Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, D.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Garcia-Marques, T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-16034
http://hdl.handle.net/10071/15017
Resumo: O fenómeno geral de atracção interpessoal é complexo e transversal a diferentes sentimentos de cariz positivo (e.g., paixão, amor, atracção sexual), sendo normalmente associado ao conceito de atitude. Interessa-nos especificamente estudar o sentimento de “estar caidinho por...”, ou seja, o sentimento subjacente à atracção que pode ser continuada no tempo sem interferências na vida amorosa das pessoas, ou que pode ser despoletado num primeiro momento em que não conhecemos ou sabemos o suficiente sobre a pessoa. Estudos prévios permitiram analisar o sentimento de atracção inicial e construir o Índice de Atracção Inicial (IAI), desenvolvido para aceder à atracção sentido num primeiro momento de contacto entre duas pessoas. A medida revelou possuir boas propriedades métricas, bem como a capacidade para discriminar alvos associados a relacionamentos interpessoais com diferentes graus de atracção interpessoal. O presente estudo foca o processo associado à redução e adequação desta medida, com base nos dados anteriormente recolhidos, a este sentimento de “estar caidinho por...” (Sentimento C). Após a sua concepção, o Índice do Sentimento C (Índice C) foi igualmente submetido a uma análise das suas propriedades métricas, considerando um alvo de atracção (Estudo 1) ou uma pessoa desconhecida (Estudo 2). Discutiremos a necessidade e importância de uma medida como o Índice C para o campo de estudo da atracção interpessoal.
id RCAP_dce806e60ed4b8fcb8cf64ac3a805ef3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)Análise psicométricaAtracção inicialEscala de medidaSentimento “estar caidinho por...”O fenómeno geral de atracção interpessoal é complexo e transversal a diferentes sentimentos de cariz positivo (e.g., paixão, amor, atracção sexual), sendo normalmente associado ao conceito de atitude. Interessa-nos especificamente estudar o sentimento de “estar caidinho por...”, ou seja, o sentimento subjacente à atracção que pode ser continuada no tempo sem interferências na vida amorosa das pessoas, ou que pode ser despoletado num primeiro momento em que não conhecemos ou sabemos o suficiente sobre a pessoa. Estudos prévios permitiram analisar o sentimento de atracção inicial e construir o Índice de Atracção Inicial (IAI), desenvolvido para aceder à atracção sentido num primeiro momento de contacto entre duas pessoas. A medida revelou possuir boas propriedades métricas, bem como a capacidade para discriminar alvos associados a relacionamentos interpessoais com diferentes graus de atracção interpessoal. O presente estudo foca o processo associado à redução e adequação desta medida, com base nos dados anteriormente recolhidos, a este sentimento de “estar caidinho por...” (Sentimento C). Após a sua concepção, o Índice do Sentimento C (Índice C) foi igualmente submetido a uma análise das suas propriedades métricas, considerando um alvo de atracção (Estudo 1) ou uma pessoa desconhecida (Estudo 2). Discutiremos a necessidade e importância de uma medida como o Índice C para o campo de estudo da atracção interpessoal.ISPA2018-01-23T12:19:03Z2007-01-01T00:00:00Z20072018-01-23T12:17:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-16034http://hdl.handle.net/10071/15017por1645-792710.14417/lp.754Rodrigues, D.Garcia-Marques, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:31.948527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
title Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
spellingShingle Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
Rodrigues, D.
Análise psicométrica
Atracção inicial
Escala de medida
Sentimento “estar caidinho por...”
title_short Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
title_full Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
title_fullStr Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
title_full_unstemmed Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
title_sort Estou caidinho(a) por ti. Concepção e validação do Índice do Sentimento C (“estar caidinho por...”)
author Rodrigues, D.
author_facet Rodrigues, D.
Garcia-Marques, T.
author_role author
author2 Garcia-Marques, T.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, D.
Garcia-Marques, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise psicométrica
Atracção inicial
Escala de medida
Sentimento “estar caidinho por...”
topic Análise psicométrica
Atracção inicial
Escala de medida
Sentimento “estar caidinho por...”
description O fenómeno geral de atracção interpessoal é complexo e transversal a diferentes sentimentos de cariz positivo (e.g., paixão, amor, atracção sexual), sendo normalmente associado ao conceito de atitude. Interessa-nos especificamente estudar o sentimento de “estar caidinho por...”, ou seja, o sentimento subjacente à atracção que pode ser continuada no tempo sem interferências na vida amorosa das pessoas, ou que pode ser despoletado num primeiro momento em que não conhecemos ou sabemos o suficiente sobre a pessoa. Estudos prévios permitiram analisar o sentimento de atracção inicial e construir o Índice de Atracção Inicial (IAI), desenvolvido para aceder à atracção sentido num primeiro momento de contacto entre duas pessoas. A medida revelou possuir boas propriedades métricas, bem como a capacidade para discriminar alvos associados a relacionamentos interpessoais com diferentes graus de atracção interpessoal. O presente estudo foca o processo associado à redução e adequação desta medida, com base nos dados anteriormente recolhidos, a este sentimento de “estar caidinho por...” (Sentimento C). Após a sua concepção, o Índice do Sentimento C (Índice C) foi igualmente submetido a uma análise das suas propriedades métricas, considerando um alvo de atracção (Estudo 1) ou uma pessoa desconhecida (Estudo 2). Discutiremos a necessidade e importância de uma medida como o Índice C para o campo de estudo da atracção interpessoal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2018-01-23T12:19:03Z
2018-01-23T12:17:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-16034
http://hdl.handle.net/10071/15017
url https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-16034
http://hdl.handle.net/10071/15017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7927
10.14417/lp.754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA
publisher.none.fl_str_mv ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134755024797696