Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Renato Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo, Pedro Lucas de Resende, Cardoso, Marcos Vinícius, Ferreira, Carlos Eduardo Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261
Resumo: Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional.
id USP-40_b1eb75d9ea10bedb3fe61407297d9425
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79261
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review)
repository_id_str
spelling Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerceINTERNAL ENVIRONMENT FOR INNOVATION IN AN E-COMMERCE COMPANYInnovation ManagementSMEE-Commerce.Gestão de InovaçãoPMEComércio Eletrônico.Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional.Throughout the last decade, e-commerce has become an area of growing importance for Information Systems and Administration researchers. Numerous studies analyzed the impact of e-commerce in organizations, most notably how it transformed the way businesses are done and how it spread information for the customers and among them. The Internet offers an appropriate e-commerce platform so that the Small and Medium Enterprises (SME) can participate in global markets, due to the flexibility of the Internet and the nature of SME businesses. The Internet and its related technologies have more to offer to those companies than the established traditional communication and information processing environments. Given the importance of SME in many economies, the success in leveraging those companies’ businesses through the Internet is critical for the future of global economies. This paper aims to characterize the innovation management in a company selling flowers on the Internet. The following aspects were investigated: (i) internal environment of the company; (ii) the particularities of its business model based on e-commerce; and (iii) the processes and innovations arising from its international operation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 2 (2012); 05-312515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261/83332Costa, Renato MachadoMelo, Pedro Lucas de ResendeCardoso, Marcos ViníciusFerreira, Carlos Eduardo Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T16:29:02Zoai:revistas.usp.br:article/79261Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T16:29:02Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
INTERNAL ENVIRONMENT FOR INNOVATION IN AN E-COMMERCE COMPANY
title Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
spellingShingle Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
Costa, Renato Machado
Innovation Management
SME
E-Commerce.
Gestão de Inovação
PME
Comércio Eletrônico.
title_short Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
title_full Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
title_fullStr Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
title_full_unstemmed Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
title_sort Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
author Costa, Renato Machado
author_facet Costa, Renato Machado
Melo, Pedro Lucas de Resende
Cardoso, Marcos Vinícius
Ferreira, Carlos Eduardo Coelho
author_role author
author2 Melo, Pedro Lucas de Resende
Cardoso, Marcos Vinícius
Ferreira, Carlos Eduardo Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Renato Machado
Melo, Pedro Lucas de Resende
Cardoso, Marcos Vinícius
Ferreira, Carlos Eduardo Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Innovation Management
SME
E-Commerce.
Gestão de Inovação
PME
Comércio Eletrônico.
topic Innovation Management
SME
E-Commerce.
Gestão de Inovação
PME
Comércio Eletrônico.
description Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261/83332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 2 (2012); 05-31
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1816702432614285312