Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261 |
Resumo: | Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional. |
id |
USP-40_b1eb75d9ea10bedb3fe61407297d9425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79261 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação (Innovation & Management Review) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerceINTERNAL ENVIRONMENT FOR INNOVATION IN AN E-COMMERCE COMPANYInnovation ManagementSMEE-Commerce.Gestão de InovaçãoPMEComércio Eletrônico.Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional.Throughout the last decade, e-commerce has become an area of growing importance for Information Systems and Administration researchers. Numerous studies analyzed the impact of e-commerce in organizations, most notably how it transformed the way businesses are done and how it spread information for the customers and among them. The Internet offers an appropriate e-commerce platform so that the Small and Medium Enterprises (SME) can participate in global markets, due to the flexibility of the Internet and the nature of SME businesses. The Internet and its related technologies have more to offer to those companies than the established traditional communication and information processing environments. Given the importance of SME in many economies, the success in leveraging those companies’ businesses through the Internet is critical for the future of global economies. This paper aims to characterize the innovation management in a company selling flowers on the Internet. The following aspects were investigated: (i) internal environment of the company; (ii) the particularities of its business model based on e-commerce; and (iii) the processes and innovations arising from its international operation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 2 (2012); 05-312515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261/83332Costa, Renato MachadoMelo, Pedro Lucas de ResendeCardoso, Marcos ViníciusFerreira, Carlos Eduardo Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T16:29:02Zoai:revistas.usp.br:article/79261Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T16:29:02Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce INTERNAL ENVIRONMENT FOR INNOVATION IN AN E-COMMERCE COMPANY |
title |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce |
spellingShingle |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce Costa, Renato Machado Innovation Management SME E-Commerce. Gestão de Inovação PME Comércio Eletrônico. |
title_short |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce |
title_full |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce |
title_fullStr |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce |
title_full_unstemmed |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce |
title_sort |
Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce |
author |
Costa, Renato Machado |
author_facet |
Costa, Renato Machado Melo, Pedro Lucas de Resende Cardoso, Marcos Vinícius Ferreira, Carlos Eduardo Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Pedro Lucas de Resende Cardoso, Marcos Vinícius Ferreira, Carlos Eduardo Coelho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Renato Machado Melo, Pedro Lucas de Resende Cardoso, Marcos Vinícius Ferreira, Carlos Eduardo Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Innovation Management SME E-Commerce. Gestão de Inovação PME Comércio Eletrônico. |
topic |
Innovation Management SME E-Commerce. Gestão de Inovação PME Comércio Eletrônico. |
description |
Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261/83332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 2 (2012); 05-31 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1816702432614285312 |