and assuming that the student must be the main actor throughout this process, this report takes a descriptive function, but at the same time, another dimension, equally important in the field of reflection and practices internalization, pedagogical-didactic and relational behaviors made during this process. Thus it develops into five components, which complement each other: scientific, pedagogical and didactic preparation; planning and conducting classes and learning evaluation; analysis of the teaching practice; participation in school and professional development.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-07T12:46:42Z
2016-07-07
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18599
http://hdl.handle.net/10174/18599
TID:201220334
url http://hdl.handle.net/10174/18599
identifier_str_mv TID:201220334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
carloscolasso@gmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136586759143424