OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vitor Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286
Resumo: Objectivo: O objectivo deste estudo é tentar compreender quais são os principais determinantes da performance empresarial. Nomeadamente, tem como propósito investigar o impacto na performance empresarial das variáveis, orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva. Design/metodologia/abordagem: Esta investigação propõe um modelo teórico que será testado usando os modelos de equações estruturais (SEM). Foi desenvolvido um questionário para investigar a influência de variáveis como a orientação para o mercado, a orientação para a inovação, as capacidades de marketing e a vantagem competiva na performance empresarial. Foram recolhidos 206 questionários válidos de uma amostra de empresas portuguesas.Resultados: Os resultados do modelo de equações estruturais mostraram que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem uma influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por seu turno, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing. Por último, a variável capacidades de marketing influencia as vantagens competitivas.Originalidade/Valor: Esta investigação examina o papel mediador das capacidades de marketing e da vantagem competitiva na relação entre as variáveis independentes, a orientação para o mercado e a orientação para a inovação, e a variável final, performance empresarial.
id RCAP_dd02790c322b578f44c03c9fb76f7d91
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGALMarketing Estratégico; Determinantes da Performance Empresarial;Performance EmpresarialObjectivo: O objectivo deste estudo é tentar compreender quais são os principais determinantes da performance empresarial. Nomeadamente, tem como propósito investigar o impacto na performance empresarial das variáveis, orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva. Design/metodologia/abordagem: Esta investigação propõe um modelo teórico que será testado usando os modelos de equações estruturais (SEM). Foi desenvolvido um questionário para investigar a influência de variáveis como a orientação para o mercado, a orientação para a inovação, as capacidades de marketing e a vantagem competiva na performance empresarial. Foram recolhidos 206 questionários válidos de uma amostra de empresas portuguesas.Resultados: Os resultados do modelo de equações estruturais mostraram que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem uma influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por seu turno, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing. Por último, a variável capacidades de marketing influencia as vantagens competitivas.Originalidade/Valor: Esta investigação examina o papel mediador das capacidades de marketing e da vantagem competitiva na relação entre as variáveis independentes, a orientação para o mercado e a orientação para a inovação, e a variável final, performance empresarial.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2017-12-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/286International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 5, No 9 (2017)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286/148http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/286/189Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Mediainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Vitor PereiraMarcos, Anabela Maria Bello da Silveira de Figueiredo2022-09-22T10:30:28Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:17.883429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
title OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
spellingShingle OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
Sousa, Vitor Pereira
Marketing Estratégico; Determinantes da Performance Empresarial;Performance Empresarial
title_short OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
title_full OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
title_fullStr OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
title_full_unstemmed OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
title_sort OS DETERMINANTES DA PERFORMANCE EMPRESARIAL EM PORTUGAL
author Sousa, Vitor Pereira
author_facet Sousa, Vitor Pereira
Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira de Figueiredo
author_role author
author2 Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira de Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vitor Pereira
Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Estratégico; Determinantes da Performance Empresarial;Performance Empresarial
topic Marketing Estratégico; Determinantes da Performance Empresarial;Performance Empresarial
description Objectivo: O objectivo deste estudo é tentar compreender quais são os principais determinantes da performance empresarial. Nomeadamente, tem como propósito investigar o impacto na performance empresarial das variáveis, orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva. Design/metodologia/abordagem: Esta investigação propõe um modelo teórico que será testado usando os modelos de equações estruturais (SEM). Foi desenvolvido um questionário para investigar a influência de variáveis como a orientação para o mercado, a orientação para a inovação, as capacidades de marketing e a vantagem competiva na performance empresarial. Foram recolhidos 206 questionários válidos de uma amostra de empresas portuguesas.Resultados: Os resultados do modelo de equações estruturais mostraram que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem uma influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por seu turno, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing. Por último, a variável capacidades de marketing influencia as vantagens competitivas.Originalidade/Valor: Esta investigação examina o papel mediador das capacidades de marketing e da vantagem competitiva na relação entre as variáveis independentes, a orientação para o mercado e a orientação para a inovação, e a variável final, performance empresarial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/286
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/286/148
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/286/189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Media
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Media
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 5, No 9 (2017)
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130450919161856