Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Milena de Melo Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13848
Resumo: Os professores das Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, desempenham um papel importante, ao promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para desempenharem um papel ativo em sociedade. Por isso, é essencial aprofundar a pesquisa sobre a Educação para a cidadania, reforçando a formação de futuros profissionais, reflexivos e críticos, tanto a nível da formação inicial (estudantes), como da formação continuada (professores). Assim, este estudo tem por objetivo analisar o contributo de práticas centradas no estudante e na Educação para a Cidadania, em interrelação com a formação docente, na perspetiva de estudantes e professores do curso de Pedagogia de uma IES privada de Aparecida de Goiânia. Atendendo às características do estudo de caso, a metodologia é predominantemente qualitativa, privilegiando uma análise aprofundada, tanto dos documentos estruturantes da IES, como das opiniões dos participantes, tanto estudantes como professores. Os resultados do estudo comprovam que é possível implementar, no Curso de Pedagogia, uma Educação de qualidade, quanto à formação de futuros docentes, através de um processo reflexivo e o trabalho colaborativo entre professores e estudantes. Contudo, a pesquisa permitiu igualmente verificar que o ensino expositivo ainda se mantém, pelo que é necessário mais formação continuada, focando o desenvolvimento do estudante como profissional e cidadão. Assim, é essencial a formação reflexiva, para a construção de uma Educação para a cidadania, pois através do pensamento crítico é possível alcançar mais qualificação profissional e a consolidação de valores em sociedade. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; formação docente; reflexão; Educação para a Cidadania; Instituição de Ensino Superior
id RCAP_dd18b1af5ffe950a766e45f38cc53694
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privadaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPEDAGOGIAFORMAÇÃO DE PROFESSORESCIDADANIAENSINO SUPERIOREDUCATIONPEDAGOGYTEACHERS EDUCATIONCITIZENSHIPHIGHER EDUCATIONOs professores das Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, desempenham um papel importante, ao promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para desempenharem um papel ativo em sociedade. Por isso, é essencial aprofundar a pesquisa sobre a Educação para a cidadania, reforçando a formação de futuros profissionais, reflexivos e críticos, tanto a nível da formação inicial (estudantes), como da formação continuada (professores). Assim, este estudo tem por objetivo analisar o contributo de práticas centradas no estudante e na Educação para a Cidadania, em interrelação com a formação docente, na perspetiva de estudantes e professores do curso de Pedagogia de uma IES privada de Aparecida de Goiânia. Atendendo às características do estudo de caso, a metodologia é predominantemente qualitativa, privilegiando uma análise aprofundada, tanto dos documentos estruturantes da IES, como das opiniões dos participantes, tanto estudantes como professores. Os resultados do estudo comprovam que é possível implementar, no Curso de Pedagogia, uma Educação de qualidade, quanto à formação de futuros docentes, através de um processo reflexivo e o trabalho colaborativo entre professores e estudantes. Contudo, a pesquisa permitiu igualmente verificar que o ensino expositivo ainda se mantém, pelo que é necessário mais formação continuada, focando o desenvolvimento do estudante como profissional e cidadão. Assim, é essencial a formação reflexiva, para a construção de uma Educação para a cidadania, pois através do pensamento crítico é possível alcançar mais qualificação profissional e a consolidação de valores em sociedade. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; formação docente; reflexão; Educação para a Cidadania; Instituição de Ensino SuperiorTeachers at Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil play an important role in promoting student learning and development, preparing them to play an active role in society. Therefore, it is essential to deepen the research on Education for citizenship, reinforcing the training of future professionals, reflective and critical, both at the level of initial training (students) and continuing training (teachers). Thus, this study aims to analyze the contribution of student-centered practices and Education for Citizenship, in interrelation with teacher training, from the perspective of students and teachers of the Pedagogy course of a private HEI in Aparecida de Goiânia. Given the characteristics of the case study, the methodology is predominantly qualitative, favoring an in-depth analysis of both the structuring documents of the HEI and the opinions of the participants, both students and teachers. The results of study prove that it is possible to implement, in the Pedagogy Course, a quality education, regarding the training of future teachers, through active methodologies focused on the student, and through reflection and collaborative work between teachers and students. However, the research also made it possible to verify that the expository teaching is still maintained, so more continuous training is needed, focusing on the development of the student as a professional and citizen. Thus, reflective training is essential for the construction of an Education for citizenship, because through critical thinking it is possible to achieve more professional qualification and the consolidation of values in society. Keywords: Pedagogy Course; teacher training; reflection; Education for Citizenship; Higher Education Institution2023-05-04T15:24:18Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13848TID:203179900porSantos, Milena de Melo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-05T01:30:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:52.557624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
title Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
spellingShingle Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
Santos, Milena de Melo Silva
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CIDADANIA
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
PEDAGOGY
TEACHERS EDUCATION
CITIZENSHIP
HIGHER EDUCATION
title_short Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
title_full Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
title_fullStr Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
title_full_unstemmed Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
title_sort Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
author Santos, Milena de Melo Silva
author_facet Santos, Milena de Melo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Milena de Melo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CIDADANIA
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
PEDAGOGY
TEACHERS EDUCATION
CITIZENSHIP
HIGHER EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CIDADANIA
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
PEDAGOGY
TEACHERS EDUCATION
CITIZENSHIP
HIGHER EDUCATION
description Os professores das Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, desempenham um papel importante, ao promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para desempenharem um papel ativo em sociedade. Por isso, é essencial aprofundar a pesquisa sobre a Educação para a cidadania, reforçando a formação de futuros profissionais, reflexivos e críticos, tanto a nível da formação inicial (estudantes), como da formação continuada (professores). Assim, este estudo tem por objetivo analisar o contributo de práticas centradas no estudante e na Educação para a Cidadania, em interrelação com a formação docente, na perspetiva de estudantes e professores do curso de Pedagogia de uma IES privada de Aparecida de Goiânia. Atendendo às características do estudo de caso, a metodologia é predominantemente qualitativa, privilegiando uma análise aprofundada, tanto dos documentos estruturantes da IES, como das opiniões dos participantes, tanto estudantes como professores. Os resultados do estudo comprovam que é possível implementar, no Curso de Pedagogia, uma Educação de qualidade, quanto à formação de futuros docentes, através de um processo reflexivo e o trabalho colaborativo entre professores e estudantes. Contudo, a pesquisa permitiu igualmente verificar que o ensino expositivo ainda se mantém, pelo que é necessário mais formação continuada, focando o desenvolvimento do estudante como profissional e cidadão. Assim, é essencial a formação reflexiva, para a construção de uma Educação para a cidadania, pois através do pensamento crítico é possível alcançar mais qualificação profissional e a consolidação de valores em sociedade. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; formação docente; reflexão; Educação para a Cidadania; Instituição de Ensino Superior
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-05-04T15:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13848
TID:203179900
url http://hdl.handle.net/10437/13848
identifier_str_mv TID:203179900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131587615391744