Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1475 |
Resumo: | Como refere Apple (2009), a globalização é um termo deslizante que tem uma multiplicidade de significados, de acordo com os contextos e seus actores, não podendo significar a homogeneidade e uniformização. Por isso, falar de currículo, de aprendizagem ao longo da vida e de avaliação como um tema vinculado às políticas de educação e formação, em termos de arquitectura teórica e prática da formação, é entrar num terreno extremamente dissentâneo, mais ainda quando sobre ele são projectados olhares marcadamente disciplinares. É neste sentido que são abordados os conceitos de currículo, aprendizagem e avaliação, referindo-se que são muitas as posições divergentes que fundamentam a análise das actuais políticas sobre educação e formação, enquadradas por agendas mundiais, sem que isso signifique a aceitação genérica da uniformização e a rejeição da diversidade, sobretudo quando o currículo, a aprendizagem e a avaliação são questionados pela vertente pessoal. O texto do artigo distribui-se por quatro pontos: no primeiro, faz-se uma abordagem integrada dos conceitos de currículo, aprendizagem ao longo da vida e avaliação, que fundamentam a análise mais geral; no segundo, terceiro e quarto analisam-se e problematizam-se, respectivamente, cada um dos conceitos. |
id |
RCAP_dd130930aefcd5594020b9ea174b3d9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1475 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizadaEDUCAÇÃOCURRÍCULOS ESCOLARESAPRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAAVALIAÇÃO CURRICULARGLOBALIZAÇÃOEDUCATIONSCHOOL CURRICULALIFELONG LEARNINGGLOBALISATIONComo refere Apple (2009), a globalização é um termo deslizante que tem uma multiplicidade de significados, de acordo com os contextos e seus actores, não podendo significar a homogeneidade e uniformização. Por isso, falar de currículo, de aprendizagem ao longo da vida e de avaliação como um tema vinculado às políticas de educação e formação, em termos de arquitectura teórica e prática da formação, é entrar num terreno extremamente dissentâneo, mais ainda quando sobre ele são projectados olhares marcadamente disciplinares. É neste sentido que são abordados os conceitos de currículo, aprendizagem e avaliação, referindo-se que são muitas as posições divergentes que fundamentam a análise das actuais políticas sobre educação e formação, enquadradas por agendas mundiais, sem que isso signifique a aceitação genérica da uniformização e a rejeição da diversidade, sobretudo quando o currículo, a aprendizagem e a avaliação são questionados pela vertente pessoal. O texto do artigo distribui-se por quatro pontos: no primeiro, faz-se uma abordagem integrada dos conceitos de currículo, aprendizagem ao longo da vida e avaliação, que fundamentam a análise mais geral; no segundo, terceiro e quarto analisam-se e problematizam-se, respectivamente, cada um dos conceitos.Drawing upon the concept of “sliding signifiers” (Apple, 2009) as having a multiplicity of meanings in a given context according to its actors and contexts, this paper explores globalization which does not mean homogeneity and uniformity. Thus, reflecting upon curriculum, lifelong learning and evaluation as themes related to educational and training policies implies the discussion of their meanings taking into account different ways of looking at them, especially in a field which is marked by a disciplinary view. This paper examines these meanings by discussing the diverse points of view based upon existing educational and training policies, within the framework of the world agencies. This does not mean the general acceptance of uniformity and the rejection of diversity, particularly when curriculum, learning and evaluation are discussed taking a personal stance. The paper includes, in the first section, an integrated approach of the concepts of curriculum, lifelong learning and evaluation and, in the second section, the discussion of each of these concepts.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T20:06:13Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1475por1646-401XPacheco, José Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:34.141728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada |
title |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada |
spellingShingle |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada Pacheco, José Augusto EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESCOLARES APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA AVALIAÇÃO CURRICULAR GLOBALIZAÇÃO EDUCATION SCHOOL CURRICULA LIFELONG LEARNING GLOBALISATION |
title_short |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada |
title_full |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada |
title_fullStr |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada |
title_full_unstemmed |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada |
title_sort |
Currículo, aprendizagem e avaliação : uma abordagem face à agenda globalizada |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESCOLARES APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA AVALIAÇÃO CURRICULAR GLOBALIZAÇÃO EDUCATION SCHOOL CURRICULA LIFELONG LEARNING GLOBALISATION |
topic |
EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESCOLARES APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA AVALIAÇÃO CURRICULAR GLOBALIZAÇÃO EDUCATION SCHOOL CURRICULA LIFELONG LEARNING GLOBALISATION |
description |
Como refere Apple (2009), a globalização é um termo deslizante que tem uma multiplicidade de significados, de acordo com os contextos e seus actores, não podendo significar a homogeneidade e uniformização. Por isso, falar de currículo, de aprendizagem ao longo da vida e de avaliação como um tema vinculado às políticas de educação e formação, em termos de arquitectura teórica e prática da formação, é entrar num terreno extremamente dissentâneo, mais ainda quando sobre ele são projectados olhares marcadamente disciplinares. É neste sentido que são abordados os conceitos de currículo, aprendizagem e avaliação, referindo-se que são muitas as posições divergentes que fundamentam a análise das actuais políticas sobre educação e formação, enquadradas por agendas mundiais, sem que isso signifique a aceitação genérica da uniformização e a rejeição da diversidade, sobretudo quando o currículo, a aprendizagem e a avaliação são questionados pela vertente pessoal. O texto do artigo distribui-se por quatro pontos: no primeiro, faz-se uma abordagem integrada dos conceitos de currículo, aprendizagem ao longo da vida e avaliação, que fundamentam a análise mais geral; no segundo, terceiro e quarto analisam-se e problematizam-se, respectivamente, cada um dos conceitos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04T20:06:13Z 2011-01-01T00:00:00Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1475 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136318688591872 |