Para uma leitura crítica das práticas educativas parentais com crianças e adolescentes: estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27779 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Para uma leitura crítica das práticas educativas parentais com crianças e adolescentes: estudo exploratórioPráticas parentaisFamíliaDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente trabalho propõe estudar de forma crítica algumas dimensões da relação entre progenitores e suas crianças e adolescentes – Comunicação, expressão de afeto e relação percebida entre os diferentes atores. Na investigação, contámos com a participação de 24 indivíduos ( 6 pais, 6 mães, 6 filhos e 6 filhas) divididos por 6 famílias nucleares constituídas por casal, filho e filha. Levámos a cabo entrevistas de grupo e entrevistas individuais acerca das perceções de uns e outros sobre os grandes temas previstos e usualmente abordados através de metodologias quantitativas o que, neste trabalho, se concretizou num formato distinto: Baseou-se a pesquisa e recolha de dados em princípios da investigação qualitativa muito especialmente, nas abordagens da construção de teoria assente nos dados. Emergiram 6 dimensões (Família, Suporte emocional, Rejeição, Controlo; Desenvolvimento; Escola) que se discutem à luz das teorias da família numa tentativa de leitura crítica deste sistema ou organismo especial. Os testemunhos, para além da subjetividade que os carateriza, apresentam relatos que parecem convergir num certo padrão levando-nos a pensar que as famílias poderão estar a tender para formas de ser – enquanto sistema ou organismo vivo – habitualmente consideradas como tradicionais. Com estes dados, ponderamos algumas hipóteses de explicação para as formas de relação que progenitores estabelecem com a prole e que podem ser devidas a algumas angústias que os adultos/educadores têm de gerir nas suas próprias vidas.Our study was designed in order to understand some parental practices as well as siblings’ relationships in the family. In a critical perspective we’ve tried to examine some domains such as: communication, affection, and relationship between siblings or relationship between parents and each children. Data collection was organized in a way that we could get in touch with each family and with each person separately. We could join 30 testimonies from 24 participants (each one in an individual interview and six more interviews with each family as a group). According to qualitative analysis six dimensions emerged – Family, Emotional Support, Rejection, Control, Development and School. Results were interpreted and categorized in line with grounded theory principles and having critical theories in mind. Testimonies can be evidence for quite identical reports and seem to merge into some traditional features (in terms of concerns and expectations). Results made us think about parents’ own anguishes as critical influences on the way adults are dealing with their children.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27779http://hdl.handle.net/10316/27779TID:201443538porRodrigues, Ana Rita Carvalhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:22.243500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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