Trabalho, vocação e satisfação na orquestra sinfónica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/26958 |
Resumo: | Ao tratar a música como um aspecto das relações sociais que mantém sua estrutura ou as reestruturam, esta investigação concatena sociologia e musicologia, tendo sua importância baseada, primeiramente, na aplicação dos conhecimentos derivados das experiências e contextos do Hemisfério Norte, numa realidade social instituída no Hemisfério Sul, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA); em segundo lugar, sua importância repousa na originalidade desta proposta, de integrar os conceitos de trabalho, vocação e satisfação, aplicados de forma singular à orquestra sinfônica. A trajetória teórica constitui um panorama real, construído por meio do desenvolvimento histórico da orquestra e da música clássica, e seu modus operandi; dos questionamentos do trabalho e da vocação presentes na Modernidade e Pós- Modernidade; da análise da ocupação musical como semi-profissão; da elaboração do índice de satisfação no trabalho, com seus fatores intrínsecos e extrínsecos. Através da consistência metodológica de um estudo de caso com caráter descritivo e método indutivo, da mensuração e análise dos dados recolhidos em campo, e da discussão dos dados, alguns pressupostos de partida são esclarecidos: na OSBA, as propriedades sociais dos músicos não correspondem à hierarquia dos intrumentos; a participação feminina, mesmo sendo ainda minoria, tem proporcionalmente maior destaque no que se refere às funções e remuneração, dentro do corpo artístico; a maioria dos músicos encontram-se satisfeitos com suas atividades laborais; a vocação leiga de ethos moderno é identificada em grande parte dos músicos; e é constatado que, na OSBA, a vocação musical tem uma relação preditora com a satisfação no trabalho. |
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