Melhoria de processos logísticos em armazém com recurso a técnicas lean

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ricardo Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6496
Resumo: Mestrado em Gestão de Operações
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spelling Melhoria de processos logísticos em armazém com recurso a técnicas leanGestão de OperaçõesProdução leanMestrado em Gestão de OperaçõesExame público realizado em 28 de Março de 2022A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do curso do Mestrado de Gestão de Operações, na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, com base no estágio curricular efetuado na “Organização XXX”, tendo como principal objetivo o recurso às ferramentas da metodologia Lean com intuito de melhoria contínua das operações no departamento logístico. A metodologia de investigação usada para este projeto foi a “Action-Research”, com aplicação de cinco fases: diagnóstico, planeamento, implementação, monitorização e aprendizagem. Esta metodologia permite o envolvimento direto do próprio autor com os especialistas da empresa, para perceber quais as dificuldades que estes têm, propondo formas de solucionar estes problemas, obter maior eficácia e eficiência de operações logísticas, tendo como foco a eliminação de desperdícios existentes na temática de perdas relativas a movimentações, tempos e processos realizados em armazém. Para a realização deste projeto, em primeira instância foi realizada uma revisão bibliográfica, onde se aborda a temática da filosofia Lean, ou seja, uma breve história desta metodologia, os princípios que a regem, os tipos de desperdícios ao qual esta filosofia procura responder e eliminar, e as ferramentas ao seu dispor, explicando detalhadamente a forma como estas solucionam os desperdícios. Em simultâneo com a filosofia Lean, também se faz uma revisão da temática da logística assim como a junção dos dois conceitos, Lean e logística, a fim de perceber a aplicabilidade das ferramentas de melhoria contínua no setor logístico. Posteriormente é feita uma descrição da organização onde decorreu o estágio curricular, apresentando uma breve história da empresa, missão e os produtos que são comercializados. Seguidamente, é realizada uma descrição do estado atual do departamento logístico, analisando criticamente as operações realizadas de forma a identificar os principais desperdícios existentes segundo a metodologia Lean. Os problemas encontrados estão categorizados essencialmente como movimentações desnecessárias, tempo alargado entre atividades (fruto de procedimentos ineficientes, organização não uniforme dos produtos e de inexistência de um sistema de localizações), ausência de elementos visuais e existência de produtos que não geram valor. Finalmente, tendo em conta a análise realizada e aos problemas identificados, foram propostas ações de melhoria que visam diminuir o tempo das atividades, as movimentações e auxiliam na gestão de stocks do armazém. Foi desenvolvido um ficheiro em “excel”, que com recurso a listagens antigas (que podem levar a erros no processo de picking), permite o acesso direto a informação relativa a localizações dos produtos dentro do armazém. Desta forma é possível eliminar o fator de procura manual das correspondências das cores, assim como, permite o acesso instantâneo, desde que se faça essa gestão dos produtos no ficheiro que serve como sistema de localizações, à informação relativa a este aspeto, eliminando a procura destes produtos nas várias zonas do armazém, o que se traduz em ganhos na ordem de 67.8% para a redução do tempo e 24.2% para movimentações. Para além disto, são eliminadas tarefas que levavam ao atraso na atualização dos stocks da organização, minimizando os erros relativos a este aspeto. Palavras-Chave: Melhoria Contínua, Lean Logistics, Lean Manufacturing, Processos InternosThe present dissertation was developed within the scope of Operations Management Masters degree course, in Lusíada University in Vila Nova de Famalicão, with basis on the curriculum internship taken at “Organization XXX”, with main focus on the use of Lean methodology tools with porpuse on continous improvement of operations in the logistics department. The investigation methodology used for this project was “Action-Research”, throught the aplication of five phases: diagnosis, planning, implementation, monitoring and learning. This methodology allows the direct involvement of the author himself with the company’s specialists to understand what difficulties they have and proposing ways to solve those problems, achieving more efficiency and effectiveness of logistics operations, focusing on the elimination of existing wastes framed on movement losses, times and warehouse processes. For the accomplishment of this project, at first instance it was developed a literature review, where it approaches the thematic of Lean philosophy, that is, a brief history of the methodology, it’s principles which by it conducts, the kinds of wastes in which this philosophy looks to answer and eliminate, and the tools at it’s dysposal, explaining in detail the way the wastes are solved. In simultaneous with the Lean philosophy, it is also performed a thematic review about logistics, by gathering both concepts, Lean and logistics, in order to understand the applicability of continuous improvement tools in the logistics sector. Afterwards, a company’s description was provided, where the curriculum internship was taken, presenting a brief history of the company, it’s mission and the products comercialized. Furthermore, was fulfilled a thorough analysis of the current state of the logistics department, critically analysing the operations perfomed in a way to identify the main existing wastes according to Lean methodology. The problems found are essencially categorized as unnecessary movements, extended time between activities (fromineffective procedures, non-uniform product organization and non-existence of a locations system), absence of visual elements and non-generating value products. Lastly, with the previous analysis done and problems identified, the proposition of improvement actions was proceeded, which aim to reduce the time taken in those activities, on the movements taken and to help in warehouse stock management. It was developed an “excel” file which aims to tackle the resort of ancient listings (which can lead to errors in the picking process), and also can ensure direct access to product locations information directly, which are inside the warehouse, this way the manual search of colors is eliminated as well as it gives access to the information instantly, as long as the locations system file is managed, eliminating the search for products in different areas of the warehouse, which translates to gainings of 67.8% for time reduced and 24.2% for movement. Beyond this, tasks that delay the updating of organization’s products are eliminated, minimizing the errors relative to this aspect. Key-Words: Continous Improvement, Lean Logistics, Lean Manufacturing, Internal Processes2022-09-14T09:16:01Z2022-09-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6496http://hdl.handle.net/11067/6496TID:203052056porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Ricardo Miguel Ferreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:55Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:59.437378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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