PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E O USO DE DROGAS ENTRE OS ADOLESCENTES ESCOLARES
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4517 |
Resumo: | Objetivo: identificar as práticas educativas dos pais na percepção dos adolescentes escolares frente à possível influência ao uso de drogas. Métodos: A amostra foi composta por 257 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 12 a 18 anos incompletos que estavam cursando o ensino fundamental e médio. Estudo quantitativo, tipo transversal. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo: 1º) informações sóciodemográficas; 2º) o The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST); e o 3º) o Inventário dos Estilos Parentais (IEP). Resultados: Os resultados revelaram que os adolescentes apresentaram média de idade de 15 anos. O álcool foi à droga mais utilizada na primeira experimentação e os meninos apresentaram 3,3 vezes mais chance de se envolverem com esta substância quando comparado com as meninas. As práticas educativas negativas são as mais exercidas pelos pais e a punição inconsistente, monitoria negativa, negligencia e abuso físico são significativamente superiores entre as meninas do que entre os meninos. Conclusão: O uso das práticas negativas pode contribuir para o envolvimento do adolescente com o uso de drogas e para a elaboração de propostas de orientações aos pais com relação às práticas educativas positivas. |
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Objetivo: identificar as práticas educativas dos pais na percepção dos adolescentes escolares frente à possível influência ao uso de drogas. Métodos: A amostra foi composta por 257 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 12 a 18 anos incompletos que estavam cursando o ensino fundamental e médio. Estudo quantitativo, tipo transversal. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo: 1º) informações sóciodemográficas; 2º) o The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST); e o 3º) o Inventário dos Estilos Parentais (IEP). Resultados: Os resultados revelaram que os adolescentes apresentaram média de idade de 15 anos. O álcool foi à droga mais utilizada na primeira experimentação e os meninos apresentaram 3,3 vezes mais chance de se envolverem com esta substância quando comparado com as meninas. As práticas educativas negativas são as mais exercidas pelos pais e a punição inconsistente, monitoria negativa, negligencia e abuso físico são significativamente superiores entre as meninas do que entre os meninos. Conclusão: O uso das práticas negativas pode contribuir para o envolvimento do adolescente com o uso de drogas e para a elaboração de propostas de orientações aos pais com relação às práticas educativas positivas. |
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