A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Diniz, Alberto Ortiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3491
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a cidade enquanto marca na perspetiva dos seus residentes. Mais concretamente pretende-se analisar as dimensões Notoriedade, Imagem, Qualidade e Satisfação e verificar até que ponto as três dimensões influem na Satisfação dos indivíduos face à sua cidade. Foi levado a cabo um estudo de caráter quantitativo, com base num questionário administrado a uma amostra de 256 residentes da cidade do Porto. Verificou-se que os residentes consideram que o Porto tem um elevado nível de Notoriedade, que avaliam muito positivamente a Imagem e a Qualidade daquele espaço urbano e, finalmente, que estão satisfeitos com a sua cidade. The present study intends to analyze the city as a brand in the perspetive of its inhabitants. Specifically, we intend to analyze the dimensions of Awareness, Image, Quality and Satisfaction among inhabitants and to verify the relationship between the cities’s Awareness, Image and Quality dimensions and the Satisfaction regarding the city. A questionnaire was applied to a sample of 256 inhabitants of Oporto. The results show that inhabitants consider the city to have a high level of Awareness, a positive Image and Quality, and that they are globally satisfied with the city.
id RCAP_dc45133dea3c0f333db57403db006d7c
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfaçãoMarca cidadeValor da marcaImagem de marcaQualidadeSatisfaçãoCity brandBrand equityBrand imageQualitySatisfactionO presente estudo tem como objetivo analisar a cidade enquanto marca na perspetiva dos seus residentes. Mais concretamente pretende-se analisar as dimensões Notoriedade, Imagem, Qualidade e Satisfação e verificar até que ponto as três dimensões influem na Satisfação dos indivíduos face à sua cidade. Foi levado a cabo um estudo de caráter quantitativo, com base num questionário administrado a uma amostra de 256 residentes da cidade do Porto. Verificou-se que os residentes consideram que o Porto tem um elevado nível de Notoriedade, que avaliam muito positivamente a Imagem e a Qualidade daquele espaço urbano e, finalmente, que estão satisfeitos com a sua cidade. The present study intends to analyze the city as a brand in the perspetive of its inhabitants. Specifically, we intend to analyze the dimensions of Awareness, Image, Quality and Satisfaction among inhabitants and to verify the relationship between the cities’s Awareness, Image and Quality dimensions and the Satisfaction regarding the city. A questionnaire was applied to a sample of 256 inhabitants of Oporto. The results show that inhabitants consider the city to have a high level of Awareness, a positive Image and Quality, and that they are globally satisfied with the city.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCardoso, Paulo RibeiroDiniz, Alberto Ortiz2012-12-26T10:49:48Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3491porCadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 15-28.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-07T02:02:24Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:24.572820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
title A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
spellingShingle A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
Cardoso, Paulo Ribeiro
Marca cidade
Valor da marca
Imagem de marca
Qualidade
Satisfação
City brand
Brand equity
Brand image
Quality
Satisfaction
title_short A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
title_full A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
title_fullStr A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
title_full_unstemmed A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
title_sort A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfação
author Cardoso, Paulo Ribeiro
author_facet Cardoso, Paulo Ribeiro
Diniz, Alberto Ortiz
author_role author
author2 Diniz, Alberto Ortiz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paulo Ribeiro
Diniz, Alberto Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Marca cidade
Valor da marca
Imagem de marca
Qualidade
Satisfação
City brand
Brand equity
Brand image
Quality
Satisfaction
topic Marca cidade
Valor da marca
Imagem de marca
Qualidade
Satisfação
City brand
Brand equity
Brand image
Quality
Satisfaction
description O presente estudo tem como objetivo analisar a cidade enquanto marca na perspetiva dos seus residentes. Mais concretamente pretende-se analisar as dimensões Notoriedade, Imagem, Qualidade e Satisfação e verificar até que ponto as três dimensões influem na Satisfação dos indivíduos face à sua cidade. Foi levado a cabo um estudo de caráter quantitativo, com base num questionário administrado a uma amostra de 256 residentes da cidade do Porto. Verificou-se que os residentes consideram que o Porto tem um elevado nível de Notoriedade, que avaliam muito positivamente a Imagem e a Qualidade daquele espaço urbano e, finalmente, que estão satisfeitos com a sua cidade. The present study intends to analyze the city as a brand in the perspetive of its inhabitants. Specifically, we intend to analyze the dimensions of Awareness, Image, Quality and Satisfaction among inhabitants and to verify the relationship between the cities’s Awareness, Image and Quality dimensions and the Satisfaction regarding the city. A questionnaire was applied to a sample of 256 inhabitants of Oporto. The results show that inhabitants consider the city to have a high level of Awareness, a positive Image and Quality, and that they are globally satisfied with the city.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26T10:49:48Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3491
url http://hdl.handle.net/10284/3491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 15-28.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553264570269696