Concorrência e preços de companhias aéreas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Inês Mariana Madaleno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7699
Resumo: A estratégia de preços das companhias aéreas tem recebido uma considerável atenção de estudiosos, reguladores e associações internacionais. As estratégias de preços refletem estratégias e modelos de negócio das companhias aéreas. Além disso, fornecem informações valiosas para caracterizar a dinâmica dos mercados e os comportamentos competitivos. Em 2015, o Governo Português liberalizou o acesso ao mercado para aeroportos selecionados nas ilhas dos Açores. As companhias Low Cost - Ryanair e EasyJet - entraram imediatamente no mercado. As empresas operadoras mais antigas - SATA e TAP Portugal - também reagiram, reduzindo os preços e mudando a frequência. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo compreender e comparar os padrões e as estratégias de preços estabelecidos por companhias aéreas, LCC e Legacy, a operarem em simultâneo em determinadas rotas de um mercado liberalizado recentemente. Foram registados preços diários desde o início de Dezembro de 2015 para datas e rotas selecionadas. Londres, Porto e Lisboa são os aeroportos de origem, e Ponta Delgada (Açores) é o destino. Os preços foram recolhidos a partir dos websites das companhias aéreas Ryanair, EasyJet, SATA e TAP Portugal. Todas as rotas diretas com, pelo menos, duas companhias aéreas foram monitoradas. Além disso, a concorrência indireta, é também considerada através de um terceiro aeroporto hub. As datas foram escolhidas tendo em conta que o mercado dos Açores é fundamentalmente um mercado de férias: baixa temporada (final de Fevereiro), Páscoa (final de Março), Celebração do Santo Cristo dos Milagres (início de Maio), e temporada de verão (meados de Junho). Os resultados confirmam a reação típica das operadoras mais antigas, com uma redução de todas as tarifas. No entanto, uma vez que as obrigações de serviço público ainda estão em vigor, a redução de preços não foi tão abrupta como inicialmente previsto. Além disso, a gestão do rendimento das empresas Low Cost parece mais dinâmica que a das operadoras mais antigas.
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