Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Samir Cristino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dourado, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/53947
Resumo: A prática de ensino, ainda hoje, não diferente do que ocorreu durante muito tempo, consiste, essencialmente, no modelo de aula em que o professor transmite um conteúdo com breve momento de discussão e atividades as quais o aluno, após memorizar as informações, tem de responder. Algumas estratégias metodológicas de ensino diferenciadas vêm sendo desenvolvidas por professores, que acreditam ser possível promover mudanças em suas práticas pedagógicas, tendo em vista uma aprendizagem significativa. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma dessas estratégias de método inovadoras em que os estudantes trabalham com o objetivo de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Trata-se, portanto, de um método de aprendizagem centrado no aluno, que deixa o papel de receptor passivo do conhecimento e assume o lugar de protagonista de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa. Este artigo constitui-se em uma revisão da literatura básica sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é apresentar a ABP como um método de aprendizagem significativo e eficaz, que pode ser utilizado nos diversos níveis de ensino e nas mais diferentes disciplinas. Por meio de uma investigação do estado da arte sobre a ABP, buscamos refletir acerca da sua importância como método de aprendizagem. A ABP tem apresentado resultados positivos, observados por pesquisadores das mais diferentes áreas, os quais a utilizaram como método de aprendizagem, seja em cursos universitários, seja na educação básica. Espera-se, com este artigo, possibilitar a reflexão sobre novas estratégias de aprendizagem para um ensino educativo.
id RCAP_dd22355a0ca3ad0487aa5cab1e9fa471
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativoProblem-Based Learning (PBL): a learning methodology for innovative educational teachingEducaçãoEnsinoMétodo de AprendizagemAprendizagem Baseada em Problemas (ABP)EducationTeachingLearning methodProblem-based learningPBLCiências Sociais::Ciências da EducaçãoScience & TechnologyA prática de ensino, ainda hoje, não diferente do que ocorreu durante muito tempo, consiste, essencialmente, no modelo de aula em que o professor transmite um conteúdo com breve momento de discussão e atividades as quais o aluno, após memorizar as informações, tem de responder. Algumas estratégias metodológicas de ensino diferenciadas vêm sendo desenvolvidas por professores, que acreditam ser possível promover mudanças em suas práticas pedagógicas, tendo em vista uma aprendizagem significativa. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma dessas estratégias de método inovadoras em que os estudantes trabalham com o objetivo de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Trata-se, portanto, de um método de aprendizagem centrado no aluno, que deixa o papel de receptor passivo do conhecimento e assume o lugar de protagonista de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa. Este artigo constitui-se em uma revisão da literatura básica sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é apresentar a ABP como um método de aprendizagem significativo e eficaz, que pode ser utilizado nos diversos níveis de ensino e nas mais diferentes disciplinas. Por meio de uma investigação do estado da arte sobre a ABP, buscamos refletir acerca da sua importância como método de aprendizagem. A ABP tem apresentado resultados positivos, observados por pesquisadores das mais diferentes áreas, os quais a utilizaram como método de aprendizagem, seja em cursos universitários, seja na educação básica. Espera-se, com este artigo, possibilitar a reflexão sobre novas estratégias de aprendizagem para um ensino educativo.The teaching practice, still today, no different from what happened for a long time, is essentially the class model where the teacher transmits content with brief moment of discussion and activities which the student, after storing the information, has to answer. Some methodological strategies of differentiated education have been developed by teachers who believe they can make change in their teaching practices, aiming at a meaningful learning. The Problem-Based Learning (PBL) emerges as an innovative method of these strategies in which students work in order to address a real or simulated from a context problem. It is, therefore, a method of learning student-centered, which makes the role of passive recipient of knowledge and takes the place of the protagonist of their own learning through research. This article constitutes a review of basic literature on Problem-Based Learning. The aim is to present the PBL as a method of meaningful and effective learning, which can be used in different educational levels and in many different disciplines. Through a state of the art research on PBL, we seek to reflect on its importance as a learning method. The PBL has shown positive results observed by researchers from different areas, which they used it as a method of learning, whether in university courses either in basic education. Hopefully, with this article, make it possible to reflect on new learning strategies for an educational school.info:eu-repo/semantics/publishedVersionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteUniversidade do MinhoSouza, Samir CristinoDourado, Luís2015-09-302015-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/53947porSouza, S. & Dourado, L. (2015). Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 31(5) 182-200.1807-160010.15628/holos.2015.2880http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/81info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:36:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:35.496440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
Problem-Based Learning (PBL): a learning methodology for innovative educational teaching
title Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
Souza, Samir Cristino
Educação
Ensino
Método de Aprendizagem
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Education
Teaching
Learning method
Problem-based learning
PBL
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
title_short Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
title_full Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
title_sort Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo
author Souza, Samir Cristino
author_facet Souza, Samir Cristino
Dourado, Luís
author_role author
author2 Dourado, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Samir Cristino
Dourado, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Método de Aprendizagem
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Education
Teaching
Learning method
Problem-based learning
PBL
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
topic Educação
Ensino
Método de Aprendizagem
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Education
Teaching
Learning method
Problem-based learning
PBL
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Science & Technology
description A prática de ensino, ainda hoje, não diferente do que ocorreu durante muito tempo, consiste, essencialmente, no modelo de aula em que o professor transmite um conteúdo com breve momento de discussão e atividades as quais o aluno, após memorizar as informações, tem de responder. Algumas estratégias metodológicas de ensino diferenciadas vêm sendo desenvolvidas por professores, que acreditam ser possível promover mudanças em suas práticas pedagógicas, tendo em vista uma aprendizagem significativa. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma dessas estratégias de método inovadoras em que os estudantes trabalham com o objetivo de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Trata-se, portanto, de um método de aprendizagem centrado no aluno, que deixa o papel de receptor passivo do conhecimento e assume o lugar de protagonista de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa. Este artigo constitui-se em uma revisão da literatura básica sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. O objetivo é apresentar a ABP como um método de aprendizagem significativo e eficaz, que pode ser utilizado nos diversos níveis de ensino e nas mais diferentes disciplinas. Por meio de uma investigação do estado da arte sobre a ABP, buscamos refletir acerca da sua importância como método de aprendizagem. A ABP tem apresentado resultados positivos, observados por pesquisadores das mais diferentes áreas, os quais a utilizaram como método de aprendizagem, seja em cursos universitários, seja na educação básica. Espera-se, com este artigo, possibilitar a reflexão sobre novas estratégias de aprendizagem para um ensino educativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
2015-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/53947
url https://hdl.handle.net/1822/53947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, S. & Dourado, L. (2015). Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 31(5) 182-200.
1807-1600
10.15628/holos.2015.2880
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133021048143872