Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Cláudia Rafaela Neto de Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24135
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_dc27412613b8bd262ac6e2f45b8882fe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas806.0:372.88372.88:806.0371.68681.324Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório insere-se no âmbito da realização do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e pretende apresentar a pesquisa realizada num Projecto de Intervenção Pedagógica Supervisionada. Esta pesquisa teve como objectivo testar com uma turma de 7º. ano, a ferramenta Voki no desenvolvimento e aperfeiçoamento da expressão oral da Língua Espanhola. Os objectivos da intervenção foram: (1) Observar e diagnosticar os hábitos dos alunos no uso das TICS e as competências de expressão oral, incluindo a percepção das suas próprias capacidades e dificuldades; (2) Aferir a receptividade dos alunos face ao uso das TICS na sala, nomeadamente o Voki; (3) Desenvolver propostas de intervenção através do uso do Voki como instrumento pedagógico a fim de os alunos exercitarem a sua expressão oral; (4) Avaliar o impacto das estratégias propostas na utilização do Voki no desenvolvimento da expressão oral dos alunos; (5) Avaliar o desenho do processo da construção do projecto de intervenção no desenvolvimento profissional do professor. Depois da observação do contexto relativamente às práticas tecnológicas, procedeu-se à implementação do projecto de intervenção, utilizando estratégias para estimular a compreensão e produção oral, como a criação de uma ficha esclarecedora para entender melhor a ferramenta Voki e o uso do quadro interactivo. Foram elaboradas auto-avaliações, por meio das quais os alunos avaliavam as actividades, as suas competências e dificuldades. A concepção e desenvolvimento do projecto encontram fundamento em referências científicas, sobretudo do âmbito da tecnologia educativa, por exemplo, Ana Carvalho (2010) e do desenvolvimento da oralidade das línguas estrangeiras, especificamente Marta Baralo (1999). Apesar de algumas limitações, a intervenção permitiu concluir que este recurso tecnológico poderá ser útil tanto para o professor avaliar a oralidade dos alunos, como estes poderão usá-la, para desenvolver a oralidade ou aperfeiçoar a pronunciação.This dissertation is part of Estágio Profissional within the Masters of Portuguese and Spanish Teaching in Basic and Secondary schools and aims to present the research made in a Supervised Pedagogical Project. This research has objective to test the tool Voki in the development and improvement of oral expression of the Spanish Language in a 7th grade class of students. The objectives of the project were: (1) To observe and diagnose the students habits in what the new technologies are concerned and the oral competences, including their perception of ability and difficulty;( 2) To estimate the receptivity of the students regarding the use of the new technologies in the class, namely Voki; To develop intervention proposals through the use of Voki as a pedagogical instrument so that the students can practice their oral expression; (3) To evaluate the impact of the proposed strategies on the use of Voki to develop the oral expression of the students; (5) To evaluate the making of the project of intervention in the professional development of the teacher. After the observation in context regarding the technological skills, intervention strategies were planned to stimulate oral expression and comprehension, such as, the creation of an enlightening sheet about the tool Voki, and the interactive board, in order to proceed with the implementation of the intervention project. Self – regulations were designed so the students could evaluate their activities, their competence and difficulties. The project conception and development finds basis in scientific references, mainly in the scope of educational technology, like Ana Carvalho (2010) and oral development in foreign languages, specially, Marta Baralo (1999). Despite some limitations, the intervention project allowed to come to the conclusion that this technological resource can be useful, for the teacher evaluate the oral expression of the students, and also the students, can use it to develop and improve their pronunciation.Pazos Justo, CarlosDionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoAntunes, Cláudia Rafaela Neto de Azevedo20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:43.414790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
title Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
spellingShingle Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
Antunes, Cláudia Rafaela Neto de Azevedo
806.0:372.88
372.88:806.0
371.68
681.324
title_short Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
title_full Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
title_fullStr Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
title_full_unstemmed Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
title_sort Mudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
author Antunes, Cláudia Rafaela Neto de Azevedo
author_facet Antunes, Cláudia Rafaela Neto de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazos Justo, Carlos
Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Cláudia Rafaela Neto de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv 806.0:372.88
372.88:806.0
371.68
681.324
topic 806.0:372.88
372.88:806.0
371.68
681.324
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24135
url http://hdl.handle.net/1822/24135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132925126508544