O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, JULIANA ALVES DE
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: ROCHA, PEDRO BOTELHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Outros tempos
Texto Completo: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003
Resumo: O YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos.
id UEMA-2_e5155684dd608419f1c7877e9e887c72
oai_identifier_str oai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1003
network_acronym_str UEMA-2
network_name_str Outros tempos
repository_id_str
spelling O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aulaTHE ROLE OF YOUTUBE IN HISTORY TEACHING: possibilities for using YouTube in classEL LUGAR DE YOUTUBE EN LA ENSEÑANZA DE HISTORIA: posibilidades de uso de YouTube en la claseEnseñanza de HistoriaYouTubeCultura digitalHistory teachingYouTubeDigital cultureEnsino de históriaYouTubeCultura digitalO YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos.YouTube is a website that receives, displays, and shares online videos, and it is the second most accessed website in the world, second only to Google, the company that has been managing it since 2006.  This paper intends to present the different ways that history videos on YouTube can be used for educational purposes, covering the several areas of formal, non-formal, and informal education. We plan to discuss the different natures and typologies of the videos, their contexts, and how historical knowledge is integrated from these elements.  La plataforma YouTube es un sitio web que recibe, exhibe y comparte vídeos on-line, siendo el segundo sitio web más visitado del mundo, superado por Google, la empresa que lo administra desde 2006. Esta plataforma de cultura digital se ha integrado, gradualmente, en la cultura escolar, donde ha adquirido nuevos contornos y posibilidades de uso en la práctica docente. Este artículo pretende presentar las distintas formas en que los vídeos de historia de YouTube pueden utilizarse con propósitos educativos, abarcando los distintos ámbitos de la educación formal, no formal e informal. Pretendemos dialogar sobre las diferentes naturalezas y tipologías de los vídeos, sus contextos y cómo se integra el conocimiento histórico a partir de estos elementos.Universidade Estadual do Maranhão2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"application/pdfhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/100310.18817/ot.v20i36.1003Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 36 (2023): Dossiê - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas; 317-3341808-803110.18817/ot.v20i36reponame:Outros temposinstname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)instacron:UEMAporhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003/990Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - Históriahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessANDRADE, JULIANA ALVES DEROCHA, PEDRO BOTELHO2023-10-06T18:16:50Zoai:ojs2.outrostempos.uema.br:article/1003Revistahttp://www.outrostempos.uema.br/PUBhttps://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/oaioutrostempos_revista@yahoo.com.br1808-80311808-8031opendoar:2023-10-06T18:16:50Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
THE ROLE OF YOUTUBE IN HISTORY TEACHING: possibilities for using YouTube in class
EL LUGAR DE YOUTUBE EN LA ENSEÑANZA DE HISTORIA: posibilidades de uso de YouTube en la clase
title O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
spellingShingle O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
ANDRADE, JULIANA ALVES DE
Enseñanza de Historia
YouTube
Cultura digital
History teaching
YouTube
Digital culture
Ensino de história
YouTube
Cultura digital
title_short O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
title_full O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
title_fullStr O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
title_full_unstemmed O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
title_sort O LUGAR DO YOUTUBE NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para o uso do YouTube em sala de aula
author ANDRADE, JULIANA ALVES DE
author_facet ANDRADE, JULIANA ALVES DE
ROCHA, PEDRO BOTELHO
author_role author
author2 ROCHA, PEDRO BOTELHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, JULIANA ALVES DE
ROCHA, PEDRO BOTELHO
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza de Historia
YouTube
Cultura digital
History teaching
YouTube
Digital culture
Ensino de história
YouTube
Cultura digital
topic Enseñanza de Historia
YouTube
Cultura digital
History teaching
YouTube
Digital culture
Ensino de história
YouTube
Cultura digital
description O YouTube é um site que recebe, exibe e compartilha vídeos on-line, sendo ele o segundo mais acessado do mundo, perdendo apenas para o Google, empresa que o administra desde 2006. Paulatinamente, esta plataforma da cultura digital veio se integrando a cultura escolar, onde ganhou novos contornos e possibilidades de usos na prática docente. Este artigo tem como objetivo apresentar as diversas formas que os vídeos de história no YouTube podem ser utilizados para fins educacionais, percorrendo as diversas áreas do ensino formal, não formal e informal. Pretendemos dialogar sobre as diferentes naturezas e tipologias dos vídeos, seus contextos e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares", "artigo de covidados"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003
10.18817/ot.v20i36.1003
url https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003
identifier_str_mv 10.18817/ot.v20i36.1003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/1003/990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História; v. 20 n. 36 (2023): Dossiê - ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas; 317-334
1808-8031
10.18817/ot.v20i36
reponame:Outros tempos
instname:Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron:UEMA
instname_str Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
instacron_str UEMA
institution UEMA
reponame_str Outros tempos
collection Outros tempos
repository.name.fl_str_mv Outros tempos - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
repository.mail.fl_str_mv outrostempos_revista@yahoo.com.br
_version_ 1797067030842572800