Compreensão de metáforas primárias e deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Nádia Cristiana Pires
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9837
Resumo: Motivada quer pela importância cognitiva, educacional e social da metáfora, quer pela escassez de estudos nesta área, esta investigação tem como principais objetivos [1] investigar a compreensão de Metáforas Primárias (MP) verbais e não-verbais em crianças com Deficiência Auditiva de grau moderado a severo e de grau profundo, e [2] investigar se o efeito da Deficiência Auditiva na compreensão de MP verbais varia em função do conhecimento linguístico, bem como [3] em função da capacidade cognitiva. O método consistiu na aplicação de instrumentos de avaliação do conhecimento linguístico (Grelha de Observação da Linguagem Oral), da capacidade cognitiva (Matrizes Progressivas Coloridas) e da compreensão de MP (adaptação do Teste de Compreensão de MP) a 5 crianças com audição normal (grupo de controlo) e a 13 com Deficiência Auditiva, das quais 7 possuem grau de severidade moderado a severo e 6 grau profundo. Os resultados sugerem que a Deficiência Auditiva tem efeito na compreensão de MP verbais, prejudicandoa, mas não na compreensão das MP não-verbais. Apenas a componente fonológica da linguagem exerce efeito, negativo, na relação entre a Deficiência Auditiva e a compreensão de MP verbais. Não obstante, todas as componentes linguísticas em estudo (semântica, morfossintaxe e fonologia) exercem um efeito preditivo positivo per si na compreensão de MP verbais, ao contrário da cognição, que não tem qualquer efeito nessa compreensão. As conclusões desta investigação são, por um lado, que as crianças com Deficiência Auditiva, independentemente do grau, apresentam um atraso no desenvolvimento metafórico relativamente aos seus pares ouvintes e, por outro, que uma intervenção terapêutica e educacional baseada na estimulação linguística, particularmente na estimulação da competência fonológica, apresenta-se como a área recomendável para beneficiar a compreensão de MP verbais nestas crianças.
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