Concorrência e preços de companhias aéreas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7699 |
Resumo: | A estratégia de preços das companhias aéreas tem recebido uma considerável atenção de estudiosos, reguladores e associações internacionais. As estratégias de preços refletem estratégias e modelos de negócio das companhias aéreas. Além disso, fornecem informações valiosas para caracterizar a dinâmica dos mercados e os comportamentos competitivos. Em 2015, o Governo Português liberalizou o acesso ao mercado para aeroportos selecionados nas ilhas dos Açores. As companhias Low Cost - Ryanair e EasyJet - entraram imediatamente no mercado. As empresas operadoras mais antigas - SATA e TAP Portugal - também reagiram, reduzindo os preços e mudando a frequência. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo compreender e comparar os padrões e as estratégias de preços estabelecidos por companhias aéreas, LCC e Legacy, a operarem em simultâneo em determinadas rotas de um mercado liberalizado recentemente. Foram registados preços diários desde o início de Dezembro de 2015 para datas e rotas selecionadas. Londres, Porto e Lisboa são os aeroportos de origem, e Ponta Delgada (Açores) é o destino. Os preços foram recolhidos a partir dos websites das companhias aéreas Ryanair, EasyJet, SATA e TAP Portugal. Todas as rotas diretas com, pelo menos, duas companhias aéreas foram monitoradas. Além disso, a concorrência indireta, é também considerada através de um terceiro aeroporto hub. As datas foram escolhidas tendo em conta que o mercado dos Açores é fundamentalmente um mercado de férias: baixa temporada (final de Fevereiro), Páscoa (final de Março), Celebração do Santo Cristo dos Milagres (início de Maio), e temporada de verão (meados de Junho). Os resultados confirmam a reação típica das operadoras mais antigas, com uma redução de todas as tarifas. No entanto, uma vez que as obrigações de serviço público ainda estão em vigor, a redução de preços não foi tão abrupta como inicialmente previsto. Além disso, a gestão do rendimento das empresas Low Cost parece mais dinâmica que a das operadoras mais antigas. |
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Concorrência e preços de companhias aéreasO caso de um mercado recentemente liberalizadoCompanhias Low Cost e LegacyEstratégia de Preço das Companhias AéreasMercado LiberalizadoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaA estratégia de preços das companhias aéreas tem recebido uma considerável atenção de estudiosos, reguladores e associações internacionais. As estratégias de preços refletem estratégias e modelos de negócio das companhias aéreas. Além disso, fornecem informações valiosas para caracterizar a dinâmica dos mercados e os comportamentos competitivos. Em 2015, o Governo Português liberalizou o acesso ao mercado para aeroportos selecionados nas ilhas dos Açores. As companhias Low Cost - Ryanair e EasyJet - entraram imediatamente no mercado. As empresas operadoras mais antigas - SATA e TAP Portugal - também reagiram, reduzindo os preços e mudando a frequência. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo compreender e comparar os padrões e as estratégias de preços estabelecidos por companhias aéreas, LCC e Legacy, a operarem em simultâneo em determinadas rotas de um mercado liberalizado recentemente. Foram registados preços diários desde o início de Dezembro de 2015 para datas e rotas selecionadas. Londres, Porto e Lisboa são os aeroportos de origem, e Ponta Delgada (Açores) é o destino. Os preços foram recolhidos a partir dos websites das companhias aéreas Ryanair, EasyJet, SATA e TAP Portugal. Todas as rotas diretas com, pelo menos, duas companhias aéreas foram monitoradas. Além disso, a concorrência indireta, é também considerada através de um terceiro aeroporto hub. As datas foram escolhidas tendo em conta que o mercado dos Açores é fundamentalmente um mercado de férias: baixa temporada (final de Fevereiro), Páscoa (final de Março), Celebração do Santo Cristo dos Milagres (início de Maio), e temporada de verão (meados de Junho). Os resultados confirmam a reação típica das operadoras mais antigas, com uma redução de todas as tarifas. No entanto, uma vez que as obrigações de serviço público ainda estão em vigor, a redução de preços não foi tão abrupta como inicialmente previsto. Além disso, a gestão do rendimento das empresas Low Cost parece mais dinâmica que a das operadoras mais antigas.Airlines' pricing strategy has received considerable attention from scholars, regulators and international associations. The pricing strategies reflect the airlines' business strategies and models. Additionally, it provides valuable information to characterize markets' dynamics and competitive behavior. In 2015, the Portuguese Government liberalized market access to selected airports in the Azores Islands. New comers, all low costs companies - Ryanair and EasyJet, immediately entered the market. The incumbents companies - SATA and TAP Portugal - also reacted, reducing prices and changing frequencies. This paper presents the results of a study that aimed to understand and compare the patterns and pricing strategies established by airlines, LCC and Legacy, operating simultaneously on certain routes in a recently liberalized market. They were recorded daily prices since the beginning of December 2015 for selected dates and routes. London, Oporto and Lisbon are the Origin airports, and Ponta Delgada (Azores) is the Destination one. Prices are collected from Ryanair, EasyJet, SATA and TAP Portugal websites. All direct routes with, at least, two airlines were monitored. Additionally, indirect competition, through a third hub airport, is also considered. The dates were chosen considering that Azores market is primary a holiday market: low season (late February), Easter (late March), Celebration of Santo Cristo dos Milagres (early May), and summer season (middle June). The results confirm the typical reaction from incumbents, with a reduction in all tariffs. Yet, since public service obligations are still in force, prices reduction was not so abrupt as initially expected. Also, yield management of Low Cost companies seem more dynamic that incumbents.Silva, Jorge Miguel dos ReisReis, Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dosuBibliorumFonseca, Inês Mariana Madaleno2019-12-10T17:34:20Z2016-11-242016-10-62016-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7699TID:202330508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:09.826148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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