A componente low-cost no transporte aéreo nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/30158 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta. |
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A componente low-cost no transporte aéreo nacionalTranporte aéreoCompanhias Aéreas Low-cost;PreçosTaxas aeroportuáriasDissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta.A desregulamentação do transporte aéreo europeu introduziu diversas transformações na indústria, permitindo o aparecimento das companhias aéreas Low-cost, principal objeto de estudo deste trabalho. Adotando um novo modelo, estas companhias aéreas prosperaram na Europa, desempenhando um papel importante na diminuição do preço do transporte aéreo, no aumento do número de passageiros transportados e providenciando ao mesmo tempo uma maior diversidade de rotas. Este trabalho pretende, realizar uma análise do mercado do transporte aéreo nacional, efetuando um estudo dos diferentes impactos das companhias aéreas Low-cost nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, e sua respetiva evolução ao longo do tempo. Foi observado que estas companhias apresentam diferentes comportamentos em cada aeroporto, facto que foi inicialmente justificado pelas diferentes taxas aeroportuárias e tráfego de cada aeroporto. Neste seguimento, foi realizado um modelo econométrico de estimação do preço, onde se confirma um efeito negativo elevado por parte de companhias de natureza low-cost e, um impacto reduzido de variáveis como a distância e as taxas aeroportuárias. Adicionalmente, confirmou-se um preço elevado no aeroporto de Lisboa, comparativamente aos de Porto e Faro.FEUC2015-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30158http://hdl.handle.net/10316/30158TID:201481316porSoares, Paulo Alexandre Pratas - A componente low-cost no transporte aéreo nacional, Coimbra, 2015Soares, Paulo Alexandre Pratasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:54.671095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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