Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andreia Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3471
Resumo: Capítulo 1. O presente Relatório de Estágio refere o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto o Professor Luís Moreira desempenhou o cargo de orientador de Estágio na Escola. O objetivo de tais orientações passou por me certificar para poder exercer qualquer função na área de ação de Professor de Educação Física. No ano letivo de 2012/2013 como professor Estagiário tive a meu cargo uma turma de 5º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar grupo de trabalho com o Desporto Escolar e Tutoria de Direção de Turma. Após este ano letivo considero que consegui e predisponho de condições necessárias a desempenhar a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
id RCAP_dcac90a0fc9485e33c0ed8d66c5c2392
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do FundãoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Ensino-aprendizagem - PlaneamentoEducação física - Ensino-aprendizagem - MotivaçãoEducação física - Ensino-aprendizagem - AvaliaçãoDesporto escolar - Actividades de grupoCapítulo 1. O presente Relatório de Estágio refere o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto o Professor Luís Moreira desempenhou o cargo de orientador de Estágio na Escola. O objetivo de tais orientações passou por me certificar para poder exercer qualquer função na área de ação de Professor de Educação Física. No ano letivo de 2012/2013 como professor Estagiário tive a meu cargo uma turma de 5º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar grupo de trabalho com o Desporto Escolar e Tutoria de Direção de Turma. Após este ano letivo considero que consegui e predisponho de condições necessárias a desempenhar a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumPereira, Andreia Gonçalves2015-06-04T14:39:02Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:52.980317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Pereira, Andreia Gonçalves
Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento
Educação física - Ensino-aprendizagem - Motivação
Educação física - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Desporto escolar - Actividades de grupo
title_short Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
title_sort Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
author Pereira, Andreia Gonçalves
author_facet Pereira, Andreia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andreia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento
Educação física - Ensino-aprendizagem - Motivação
Educação física - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Desporto escolar - Actividades de grupo
topic Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento
Educação física - Ensino-aprendizagem - Motivação
Educação física - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Desporto escolar - Actividades de grupo
description Capítulo 1. O presente Relatório de Estágio refere o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto o Professor Luís Moreira desempenhou o cargo de orientador de Estágio na Escola. O objetivo de tais orientações passou por me certificar para poder exercer qualquer função na área de ação de Professor de Educação Física. No ano letivo de 2012/2013 como professor Estagiário tive a meu cargo uma turma de 5º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar grupo de trabalho com o Desporto Escolar e Tutoria de Direção de Turma. Após este ano letivo considero que consegui e predisponho de condições necessárias a desempenhar a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2015-06-04T14:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3471
url http://hdl.handle.net/10400.6/3471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345634897920