A educação dramática na formação inicial de professores e educadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53235 |
Resumo: | As atividades de Educação Dramática convocam uma diversidade de possibilidades expressivas. Integradas no currículo de formação inicial de professores e educadores, os projetos de criação dramática, orientados para a performance, implicam, no seu processo criativo, um envolvimento grupal que deverá constituir matéria suficiente de análise e de avaliação por parte dos seus intervenientes em relação à sua própria participação e às relações interpares. O paradigma metodológico orientador do processo dramático-teatral a que nos remetemos assenta num modelo construtivista do processo educacional. Pelo seu caráter explorativo e experimental, a aprendizagem dramático-teatral deverá ser sustentada em estratégias colaborativas entre professor e aluno, implicando, para tal, a possibilidade de tomada de decisões partilhadas, num ambiente de respeito e igualdade. |
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A educação dramática na formação inicial de professores e educadoresEducação dramáticaProfessoresFormação inicialCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs atividades de Educação Dramática convocam uma diversidade de possibilidades expressivas. Integradas no currículo de formação inicial de professores e educadores, os projetos de criação dramática, orientados para a performance, implicam, no seu processo criativo, um envolvimento grupal que deverá constituir matéria suficiente de análise e de avaliação por parte dos seus intervenientes em relação à sua própria participação e às relações interpares. O paradigma metodológico orientador do processo dramático-teatral a que nos remetemos assenta num modelo construtivista do processo educacional. Pelo seu caráter explorativo e experimental, a aprendizagem dramático-teatral deverá ser sustentada em estratégias colaborativas entre professor e aluno, implicando, para tal, a possibilidade de tomada de decisões partilhadas, num ambiente de respeito e igualdade.The activities of Drama Education are open to a diversity of expressive possibilities. Integrated in the pre-service training curriculum for teachers and educators, the dramatic creation projects, oriented to performance, imply, in its creative process, a group involvement that should be sufficient matter of analysis and evaluation by those involved in relation to its own participation and relations between peers. The methodological guidance paradigm of the dramatic and theatrical process that guide us is based on a constructivist model of the educational process. Due its exploratory and experimental character, dramatic and theatrical learning should be based on collaborative strategies between teacher and student, implying, to this end, that decision-making possibilities could be shared in an environment of respect and equality.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoAntunes, Carla Pires20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53235por2177-1626.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:00.062053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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