Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Meiry Altino Freire de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13148
Resumo: O surgimento das tecnologias digitais e o alargamento da sua utilização tem transformado significativamente as organizações e os seus Modelos de Negócios (MN), modificando as suas estruturas tradicionais, redefinindo o significado do cliente e o seu posicionamento, bem como reajustando o modo como os indivíduos vivem e interagem uns com os outros na Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0). Esta investigação tem como objetivo identificar fatores influenciadores dos MN na era da digitalização e da I4.0. Primeiramente foi realizada uma revisão sistemática da literatura para mapear os artigos e autores, mais influentes na área, e através da co-ocorrência de palavras-chaves foram apontados e analisados cinco clusters, a saber: (1) Inovação Tecnológica, (2) Inovação nos Modelos de Negócios, (3) Transformação Digital, (4) Tecnologias Digitais e (5) Economia Circular & Sustentabilidade. Em seguida, para complementar a investigação alargando o conhecimento sobre a temática, foram selecionados e explorados estudos de casos específicos, uma vez que as empresas diferem significativamente quanto ao tipo e número de tecnologias adotadas. Assim, os resultados revelaram que as tecnologias digitais permitem melhorias na estratégia de distribuição e rastreabilidade, podem facilitar a relação entre compradores e fornecedores, permitem melhorar a segmentação de clientes e a previsão da demanda de produtos, além de possibilitar a diminuição dos custos e auxiliar na implementação de práticas da economia circular. No contexto da pandemia/COVID-19 os MN têm-se alterado significativamente, tornando-se necessário aprofundar o conhecimento sobre o processo de digitalização em si e a adoção das tecnologias da I4.0. Com efeito, o atual estado da arte da interação dos MN e da digitalização são baseados em novos desafios da gestão empresarial. Esta investigação fornece aos investigadores e gestores importantes contribuições para a implementação dos MN em contextos de implementação das novas tecnologias da I4.0.
id RCAP_dc39d3cf32b656d75781f8dfc5506efc
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0Bd&BdaDigitalizaçãoFatoresIaIndústria 4.0IotModelos de NegóciosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de EmpresasO surgimento das tecnologias digitais e o alargamento da sua utilização tem transformado significativamente as organizações e os seus Modelos de Negócios (MN), modificando as suas estruturas tradicionais, redefinindo o significado do cliente e o seu posicionamento, bem como reajustando o modo como os indivíduos vivem e interagem uns com os outros na Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0). Esta investigação tem como objetivo identificar fatores influenciadores dos MN na era da digitalização e da I4.0. Primeiramente foi realizada uma revisão sistemática da literatura para mapear os artigos e autores, mais influentes na área, e através da co-ocorrência de palavras-chaves foram apontados e analisados cinco clusters, a saber: (1) Inovação Tecnológica, (2) Inovação nos Modelos de Negócios, (3) Transformação Digital, (4) Tecnologias Digitais e (5) Economia Circular & Sustentabilidade. Em seguida, para complementar a investigação alargando o conhecimento sobre a temática, foram selecionados e explorados estudos de casos específicos, uma vez que as empresas diferem significativamente quanto ao tipo e número de tecnologias adotadas. Assim, os resultados revelaram que as tecnologias digitais permitem melhorias na estratégia de distribuição e rastreabilidade, podem facilitar a relação entre compradores e fornecedores, permitem melhorar a segmentação de clientes e a previsão da demanda de produtos, além de possibilitar a diminuição dos custos e auxiliar na implementação de práticas da economia circular. No contexto da pandemia/COVID-19 os MN têm-se alterado significativamente, tornando-se necessário aprofundar o conhecimento sobre o processo de digitalização em si e a adoção das tecnologias da I4.0. Com efeito, o atual estado da arte da interação dos MN e da digitalização são baseados em novos desafios da gestão empresarial. Esta investigação fornece aos investigadores e gestores importantes contribuições para a implementação dos MN em contextos de implementação das novas tecnologias da I4.0.The emergence of digital technologies and the expansion of their use has significantly transformed organizations and their Business Models (BM), modifying their traditional structures, redefining the meaning of the client and its positioning, as well as realigning the way people live and interact with each other in the Fourth Industrial Revolution, also known as Industry 4.0 (I4.0). This research aims to identify influential factors of BM in the digitalization and I4.0 era. First, a systematic literature review was conducted to map the articles and authors, more important in the area, and through the co-occurrence