Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pereira, Nancy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/362
Resumo: O artigo pretende discutir a globalização e a identidade no contexto da escola e do currículo, como dois espaços posicionais que configuram as políticas de ensino, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto. Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.
id FCC-1_46a2df569fa33ed0ca6befe8f5b8cc44
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/362
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Globalização e identidade no contexto da escola e do currículoGlobalizaçãoIdentidadeEscolasCurrículosO artigo pretende discutir a globalização e a identidade no contexto da escola e do currículo, como dois espaços posicionais que configuram as políticas de ensino, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto. Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.Fundação Carlos Chagas2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/362Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 371-398Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 131 (2007); 371-398Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 371-398Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 131 (2007); 371-3981980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/362/366Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, José AugustoPereira, Nancy2023-11-06T14:33:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/362Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T14:33:14Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
title Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
spellingShingle Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
Pacheco, José Augusto
Globalização
Identidade
Escolas
Currículos
title_short Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
title_full Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
title_fullStr Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
title_full_unstemmed Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
title_sort Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
Pereira, Nancy
author_role author
author2 Pereira, Nancy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Pereira, Nancy
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Identidade
Escolas
Currículos
topic Globalização
Identidade
Escolas
Currículos
description O artigo pretende discutir a globalização e a identidade no contexto da escola e do currículo, como dois espaços posicionais que configuram as políticas de ensino, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto. Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/362
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/362/366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 371-398
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 131 (2007); 371-398
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 371-398
Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 131 (2007); 371-398
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431064514560000