O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aneiros Muiño, Miriam
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63754
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_dc3c5b8bdf4ebf637e29abdfa47e136c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de músicaVibrato on saxophone: strategies for learning in specialized music educationEnsino especializado de músicaSaxofoneVibratoSaxophoneSpecialized music teachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio reporta-se ao Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no ano letivo 2018-2019 no Conservatório de Música do Porto, nos grupos disciplinares M18 – Saxofone; e M32 – Música de Câmara (Orquestra de Sopros). O Projeto de Intervenção, aplicado a três alunos de Saxofone, nos níveis de 5º, 7º, e 8º grau do Conservatório ao longo do ano letivo de 2018/2019, teve como objetivo geral desenvolver a aprendizagem do vibrato e promover a utilização eficaz deste recurso em função do repertório. Em particular, partindo da identificação das tipologias de vibrato a partir de uma perspetiva histórica e da análise dos materiais didáticos existentes, procurou-se compilar metodologias de aprendizagem e aperfeiçoamento deste recurso expressivo no saxofone, desenvolver materiais didáticos para a sua aprendizagem e dotar os alunos de autonomia que lhes permita adequá-lo ao repertório interpretado. Para o efeito, foram implementados dois grupos de exercícios: um primeiro grupo de carater preparatório donde foram trabalhados conceitos prévios à aprendizagem do vibrato, nomeadamente, a coluna de ar, a qualidade sonora e a afinação, e um segundo grupo formado por exercícios de vibrato. Como resultado da intervenção pedagógica, foi elaborado um manual auxiliar para a aprendizagem do vibrato no saxofone, em que se compilam os exercícios desenvolvidos, implementados e validados pelo projeto de intervenção. Através de instrumentos de recolha de dados na forma de questionário, podemos concluir que este projeto desenvolveu nos alunos uma eficaz aprendizagem do vibrato, motivação para o seu contínuo aperfeiçoamento, e discriminação na aplicação deste recurso ao repertório interpretado.This internship report relates to the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Education at the Universidade do Minho, held in the academic year of 2018-2019 at the Conservatório de Música do Porto, in the disciplinary groups M18 – Saxophone; and M32 – Chamber music, more specific in Wind Orchestra. The Intervention Project, applied to three students of saxophone, in the levels of 5th, 7th, and 8th degree of the Conservatory throughout the academic year of 2018/2019, had the main goal to develop the learning of vibrato and promote the effective use of this resource according to the kind of repertoire. Starting from the identification of vibrato typologies from a historical perspective and from the analysis of existing teaching materials, an attempt was made to compile existing methodologies for learning and improvement of this expressive resource in the saxophone; to develop teaching materials for their learning and to provide the students with the autonomy tool to the interpreted repertoire. For this purpose, a series of exercises developed in two groups for the learning of vibrato were implemented. The first, contains preparatory exercises based in necessary concepts for a good vibrato, as air support, sound quality and tuning, and the second group is specifically aimed to the learning of the vibrato. As a result of the pedagogical intervention, an illustrated manual was developed for saxophone students from which are compiled those exercises and proved to be valid for the learning of the vibrato. Through data collection tools in the form of a questionnaire, we can conclude that this project developed in the students an effective learning of vibrato, motivation for its continuous improvement, and discrimination in the application of this recourse to the interpreted repertoire.Martingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoAneiros Muiño, Miriam20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63754por202353451info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:32.120366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
Vibrato on saxophone: strategies for learning in specialized music education
title O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
spellingShingle O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
Aneiros Muiño, Miriam
Ensino especializado de música
Saxofone
Vibrato
Saxophone
Specialized music teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
title_full O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
title_fullStr O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
title_full_unstemmed O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
title_sort O vibrato no saxofone: estratégias para a sua aprendizagem no ensino especializado de música
author Aneiros Muiño, Miriam
author_facet Aneiros Muiño, Miriam
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Aneiros Muiño, Miriam
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino especializado de música
Saxofone
Vibrato
Saxophone
Specialized music teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino especializado de música
Saxofone
Vibrato
Saxophone
Specialized music teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63754
url http://hdl.handle.net/1822/63754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202353451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133090793127936