A globalização do turismo e a competitividade dos destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbacena, Hugo Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6270
Resumo: O turismo é um sector de atividade que tem ostentado elevadas taxas de crescimento nas últimas décadas, apesar dos recentes acontecimentos. Apesar do conjunto de obstáculos enfrentados nos anos de 2008 e 2009, caracterizados sobretudo pela crise económica global, preços do petróleo muito voláteis, perturbações climáticas, incidentes de segurança e pandemias, o sector testemunha uma recuperação gradual liderada pelos principais mercados emergentes. Paralelamente assistiu-se, ao longo dos últimos anos, a um alargamento gradual dos destinos turísticos considerados importantes, consequência do empenho de muitos países e regiões que apostaram forte na atração de turistas. O crescente desenvolvimento da indústria passará pelo aumento da globalização, assim como da competitividade dos destinos turísticos. Na presente dissertação procura-se compreender o impacto do turismo no mundo, as suas alterações nos últimos quinze anos, representando um maior ou menor grau de globalização, e quais os principais fatores que tornam um destino mais competitivo. Para tal, foram utilizados dados provenientes sobretudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Travel and Tourism Competitiveness Report 2011. A criação de um indicador que agrega um conjunto de quatro dimensões importantes para o turismo (existência, distância, equilíbrio e volume), permitiu concluir que o grau de globalização do turismo está a aumentar, ainda que a ritmos de crescimento tendencialmente mais pequenos. No que concerne à competitividade concluiu-se sobretudo que existem quatro áreas cruciais: o ambiente em que o turismo está inserido, a rede de infraestruturas de transporte e de hospitalidade, a competitividade dos preços e o combinado de vantagens comparativas refletidas pela natureza e cultura do destino.
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