O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Outros tempos |
Texto Completo: | https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003 |
Resumo: | O YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos. |
id |
UEMA-2_e5155684dd608419f1c7877e9e887c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1003 |
network_acronym_str |
UEMA-2 |
network_name_str |
Outros tempos |
repository_id_str |
|
spelling |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aulaTHE ROLE OF YOUTUBE IN HISTORY TEACHING: possibilities for using YouTube in classEL LUGAR DE YOUTUBE EN LA ENSEÑANZA DE HISTORIA: posibilidades de uso de YouTube en la claseEnseñanza de HistoriaYouTubeCultura digitalHistory teachingYouTubeDigital cultureEnsino de históriaYouTubeCultura digitalO YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos.YouTube is a website that receives, displays, and shares online videos, and it is the second most accessed website in the world, second only to Google, the company that has been managing it since 2006. This paper intends to present the different ways that history videos on YouTube can be used for educational purposes, covering the several areas of formal, non-formal, and informal education. We plan to discuss the different natures and typologies of the videos, their contexts, and how historical knowledge is integrated from these elements. La plataforma YouTube es un sitio web que recibe, exhibe y comparte vídeos on-line, siendo el segundo sitio web más visitado del mundo, superado por Google, la empresa que lo administra desde 2006. Esta plataforma de cultura digital se ha integrado, gradualmente, en la cultura escolar, donde ha adquirido nuevos contornos y posibilidades de uso en la práctica docente. Este artículo pretende presentar las distintas formas en que los vídeos de historia de YouTube pueden utilizarse con propósitos educativos, abarcando los distintos ámbitos de la educación formal, no formal e informal. Pretendemos dialogar sobre las diferentes naturalezas y tipologías de los vídeos, sus contextos y cómo se integra el conocimiento histórico a partir de estos elementos.Universidade Estadual do Maranhão2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"application/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/100310.18817/ot.v20i36.1003Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 36 (2023): Dossiê - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas; 317-3341808-803110.18817/ot.v20i36reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003/990Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessANDRADE, JULIANA ALVES DEROCHA, PEDRO BOTELHO2023-10-06T18:16:50Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1003Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2023-10-06T18:16:50Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula THE ROLE OF YOUTUBE IN HISTORY TEACHING: possibilities for using YouTube in class EL LUGAR DE YOUTUBE EN LA ENSEÑANZA DE HISTORIA: posibilidades de uso de YouTube en la clase |
title |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula |
spellingShingle |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula ANDRADE, JULIANA ALVES DE Enseñanza de Historia YouTube Cultura digital History teaching YouTube Digital culture Ensino de história YouTube Cultura digital |
title_short |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula |
title_full |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula |
title_fullStr |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula |
title_sort |
O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula |
author |
ANDRADE, JULIANA ALVES DE |
author_facet |
ANDRADE, JULIANA ALVES DE ROCHA, PEDRO BOTELHO |
author_role |
author |
author2 |
ROCHA, PEDRO BOTELHO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, JULIANA ALVES DE ROCHA, PEDRO BOTELHO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza de Historia YouTube Cultura digital History teaching YouTube Digital culture Ensino de história YouTube Cultura digital |
topic |
Enseñanza de Historia YouTube Cultura digital History teaching YouTube Digital culture Ensino de história YouTube Cultura digital |
description |
O YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares", "artigo de covidados" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003 10.18817/ot.v20i36.1003 |
url |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003 |
identifier_str_mv |
10.18817/ot.v20i36.1003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003/990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 36 (2023): Dossiê - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas; 317-334 1808-8031 10.18817/ot.v20i36 reponame:Outros tempos instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) instacron:UEMA |
instname_str |
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
instacron_str |
UEMA |
institution |
UEMA |
reponame_str |
Outros tempos |
collection |
Outros tempos |
repository.name.fl_str_mv |
Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
outrostempos_revista@yahoo.com.br |
_version_ |
1797067030842572800 |