Design de moda e cinema de terror

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Guilherme da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12463
Resumo: Um designer de moda desenvolve uma coleção segundo diferentes parâmetros e métodos de criação. Este trabalho é desenvolvido de forma a se enquadrar ao ADN da marca, sendo feito de acordo com a estética da casa e desenvolvido para o seu público-alvo. Nas diferentes coleções que os designers vão apresentado ao longo dos anos e das estações, estes têm que se reinventar constantemente para apresentarem novas coleções que obedeçam às regras acima mencionadas. Ao longo do tempo, diversas marcas apresentaram os mesmos temas e inspirações, mas na sua maioria dos trabalhados, de formas diferentes e com uma estética diferente umas das outras. Um dos temas que já foi apresentado por criadores várias vezes é o terror. Sendo o terror um tema muito abrangente, esta dissertação focou-se na influência do cinema de terror na moda. Contextualizou a história do terror aprofundando-a no cinema e analisou historicamente o uso de terror na moda. Serão apresentadas noções de intertextualidade uma vez que esta é a ligação do terror e da moda que esta dissertação assume, complementado por estudos de casos com análises a nível intertextual de coleções que se inspirem em filme de terror. Analisaram-se trinta e quatro (n=34) coleções de moda entre a década de 1990 e a atualidade, fim de compreender o fenómeno e a sua expressão no design de moda internacional. Por fim, foi elaborada uma coleção inspirada em diversos filmes de terror e que se enquadrou na dinâmica intertextual estudada. Esta dissertação pretende analisar estes diferentes tópicos de forma a compreender a dimensão que o terror ocupa como influência para designers de moda aquando da criação de novos projetos.
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