Sistema de treino para ciclistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Paulo Ricardo Pinho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/2589
Resumo: No trabalho é desenvolvido um sistema de treino para ciclistas. O sistema de treino é constituído por uma bicicleta de ―Spinning‖, um travão accionado electricamente, e por um sensor de velocidade, utilizado para medir a velocidade de rotação da roda de inércia. Nos primeiros capítulos encontra-se o estudo dos vários conceitos que envolvem o sistema de treino. É realizado um estudo sobre as principais forças que actuam numa bicicleta. Outro conceito estudado é o filtro Kalman (FK). Este será importante para o controlo do sistema de treino. O modelo do sistema de treino está dividido em duas partes. A primeira corresponde ao sistema mecânico, e a segunda o sistema de controlo e actuação. Este é constituído por um sensor de velocidade, uma unidade de estimação e o sistema de actuação do travão da bicicleta. A unidade de estimação é composta por conjunto de filtros de Kalman que estima a velocidade, a aceleração e a posição necessárias ao cálculo da força resistente ao movimento do conjunto ciclista bicicleta. Os resultados da simulação do sistema mostram que o sistema de treino modelado apresenta um desempenho bastante razoável. A estimação efectuada pelos filtros dos valores da velocidade, da aceleração e da posição do ciclista, permite a unidade de controlo do sistema calcular o valor da força resistente ao movimento.
id RCAP_dd1bd4779230d157844b6b4405152ea6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/2589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de treino para ciclistasBicicletaCiclismoAnálise do ciclismoDinâmica dos veículosForça resistente ao movimentoFiltro de KalmanSimuladoresMatlab/simulinkBicycleBikeCyclistAnalytic cyclingVehicle dynamicsMovement resistance forceKalman filterSimulatorNo trabalho é desenvolvido um sistema de treino para ciclistas. O sistema de treino é constituído por uma bicicleta de ―Spinning‖, um travão accionado electricamente, e por um sensor de velocidade, utilizado para medir a velocidade de rotação da roda de inércia. Nos primeiros capítulos encontra-se o estudo dos vários conceitos que envolvem o sistema de treino. É realizado um estudo sobre as principais forças que actuam numa bicicleta. Outro conceito estudado é o filtro Kalman (FK). Este será importante para o controlo do sistema de treino. O modelo do sistema de treino está dividido em duas partes. A primeira corresponde ao sistema mecânico, e a segunda o sistema de controlo e actuação. Este é constituído por um sensor de velocidade, uma unidade de estimação e o sistema de actuação do travão da bicicleta. A unidade de estimação é composta por conjunto de filtros de Kalman que estima a velocidade, a aceleração e a posição necessárias ao cálculo da força resistente ao movimento do conjunto ciclista bicicleta. Os resultados da simulação do sistema mostram que o sistema de treino modelado apresenta um desempenho bastante razoável. A estimação efectuada pelos filtros dos valores da velocidade, da aceleração e da posição do ciclista, permite a unidade de controlo do sistema calcular o valor da força resistente ao movimento.On this thesis is developed a cyclists training system model. The training system consists of a Spinning bike, an electrically actuated brake and a speed sensor used to measure the wheel rotation. In the early chapters was done a study of training system concepts. The bike dynamics was studied. Another concept studied is the Kalman filter (KF). This will be important to control the training system. The training system model is divided into two parts. The first sets out the training system mechanical part. The second defines the control and actuation system. This characterizes the speed sensor, the estimation unit and brake actuation. The estimation unit is consists of set of Kalman filters that estimate the variables of speed, acceleration and position. These are necessary to calculate the movement resistant of the whole bike rider. The model results show that the training system modeled performance is quite reasonable. The estimation made by the filters of the values, allows to system unit control, calculate the amount of movement resistant with accuracy.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoGomes, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBrandão, Paulo Ricardo Pinho2013-11-06T16:50:47Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/2589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:42:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/2589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:36.070880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de treino para ciclistas
title Sistema de treino para ciclistas
spellingShingle Sistema de treino para ciclistas
Brandão, Paulo Ricardo Pinho
Bicicleta
Ciclismo
Análise do ciclismo
Dinâmica dos veículos
Força resistente ao movimento
Filtro de Kalman
Simuladores
Matlab/simulink
Bicycle
Bike
Cyclist
Analytic cycling
Vehicle dynamics
Movement resistance force
Kalman filter
Simulator
title_short Sistema de treino para ciclistas
title_full Sistema de treino para ciclistas
title_fullStr Sistema de treino para ciclistas
title_full_unstemmed Sistema de treino para ciclistas
title_sort Sistema de treino para ciclistas
author Brandão, Paulo Ricardo Pinho
author_facet Brandão, Paulo Ricardo Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Nuno
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Paulo Ricardo Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Bicicleta
Ciclismo
Análise do ciclismo
Dinâmica dos veículos
Força resistente ao movimento
Filtro de Kalman
Simuladores
Matlab/simulink
Bicycle
Bike
Cyclist
Analytic cycling
Vehicle dynamics
Movement resistance force
Kalman filter
Simulator
topic Bicicleta
Ciclismo
Análise do ciclismo
Dinâmica dos veículos
Força resistente ao movimento
Filtro de Kalman
Simuladores
Matlab/simulink
Bicycle
Bike
Cyclist
Analytic cycling
Vehicle dynamics
Movement resistance force
Kalman filter
Simulator
description No trabalho é desenvolvido um sistema de treino para ciclistas. O sistema de treino é constituído por uma bicicleta de ―Spinning‖, um travão accionado electricamente, e por um sensor de velocidade, utilizado para medir a velocidade de rotação da roda de inércia. Nos primeiros capítulos encontra-se o estudo dos vários conceitos que envolvem o sistema de treino. É realizado um estudo sobre as principais forças que actuam numa bicicleta. Outro conceito estudado é o filtro Kalman (FK). Este será importante para o controlo do sistema de treino. O modelo do sistema de treino está dividido em duas partes. A primeira corresponde ao sistema mecânico, e a segunda o sistema de controlo e actuação. Este é constituído por um sensor de velocidade, uma unidade de estimação e o sistema de actuação do travão da bicicleta. A unidade de estimação é composta por conjunto de filtros de Kalman que estima a velocidade, a aceleração e a posição necessárias ao cálculo da força resistente ao movimento do conjunto ciclista bicicleta. Os resultados da simulação do sistema mostram que o sistema de treino modelado apresenta um desempenho bastante razoável. A estimação efectuada pelos filtros dos valores da velocidade, da aceleração e da posição do ciclista, permite a unidade de controlo do sistema calcular o valor da força resistente ao movimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2013-11-06T16:50:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/2589
url http://hdl.handle.net/10400.22/2589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131331209199616