O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Manuela Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85573
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_dc9fc1b84a2d64fb9c99d5d360b8bf3f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - EspanholTeaching-Learning of the Lexis in a Foreign Language - Spanishensino-aprendizagemlíngua estrangeiraEspanholléxicounidade lexicalteaching-learningforeign languageSpanishlexislexical itemRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasEste relatório de estágio apresenta-se para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Foi realizado sob a orientação da Professora Patricia Rossi, tem como tema o Ensino do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol, e centra-se nas atividades de ensino-aprendizagem do léxico em Língua Estrangeira.Após a prática pedagógica supervisionada, seguiu-se a sistematização de um trabalho de pesquisa e de reflexão que agora se apresenta e que, acima de tudo, reflete no papel do professor. Papel que exige encorajar os alunos e fornecer meios efetivos para a aprendizagem. Centrando-se o relatório no ensino do léxico em Língua Estrangeira, procurou-se desenvolver atividades que permitam conhecer uma palavra, saber identificá-la, quer na sua forma escrita ou falada, conhecer o seu significado e associá-la a campos lexicais e semânticos, reconhecer a sua categoria gramatical, conhecer possíveis colocações dessa palavra e, acima de tudo, saber utilizá-la em situações reais de comunicação.O relatório divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo consiste na caracterização do meio envolvente da instituição de ensino onde decorreu a prática pedagógica supervisionada. No segundo capítulo, em primeiro lugar, apresentam-se algumas considerações pessoais sobre as experiências académica e profissional que me conduziram à Licenciatura em Línguas Modernas na variante de Inglês e Espanhol. Segue-se uma reflexão sobre expectativas e desafios relativamente à Prática Pedagógica Supervisionada, após a qual se apresenta a visão reflexiva e crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. A última parte fica reservada à descrição das atividades, curriculares e extracurriculares, levadas a cabo na instituição de ensino atribuída. Finalmente, o último capítulo centra-se na fundamentação da importância do léxico no E-A de uma LE, e na apresentação de propostas de definição de alguns conceitos que consideramos relevantes. Assim, a abordagem de termos como “vocabulário”, “léxico”, “unidade lexical”, “léxico mental” e “competência lexical” afigura-se importante não só pelo facto de os considerarmos norteadores do tema em questão, como também pela necessidade de se dissiparem quaisquer ambiguidades terminológicas. Seguidamente, faz-se uma breve reflexão sobre a evolução histórica das metodologias de ensino de uma LE, em especial no que diz respeito ao léxico, até ao momento em que ganha consistência o método da Abordagem Comunicativa. Posteriormente, após uma introdução ao texto enquanto instrumento de lecionação do léxico, abordamos algumas estratégias e atividades propostas por vários autores para o ensino do léxico em LE, e, por último, apresentamos estratégias e atividades utilizadas durante a prática pedagógica supervisionada.This report is presented to accomplish the requirements in order to obtain the Master's Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. It had the supervision of Professora Patricia Rossi, the theme is the Teaching of the Lexicon in Foreign Language - Spanish, and focuses on the teaching-learning activities of the lexicon in Foreign Language.After the supervised pedagogical practice, the systematization of the research and some consideration are now presented and which, above all, reflects on the role of the teacher. Role that requires encouraging students and providing effective means for learning. Focusing the report on the teaching of the lexicon in Foreign Language, we tried to develop activities that allow students to know a word, to know how to identify it, whether in its written or spoken form, to know its meaning and to associate it with lexical and semantic fields , to recognize its grammatical category, to know possible positions of that word and, above all, to know how to use it in real communication situations.The report is divided into three chapters. The first chapter consists of the characterization of the educational institution where the supervised pedagogical practice took place. In the second chapter, firstly, some personal considerations about the academic and professional experiences that lead me to the Degree in Modern Languages in the variant of English and Spanish are presented. Following is a consideration on expectations and challenges regarding Supervised Pedagogical Practice, after which the thoughtful and critical vision about the work developed throughout the school year is presented. The last part is reserved for the description of the activities, curricular and extracurricular, carried out in the institution. Finally, the last chapter focuses on the importance of the lexicon in the E-A of an LE, and on the presentation of proposals to define some concepts that we consider relevant. Thus, the approach to terms such as "vocabulary", "lexical", "lexical unit", "mental lexicon" and "lexical competence" is important not only because we consider them totally crucial to the subject in question. Next, a brief reflection is made on the historical evolution of the teaching methodologies of an LE, especially with regard to the lexicon, until the method of the Communicative Approach becomes more consistent. Later, after an introduction to the text as a learning tool, we present some strategies and activities proposed by several authors for the lexicon teaching in LE, and, finally, we present strategies and activities used during supervised pedagogical practice.2017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85573http://hdl.handle.net/10316/85573TID:202043363porMarques, Maria Manuela Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-07-17T22:05:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:51.951966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
Teaching-Learning of the Lexis in a Foreign Language - Spanish
title O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
spellingShingle O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
Marques, Maria Manuela Correia
ensino-aprendizagem
língua estrangeira
Espanhol
léxico
unidade lexical
teaching-learning
foreign language
Spanish
lexis
lexical item
title_short O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
title_full O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
title_fullStr O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
title_full_unstemmed O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
title_sort O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
author Marques, Maria Manuela Correia
author_facet Marques, Maria Manuela Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Manuela Correia
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem
língua estrangeira
Espanhol
léxico
unidade lexical
teaching-learning
foreign language
Spanish
lexis
lexical item
topic ensino-aprendizagem
língua estrangeira
Espanhol
léxico
unidade lexical
teaching-learning
foreign language
Spanish
lexis
lexical item
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85573
http://hdl.handle.net/10316/85573
TID:202043363
url http://hdl.handle.net/10316/85573
identifier_str_mv TID:202043363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133961110159360