of keywords, five clusters were pointed out and analyzed: (1) Technological Innovation, (2) Innovation in Business Models, (3) Digital Transformation, (4) Digital Technologies and (5) Circular Economy & Sustainability. Then, to complement the research by extending knowledge on the subject, specific case studies were selected and explored, since companies differ significantly in the type and number of technologies adopted. Thus, the results revealed that digital technologies allow improvements in distribution and traceability strategy, could facilitate the relationship between buyers and suppliers, allow to improve customer segmentation and forecast product demand, in addition to enabling the reduction of costs and assist in the implementation of circular economy practices. In the context of the COVID-19 pandemic, BM has changed significantly, making it necessary to deepen knowledge about the digitalization process itself and I4.0 technologies adoption. Indeed, the current state of the art of BM interaction and digitalization are based on new challenges of business management. This research provides researchers and managers with important contributions to the implementation of BM in context of new I4.0 technologies implementation.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumSouza, Meiry Altino Freire de2023-02-20T16:54:55Z2022-12-062022-10-072022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13148TID:203225295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:38.330624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
title Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
spellingShingle Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
Souza, Meiry Altino Freire de
Bd&Bda
Digitalização
Fatores
Ia
Indústria 4.0
Iot
Modelos de Negócios
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas
title_short Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
title_full Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
title_fullStr Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
title_full_unstemmed Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
title_sort Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0
author Souza, Meiry Altino Freire de
author_facet Souza, Meiry Altino Freire de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Maria José Aguilar
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Meiry Altino Freire de
dc.subject.por.fl_str_mv Bd&Bda
Digitalização
Fatores
Ia
Indústria 4.0
Iot
Modelos de Negócios
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas
topic Bd&Bda
Digitalização
Fatores
Ia
Indústria 4.0
Iot
Modelos de Negócios
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas
description O surgimento das tecnologias digitais e o alargamento da sua utilização tem transformado significativamente as organizações e os seus Modelos de Negócios (MN), modificando as suas estruturas tradicionais, redefinindo o significado do cliente e o seu posicionamento, bem como reajustando o modo como os indivíduos vivem e interagem uns com os outros na Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0). Esta investigação tem como objetivo identificar fatores influenciadores dos MN na era da digitalização e da I4.0. Primeiramente foi realizada uma revisão sistemática da literatura para mapear os artigos e autores, mais influentes na área, e através da co-ocorrência de palavras-chaves foram apontados e analisados cinco clusters, a saber: (1) Inovação Tecnológica, (2) Inovação nos Modelos de Negócios, (3) Transformação Digital, (4) Tecnologias Digitais e (5) Economia Circular & Sustentabilidade. Em seguida, para complementar a investigação alargando o conhecimento sobre a temática, foram selecionados e explorados estudos de casos específicos, uma vez que as empresas diferem significativamente quanto ao tipo e número de tecnologias adotadas. Assim, os resultados revelaram que as tecnologias digitais permitem melhorias na estratégia de distribuição e rastreabilidade, podem facilitar a relação entre compradores e fornecedores, permitem melhorar a segmentação de clientes e a previsão da demanda de produtos, além de possibilitar a diminuição dos custos e auxiliar na implementação de práticas da economia circular. No contexto da pandemia/COVID-19 os MN têm-se alterado significativamente, tornando-se necessário aprofundar o conhecimento sobre o processo de digitalização em si e a adoção das tecnologias da I4.0. Com efeito, o atual estado da arte da interação dos MN e da digitalização são baseados em novos desafios da gestão empresarial. Esta investigação fornece aos investigadores e gestores importantes contribuições para a implementação dos MN em contextos de implementação das novas tecnologias da I4.0.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2022-10-07
2022-12-06T00:00:00Z
2023-02-20T16:54:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13148
TID:203225295
url http://hdl.handle.net/10400.6/13148
identifier_str_mv TID:203225295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414274682880