Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Francisco
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Alarcão, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/36420
Resumo: Neste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL.
id RCAP_dcbf2d5b730b041f629eb6858e56af4d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/36420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunosProfessor-tutorAlunoTutoriaDefinição de limitesNeste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL.INFAD2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/36420http://hdl.handle.net/10316/36420por0214-9877Simões, FranciscoAlarcão, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T08:25:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/36420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:20.112018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
title Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
spellingShingle Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
Simões, Francisco
Professor-tutor
Aluno
Tutoria
Definição de limites
title_short Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
title_full Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
title_fullStr Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
title_full_unstemmed Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
title_sort Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
author Simões, Francisco
author_facet Simões, Francisco
Alarcão, Madalena
author_role author
author2 Alarcão, Madalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Francisco
Alarcão, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-tutor
Aluno
Tutoria
Definição de limites
topic Professor-tutor
Aluno
Tutoria
Definição de limites
description Neste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/36420
http://hdl.handle.net/10316/36420
url http://hdl.handle.net/10316/36420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INFAD
publisher.none.fl_str_mv INFAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133785023840256