O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Hélio Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79656
Resumo: O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, onde os sujeitos são alunos ingressantes de um curso superior noturno de várias modalidades de engenharia. Pelo tipo de análise dos dados projeta-se o uso em cursos de natureza mais qualitativa. Para o teste do software utiliza-se um questionário modelado pela técnica das evocações livres. As respostas serão dados a serem analisados pelo programa EVOC. Este programa está subdividido em dez segmentos que organizam as evocações de acordo com a ordem de aparecimento, calcula as médias simples e ponderadas e, assim, indica as palavras que compõem o núcleo central e os elementos periféricos das representações. Os resultados embora preliminares foram consistentes com o aporte teórico e com o estado da arte da atual pesquisa.
id UFRGS-2_f7402ee1a6eca61721a6976d59a8812d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79656
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferrari, Hélio OliveiraSeixas, Louise Marguerite Jeanty de2013-10-26T01:51:14Z2011http://hdl.handle.net/10183/79656000895471O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, onde os sujeitos são alunos ingressantes de um curso superior noturno de várias modalidades de engenharia. Pelo tipo de análise dos dados projeta-se o uso em cursos de natureza mais qualitativa. Para o teste do software utiliza-se um questionário modelado pela técnica das evocações livres. As respostas serão dados a serem analisados pelo programa EVOC. Este programa está subdividido em dez segmentos que organizam as evocações de acordo com a ordem de aparecimento, calcula as médias simples e ponderadas e, assim, indica as palavras que compõem o núcleo central e os elementos periféricos das representações. Os resultados embora preliminares foram consistentes com o aporte teórico e com o estado da arte da atual pesquisa.application/pdfporAlunoRepresentação socialTutoriaO uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Informática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895471.pdf000895471.pdfTexto completoapplication/pdf1322197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/1/000895471.pdf0cefa623ca31acda26f785df58fcb0afMD51TEXT000895471.pdf.txt000895471.pdf.txtExtracted Texttext/plain58381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/2/000895471.pdf.txtf9d4dc408ad4fea7b09b4d754bec5222MD52THUMBNAIL000895471.pdf.jpg000895471.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/3/000895471.pdf.jpg74a4dde5d25339e858e60e09742b62f2MD5310183/796562018-10-17 08:58:52.981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79656Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:58:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
title O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
spellingShingle O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
Ferrari, Hélio Oliveira
Aluno
Representação social
Tutoria
title_short O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
title_full O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
title_fullStr O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
title_full_unstemmed O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
title_sort O uso de representações sociais para a construção de modelos de alunos em sistemas tutores inteligentes
author Ferrari, Hélio Oliveira
author_facet Ferrari, Hélio Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Hélio Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seixas, Louise Marguerite Jeanty de
contributor_str_mv Seixas, Louise Marguerite Jeanty de
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Representação social
Tutoria
topic Aluno
Representação social
Tutoria
description O foco desse trabalho está em analisar um método para apoiar a modelagem de alunos para sistemas tutores inteligentes de modo a fazer uma representação de quais são os conceitos e que emoções podem suscitar determinados temas aos alunos. Esse método é conhecido por representações sociais, proposto por Moscovici e; com o apoio de um software chamado EVOC, é possível se fazer a análise da elaboração de conceitos a partir da evocação de frases ou palavras. Trata-se de uma pesquisa experimental, onde os sujeitos são alunos ingressantes de um curso superior noturno de várias modalidades de engenharia. Pelo tipo de análise dos dados projeta-se o uso em cursos de natureza mais qualitativa. Para o teste do software utiliza-se um questionário modelado pela técnica das evocações livres. As respostas serão dados a serem analisados pelo programa EVOC. Este programa está subdividido em dez segmentos que organizam as evocações de acordo com a ordem de aparecimento, calcula as médias simples e ponderadas e, assim, indica as palavras que compõem o núcleo central e os elementos periféricos das representações. Os resultados embora preliminares foram consistentes com o aporte teórico e com o estado da arte da atual pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-26T01:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79656
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895471
url http://hdl.handle.net/10183/79656
identifier_str_mv 000895471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/1/000895471.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/2/000895471.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79656/3/000895471.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cefa623ca31acda26f785df58fcb0af
f9d4dc408ad4fea7b09b4d754bec5222
74a4dde5d25339e858e60e09742b62f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224456044019712