Youtube no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Pedro José Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8012
Resumo: O presente trabalho divide-se em duas partes, a primeira parte de investigação sobre a disciplina TIC, a evolução desta em Portugal, a utilização das tecnologias na educação e sobre os efeitos da multimédia e vídeo nos alunos, assim como a utilização das novas plataformas por parte destes, como a plataforma Youtube. A segunda parte que representa o relato da minha prática supervisionada durante o estagio curricular. A evolução da disciplina TIC em Portugal sofre várias alterações e reformas durante a sua implementação e desenvolvimento, assim como o processo de ensino e aprendizagem que com a evolução da Sociedade da Informação e o aparecimento de novas tendências a uma grande velocidade, obriga a transformações no ensino e na forma como o professor aborda a sala de aula. Os recursos sempre foram um aliado do professor, desde o quadro de lousã até aos computadores e videoprojectores, estão sempre presentes na sala de aula e cada vez mais ganham destaque, estes acompanham a evolução da sociedade da informação e transformaram-se em plataformas colaborativas de aprendizagem, trabalho em rede e plataformas centradas na internet ou na partilha de informação. Plataformas como o Youtube que centraliza um vasto conteúdo audiovisual, que podem melhorar a aprendizagem do aluno e motiva-los na sala de aula. Estas plataformas necessitam de adequação, mas podem promover melhorias significativas no processo de aprendizagem do aluno. A segunda parte deste trabalho relata o meu estágio curricular na escola Dr.º António de Araújo Correia no âmbito do mestrado em ensino de informática, na qual caracterizo no capitulo da pratica supervisionada, as especificidades do percurso secundário alternativo, nomeadamente os cursos profissionais e as vertentes do curso e da disciplina. Ainda durante o este relato descrevo inúmeras situações relativas á minha pratica supervisionada, a forma como planeei e lecionei as minhas aulas, a turma que me foi atribuída, o espaço físico, o relato das atividades durante as minhas aulas, por fim as reflexões sobre o meu período de prática supervisionada.
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