Redes de inovação em Pequenas e Médias Empresas: um estudo na indústria metalomecânica portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64158 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
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Redes de inovação em Pequenas e Médias Empresas: um estudo na indústria metalomecânica portuguesaInovaçãoRedes de inovaçãoQuestionárioIndústria metalomecânicaPMEPortugalInnovationInnovation networksQuestionnaireMetal industrySMEEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia IndustrialA inovação é um dos grandes pilares da economia e é essencial para a manutenção de uma sociedade ativa. Com o constante crescimento do mercado e da competição há a necessidade de procurar novas maneiras, através da inovação, de dar resposta a estas mudanças, surgindo assim a necessidade de redes de inovação. Das parcerias para a inovação conseguem-se combinações de competências e conhecimento que individualmente não eram alcançáveis. Dentro destas redes deve existir clareza quanto à competência em rede, i.e., a gestão de tarefas e a qualificação de recursos humanos são essenciais para o bom funcionamento da parceria. Este trabalho de investigação pretende dar o seu contributo para o tema da inovação bem como das redes de inovação, tendo assim como objetivo perceber como funcionam as redes de inovação da indústria metalomecânica, em particular nas pequenas e médias empresas, e que são constituídas por parceiros como clientes, fornecedores, centros tecnológicos, associações, organizações de capital de risco, universidades e centros de investigação. Através da revisão dos conceitos de inovação, de rede de inovação e de competência em rede, foi aplicado um questionário à indústria metalomecânica, no qual se obtiveram 215 respostas, e foram feitas duas entrevistas, à empresa Palbit, S.A., vencedora do prémio de inovação da COTEC em 2015 e PME Excelência em dois anos, e à Associação Dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos E Afins De Portugal (AIMMAP). Ao longo do trabalho comprovou-se que a inovação mais praticada nesta indústria é a inovação de produto sucedida pela inovação de processo, inovação organizacional e, por fim, inovação de marketing. A cultura de inovação está cada vez mais presente na indústria do metal e os colaboradores têm sido motivados para tal, ainda que haja alguma dificuldade por parte destes em se adaptarem ao “novo” ou ao “diferente”. Posto isto, tentou-se perceber qual a relação que esta indústria tem com os parceiros. Verificou-se que há uma concordância nas respostas dos respondentes no que se refere aos principais parceiros, que são os clientes e os fornecedores. No entanto, as grandes empresas apontam os restantes parceiros (associações, universidades, centros tecnológicos, entre outros) como fortes apostas para a rede de inovação, o contrário já não se aplica nas PME. Notou-se ainda que os concorrentes são um dos potenciais parceiros que as empresas menos procuram e, olhando para o exemplo da Palbit, para o desenvolvimento de determinados projetos é essencial a parceria com concorrentes. Quanto à competência em rede os resultados foram positivos ao nível da qualificação de recursos humanos, já para as tarefas de gestão de rede foram ligeiramente menos favoráveis. Por fim, conclui-se que o desempenho financeiro da indústria face à inovação é positivo e crescente.Innovation is one of the main foundations of the economy and it is essential to keep an active society. With competition and market’s constant growth, urges the need to find new ways, through innovation, to keep up with these changes using innovation networks. Innovation partnerships provide the combination of skills and knowledge that would be unreachable if done individually. Inside these networks, there should be clarity about network competence, i.e., task management and human resources qualification are crucial to have a functional network. This research aims to contribute to innovation and innovation networks theory, with the main objective of understanding how innovation networks work on metal industry, in particular for small and medium enterprises and how they interact with customers, suppliers, technology centers, associations, venture capital organizations, universities and research institutes. According to literature review on innovation, innovation networks and network competence, a questionnaire was sent to the metal industry and received 215 answers. Two interviews were also made, one to the company Palbit, S.A., winner of COTEC’s innovation prize in 2015 and SME Excellence for two years, and the other to Associação Dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos E Afins De Portugal (AIMMAP). It was shown throughout this research that the most frequent innovation is product innovation followed by process innovation, organizational innovation and then marketing innovation. A culture based on innovation is constantly being built on metal industry and coworkers are being motivated to it, even though there are some difficulties in adapting to what is new and different. Afterwards, it was studied the relation that companies have with their partners and came to the conclusion that there’s an agreement between the different companies referring to their principal partners, which are customers and suppliers. Big companies point out other partners such as associations, universities, technology centers, etc., as strong partnerships; however, this does not happen with SME. It was also clear that competitors are one of the potential partnerships that companies least reach for and, looking at Palbit’s example, this type of partnership is important in some projects. Due to network competence, the results were positive on the human resource qualification, but task management had less good results. Lastly, it is concluded that financial performance due to innovation is positive and growing.Vieira, Filipa D.Rodrigues, Cristina Maria SantosUniversidade do MinhoSilva, Diana Lemos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64158por202341909info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:51.747283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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