A influência do eWOM gerado pelos grupos de referência no Facebook, em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ângelo Telmo Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/1155
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Marketing Digital. Orientado por Mestre Inês Veiga Pereira
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spelling A influência do eWOM gerado pelos grupos de referência no Facebook, em PortugaleWOMGrupos de referênciaFacebookConsumidorConsumerReference groupsDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Marketing Digital. Orientado por Mestre Inês Veiga PereiraA Internet veio facilitar a pesquisa de informações sobre produtos e marcas. A nova dinâmica na interação dos consumidores possibilitada pelas redes sociais, permitiu aos consumidores o acesso a muitas opiniões registadas por outros consumidores (Riegner, 2007). Para Siegel (1999) muitos sites de marcas na internet utilizam como esforço de persuasão depoimentos de indivíduos que consumiram os produtos dessas marcas. Com o aparecimento das redes sociais o consumidor passa a produzir conteúdos e a necessidade dos consumidores exprimirem as suas opiniões e experiencias de compra e consumo tomou novas proporções. O Facebook é atualmente a rede social de maior sucesso mundial, tornando-se imperativo conhecer o comportamento do consumidor nesta plataforma. Este estudo permitiu através de uma amostra de conveniência de 719 indivíduos perceber a influência do eWOM gerado pelos Grupos de referência no Facebook, em Portugal. Adicionalmente analisou-se a utilização desta rede social para pesquisa de informações sobre marcas e partilha de outras informações. Conclui-se que, apesar de o Facebook não ser uma das principais fontes de busca de informação sobre produtos, quanto maior a busca de informação e quanto maior contribuição online (partilha de informações) no Facebook, maior a confiança no eWOM obtido através da mesma rede social. Os inquiridos que mais contribuem online são também os que mais procuram informação online e mais confiam nessa informação. Verificou-se ainda que as opiniões emitidas pelos grupos de referência no Facebook estão positivamente correlacionados com a confiança no eWOM e decisão de compra. Finalmente, identificamos que os grupos de referência que mais influência têm na confiança no eWOM e na busca de informação no Facebook são os utilizadores em páginas de marcas, utilizadores em grupos de discussão, amigos e outros utilizadores.The Internet has facilitated the search for information about products and brands. The new dynamics in the interaction of consumers made possible by social networks, allowed consumers access to many opinions registered by other consumers (Riegner, 2007). Many sites on the Internet use testimonials in an effort to persuade other people to consume the products of these brands (Siegel, 1999). With the advent of social networking the consumer starts to produce content and the need for consumers to express their views and experiences of buying and consumption has taken new dimensions. Facebook is currently the most successful social networking in the world, making it imperative to know the consumer behavior on this platform. This study led by a convenience sample of 719 individuals perceive the influence of eWOM generated by the reference groups on Facebook, in Portugal. Additionally we analyzed the use of social network to search for information about brands and share other information. It was concluded that although Facebook is not a major source for finding information on products, the greater the search information and the greater contribution online (information sharing) on Facebook, the greater the trust in eWOM obtained by the same social network. Respondents who contribute most online are also those seeking information online and more rely on this information. It was also found that the opinions expressed by reference groups on Facebook are positively correlated with confidence in eWOM and purchase decision. Finally, we identify the reference groups that have more influence on trust in eWOM and seeking information on Facebook are the users on the brands pages, users in discussion groups, friends and other users.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoCorreia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Ângelo Telmo Monteiro2013-03-12T10:49:46Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/1155TID:201624958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:40:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/1155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:21.800363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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