"O eu e o eles" das histórias: as pessoas com deficiência intelectual e os estigmas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Catarina da Mota
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33368
Resumo: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo
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spelling "O eu e o eles" das histórias: as pessoas com deficiência intelectual e os estigmas sociaisPessoas com deficiência intelectualPaisEstigmas SociaisHistóriasParticipaçãoDissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e EmpreendedorismoA presente dissertação “O eu e o eles” das histórias: As pessoas com deficiência intelectual e os estigmas sociais” toma como objeto de análise a problemática dos estigmas sociais na área da deficiência intelectual e traduz as perceções de sete pessoas com deficiência intelectual e 13 pais acerca dos estigmas sociais e as suas implicações na vida quotidiana e emocional das pessoas com deficiência intelectual e dos seus pais. O estudo foi orientado pelo objetivo de compreender de que forma os estigmas sociais têm impacte nas vidas (participação social, autonomia e sentido de lugar) das pessoas com deficiência intelectual. Conduzido pela metodologia qualitativa/interpretativa, e com contributos do paradigma sócio-crítico/emancipatório, este estudo procurou valorar as concepções dos sujeitos, sendo os mesmos o centro da produção de conhecimento. A recolha dos dados foi feita através de entrevistas, focus group e observação participante. Para a análise dos dados recolhidos recorreu-se aos princípios da análise de conteúdo. Os resultados dão conta de uma inegável consciência das pessoas com deficiência intelectual e dos seus pais dos estigmas sociais de que são alvo. Estes achados refletem a importância de se reinventarem as histórias contadas acerca das pessoas com deficiência intelectual e da narrativa dos próprios acerca das suas vidas assim como questões a aprofundar em estudos futuros.This thesis “I and they” of the stories: people with intellectual disability and the social stigma” has the propose not only to analyse the problematic issue of social stigma in the area of the intellectual disability and give the opinion of seven people with intellectual disability and 13 parents but also aims to show how social stigma has implications in daily routines and emotional life of people with intellectual disability and their parents. This study was orientated by the goal of understanding how social stigma affects everyday life (taking part in society, social autonomy and sense of place) of people with intellectual disability. Orientated by a qualitative/ interpretative methodology and contributions from the socio-critical/emancipatory paradigm, this study aimed to give importance to the individual conceptions, considering these are the center of knowledge production. Data collection procedures incorporated interviews, focus groups and participant observation. Content analysis was used for data analysis. The results demonstrate an unquestionable awareness from people with intellectual disability and their parents of the social stigma with implications in their lives. These findings reflect the importance of reinventing the stories that are told about people with intellectual disability and their own narratives about their lives. Several questions to deepen in future studies also emerge from the study.La presente disertación "el yo y el ellos” de las historias: Personas con deficiencia intelectual y los estigmas sociales" tiene como objetivo de análisis la problemática de estigmas sociales en el área de la deficiencia intelectual, y traduce las percepciones de siete personas con deficiencia intelectual y trece padres sobre los estigmas sociales y sus implicaciones en la vida cotidiana y emocional de las personas con deficiencia y la de sus padres. El estudio ha sido orientado por el objetivo de comprender de qué forma los estigmas sociales tienen un impacto en la vida (participación social, autonomía, y sentido de pertenencia) de las personas con deficiencia intelectual. Utilizando una metodología cualitativa / interpretativa, y con contribuciones del paradigma socio-crítico / emancipador, este estudio tratar de valorar las concepciones de los sujetos, siendo éstos el centro de producción de conocimiento. La recogida de datos fue realizada a través de entrevistas, focos group y observación participante. Para el análisis de los datos recogidos se recurrió a los principios de análisis de contenido. Los resultados demuestran una innegable conciencia de las personas con deficiencia intelectual y de sus padres sobre los estigmas sociales que les afectan. Estas consideraciones reflejan la importancia de reinventar las historias de las personas con deficiencia intelectual y la narrativa de ellos mismos acerca de sus vidas, así como cuestiones que deben ser profundizadas en estudios futuros.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33368http://hdl.handle.net/10316/33368porMarques, Catarina da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:54.526899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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