Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.43 |
Resumo: | Autores como Rodrigues (1997), Hargreaves (1999), Gordon (2000a), Chapuis (2001), Peery (2002), Castro (2003, 2004), Palheiros (2004), para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, o antropólogo Alan Merrian (1964) refere na sua obra The anthropology of music, there is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior (p. 218) como a música. Pretendo alertar para a importância da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos. Como refere Perry (2000) ao citar Kuhmerker a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura e ainda o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas(p. 482). Palavras-chave: música, canção, cantar, coração, processos |
id |
RCAP_dd3c76a9144fb755d4c040fc01b96ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/43 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem MetodológicaAutores como Rodrigues (1997), Hargreaves (1999), Gordon (2000a), Chapuis (2001), Peery (2002), Castro (2003, 2004), Palheiros (2004), para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, o antropólogo Alan Merrian (1964) refere na sua obra The anthropology of music, there is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior (p. 218) como a música. Pretendo alertar para a importância da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos. Como refere Perry (2000) ao citar Kuhmerker a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura e ainda o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas(p. 482). Palavras-chave: música, canção, cantar, coração, processosInstituto Politécnico de Bragança2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.43https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.43EduSer; Vol. 4 No. 1 (2012): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 4 n. 1 (2012): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 4 N.º 1 (2012): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/43https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/43/46Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Isabel de2023-02-18T06:01:24Zoai:eduser.ipb.pt:article/43Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:50.325724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica |
title |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica |
spellingShingle |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica Castro, Isabel de |
title_short |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica |
title_full |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica |
title_fullStr |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica |
title_full_unstemmed |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica |
title_sort |
Quando Cantar vem do Coração: uma Abordagem Metodológica |
author |
Castro, Isabel de |
author_facet |
Castro, Isabel de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Isabel de |
description |
Autores como Rodrigues (1997), Hargreaves (1999), Gordon (2000a), Chapuis (2001), Peery (2002), Castro (2003, 2004), Palheiros (2004), para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, o antropólogo Alan Merrian (1964) refere na sua obra The anthropology of music, there is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior (p. 218) como a música. Pretendo alertar para a importância da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos. Como refere Perry (2000) ao citar Kuhmerker a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura e ainda o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas(p. 482). Palavras-chave: música, canção, cantar, coração, processos |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.43 https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.43 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/43 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/43/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 4 No. 1 (2012): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 4 n. 1 (2012): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 4 N.º 1 (2012): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939897413632 |