Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3471 |
Resumo: | Capítulo 1. O presente Relatório de Estágio refere o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto o Professor Luís Moreira desempenhou o cargo de orientador de Estágio na Escola. O objetivo de tais orientações passou por me certificar para poder exercer qualquer função na área de ação de Professor de Educação Física. No ano letivo de 2012/2013 como professor Estagiário tive a meu cargo uma turma de 5º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar grupo de trabalho com o Desporto Escolar e Tutoria de Direção de Turma. Após este ano letivo considero que consegui e predisponho de condições necessárias a desempenhar a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física. |
id |
RCAP_dcac90a0fc9485e33c0ed8d66c5c2392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do FundãoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Ensino-aprendizagem - PlaneamentoEducação física - Ensino-aprendizagem - MotivaçãoEducação física - Ensino-aprendizagem - AvaliaçãoDesporto escolar - Actividades de grupoCapítulo 1. O presente Relatório de Estágio refere o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto o Professor Luís Moreira desempenhou o cargo de orientador de Estágio na Escola. O objetivo de tais orientações passou por me certificar para poder exercer qualquer função na área de ação de Professor de Educação Física. No ano letivo de 2012/2013 como professor Estagiário tive a meu cargo uma turma de 5º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar grupo de trabalho com o Desporto Escolar e Tutoria de Direção de Turma. Após este ano letivo considero que consegui e predisponho de condições necessárias a desempenhar a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumPereira, Andreia Gonçalves2015-06-04T14:39:02Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:52.980317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão |
title |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão Pereira, Andreia Gonçalves Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento Educação física - Ensino-aprendizagem - Motivação Educação física - Ensino-aprendizagem - Avaliação Desporto escolar - Actividades de grupo |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão |
author |
Pereira, Andreia Gonçalves |
author_facet |
Pereira, Andreia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Andreia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento Educação física - Ensino-aprendizagem - Motivação Educação física - Ensino-aprendizagem - Avaliação Desporto escolar - Actividades de grupo |
topic |
Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento Educação física - Ensino-aprendizagem - Motivação Educação física - Ensino-aprendizagem - Avaliação Desporto escolar - Actividades de grupo |
description |
Capítulo 1. O presente Relatório de Estágio refere o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto o Professor Luís Moreira desempenhou o cargo de orientador de Estágio na Escola. O objetivo de tais orientações passou por me certificar para poder exercer qualquer função na área de ação de Professor de Educação Física. No ano letivo de 2012/2013 como professor Estagiário tive a meu cargo uma turma de 5º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar grupo de trabalho com o Desporto Escolar e Tutoria de Direção de Turma. Após este ano letivo considero que consegui e predisponho de condições necessárias a desempenhar a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2015-06-04T14:39:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3471 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345634897920 |