O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marta Rafaela Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69276
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_dcfb83d6e119748f536ca758210e4b35
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratórioThe moral harassment in the portuguese basic public educationAssédio moralBullyingEnsinoMobbingProfessoresEducationMoral harassmentTeachersCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos HumanosO assédio moral é um problema que, apesar de não ser recente, tem tido maior enfoque da investigação nas últimas décadas. Este caracteriza-se por atos aparentemente comuns que, pela sua insistência, se tornam danosos para a vítima, pois têm como objetivo diminuir, atormentar e esgotar a mesma. Optou-se por investigar o impacto desta problemática no ensino, não só por questões pessoais, mas por ser uma área à qual não parece ser dedicada a devida atenção, especialmente no que respeita ao assédio moral e às suas consequências para os profissionais em questão. O presente estudo teve, então, como objetivo perceber de que modo o assédio moral em professores do ensino básico público português se sucede, quais os danos causados e as estratégias e mecanismos utilizados para lidar com o mesmo. Para a realização desta investigação optou-se por posicionamento metodológico interpretativo de natureza qualitativa. A entrevista semiestruturada foi o método de recolha de dados escolhido, com o objetivo de recolher o máximo de informação possível no seu estado mais puro, para de seguida ser realizada uma análise de conteúdo. Realizaram-se 9 entrevistas, 5 presenciais e 4 por escrito. Como resultado desta investigação, é percetível o caráter vil dos atos cometidos face às entrevistadas. Estes vão desde a perseguição a ameaças, passando pela exclusão, insultos, anulação de opiniões e pelo questionar das competências profissionais da pessoa em questão. Concluiu-se, então, que a extensão dos danos provocados nas vítimas é elevada, destruindo não só a autoestima como a personalidade e a integridade profissional das mesmas. Estas consequências apresentam-se não só sob a forma de problemas físicos como psicológicos, assim como afetam a vida familiar e pessoal das vítimas. Percebeu-se que não é fácil lidar com o problema, especialmente enfrentá-lo sozinhas. Não parecem existir mecanismos explícitos sobre como enfrentar o assédio moral no ensino, o que leva a que as vítimas tenham receio de denunciar, quer por receio de represálias, quer por não saberem como o fazer em termos processuais, legais e mesmo criminais.The moral harassment is a problem that, even though it is not recent, has only been investigated in the past four decades. It is characterized by apparently common behaviors that, through its insistence, become hurtful to the victim since their purpose is to diminish, torment and exhaust. It was chosen to investigate the impact of this issue in the teaching population, no only by personal interest, but also because it is a field that doesn't seem to be getting the attention it deserves, especially when it comes to moral harassment and its consequences for teachers. This investigations purpose is to understand how moral harassment happens in teacher from the 1st to the 9th grade in the Portuguese public sector. As well as the damages done by it and how these professionals can and chose to deal with it. For this, it was chosen an interpretative methodological positioning of qualitative nature. The semi-structured interview was the method of data collection chosen in order to collect as much information as possible in is raw state, in order to do a content analysis. There were 9 interviews, 5 in person and 4 written. As a result, it is perceptible how vile the acts committed to the interviewed. They go from persecution to threats, exclusion, insults, annulment of opinions and questioning the competencies of these professionals. It is concluded that the extension of the damaged caused to these victims his high, damaging not only their self-esteem as well as their personality and professional integrity. These consequences present themselves not only and physical but also as psychological problems, the same way they affect the victims' home and personal life. It became apparent that it is not easy to deal with the problem, especially when facing it alone. It does not seem to exist specific mechanisms on how to deal with the problem on the educational system, which leads the victims to not report, either by being afraid of further punishments, or because they do not know how, whether in procedural, legal or even criminal terms.Ribeiro, José João Correia LeiteUniversidade do MinhoFerreira, Marta Rafaela Cunha20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69276por202536203info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:14.576051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
The moral harassment in the portuguese basic public education
title O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
spellingShingle O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
Ferreira, Marta Rafaela Cunha
Assédio moral
Bullying
Ensino
Mobbing
Professores
Education
Moral harassment
Teachers
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
title_full O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
title_fullStr O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
title_full_unstemmed O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
title_sort O assédio moral no ensino básico público português: um estudo exploratório
author Ferreira, Marta Rafaela Cunha
author_facet Ferreira, Marta Rafaela Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, José João Correia Leite
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marta Rafaela Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio moral
Bullying
Ensino
Mobbing
Professores
Education
Moral harassment
Teachers
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Assédio moral
Bullying
Ensino
Mobbing
Professores
Education
Moral harassment
Teachers
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69276
url http://hdl.handle.net/1822/69276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202536203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133114524499968