O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79656 |
Resumo: | O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, onde os sujeitos são alunos ingressantes de um curso superior noturno de várias modalidades de engenharia. Pelo tipo de análise dos dados projeta-se o uso em cursos de natureza mais qualitativa. Para o teste do software utiliza-se um questionário modelado pela técnica das evocações livres. As respostas serão dados a serem analisados pelo programa EVOC. Este programa está subdividido em dez segmentos que organizam as evocações de acordo com a ordem de aparecimento, calcula as médias simples e ponderadas e, assim, indica as palavras que compõem o núcleo central e os elementos periféricos das representações. Os resultados embora preliminares foram consistentes com o aporte teórico e com o estado da arte da atual pesquisa. |
id |
UFRGS-2_f7402ee1a6eca61721a6976d59a8812d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79656 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferrari, Hélio OliveiraSeixas, Louise Marguerite Jeanty de2013-10-26T01:51:14Z2011http://hdl.handle.net/10183/79656000895471O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, onde os sujeitos são alunos ingressantes de um curso superior noturno de várias modalidades de engenharia. Pelo tipo de análise dos dados projeta-se o uso em cursos de natureza mais qualitativa. Para o teste do software utiliza-se um questionário modelado pela técnica das evocações livres. As respostas serão dados a serem analisados pelo programa EVOC. Este programa está subdividido em dez segmentos que organizam as evocações de acordo com a ordem de aparecimento, calcula as médias simples e ponderadas e, assim, indica as palavras que compõem o núcleo central e os elementos periféricos das representações. Os resultados embora preliminares foram consistentes com o aporte teórico e com o estado da arte da atual pesquisa.application/pdfporAlunoRepresentação socialTutoriaO uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Informática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895471.pdf000895471.pdfTexto completoapplication/pdf1322197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/1/000895471.pdf0cefa623ca31acda26f785df58fcb0afMD51TEXT000895471.pdf.txt000895471.pdf.txtExtracted Texttext/plain58381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/2/000895471.pdf.txtf9d4dc408ad4fea7b09b4d754bec5222MD52THUMBNAIL000895471.pdf.jpg000895471.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/3/000895471.pdf.jpg74a4dde5d25339e858e60e09742b62f2MD5310183/796562018-10-17 08:58:52.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79656Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:58:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes |
title |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes |
spellingShingle |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes Ferrari, Hélio Oliveira Aluno Representação social Tutoria |
title_short |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes |
title_full |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes |
title_fullStr |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes |
title_full_unstemmed |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes |
title_sort |
O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes |
author |
Ferrari, Hélio Oliveira |
author_facet |
Ferrari, Hélio Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Hélio Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de |
contributor_str_mv |
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Representação social Tutoria |
topic |
Aluno Representação social Tutoria |
description |
O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, onde os sujeitos são alunos ingressantes de um curso superior noturno de várias modalidades de engenharia. Pelo tipo de análise dos dados projeta-se o uso em cursos de natureza mais qualitativa. Para o teste do software utiliza-se um questionário modelado pela técnica das evocações livres. As respostas serão dados a serem analisados pelo programa EVOC. Este programa está subdividido em dez segmentos que organizam as evocações de acordo com a ordem de aparecimento, calcula as médias simples e ponderadas e, assim, indica as palavras que compõem o núcleo central e os elementos periféricos das representações. Os resultados embora preliminares foram consistentes com o aporte teórico e com o estado da arte da atual pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-26T01:51:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79656 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895471 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79656 |
identifier_str_mv |
000895471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/1/000895471.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/2/000895471.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/3/000895471.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0cefa623ca31acda26f785df58fcb0af f9d4dc408ad4fea7b09b4d754bec5222 74a4dde5d25339e858e60e09742b62f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224456044019712 |