Têxteis interativos: desenvolvimento de um produto para crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Patrícia Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56052
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Marketing
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spelling Têxteis interativos: desenvolvimento de um produto para crianças com autismoTêxteis interativosBrinquedoPainelDesignInteractive textilesToyPanelHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design e MarketingEste trabalho procurou, de um modo geral, compreender a PEA (Perturbação do Espectro do Autismo), nomeadamente as diferentes características e necessidades das crianças. Entendeu-se que a junção de diferentes práticas ou atividades com estímulos táteis, sonoros e visuais numa ferramenta seria uma mais valia para promover o desenvolvimento de crianças com PEA. Por ser um grupo heterogéneo, existiu a dificuldade em alcançar uma ferramenta que interviesse em todas as áreas que a perturbação exige, no entanto, pretendeu-se estudar e desenvolver soluções para a estimulação sensorial. Foram realizadas duas avaliações a dois produtos distintos, sendo a segunda o resultado final do trabalho. As conclusões retiradas da primeira avaliação permitiram compreender que modelo seria mais adequado para promover o desenvolvimento da criança tendo em conta as suas necessidades. Verificou-se que a ideia de desenvolver um painel têxtil interativo seria adequada para o objetivo da ferramenta, sendo o resultado a criação de um novo conceito para o painel. Com a avaliação ao protótipo do novo conceito desenvolvido entendeu-se que o mesmo é apropriado para a terapia de crianças com PEA, embora tenham sido identificados alguns aspetos a melhorar, nomeadamente a integração dos circuitos no substrato de base têxtil, de modo a garantir a fiabilidade do produto.This study has searched in a general way to understand the ASD (Autism Spectrum Disorder), namely the different characteristics and children needs. It was understood that the combination of different practices or activities with tactile, sonorous and visual stimulation in one tool would be an added value to promote the development of children with ASD. It was difficult to create a tool that intervened in all the areas that the disorder requires since it was a heterogeneous group. However it was intended tostudy and develop solutions for sensory stimulation. Two evaluations were carried out on two distinct products, being the second one the final result of the work. The conclusions from the first evaluation allowed to understand which model would be more appropriate to promote the children development taking into account their needs. It was understood that the idea of developing an interactive textile panel would be adequate for the purpose of the tool, resulting in a creation of a new concept for the panel. With the evaluation of the prototype of the new developed concept, it was understood that it's appropriate for the therapy of children with ASD, although in some aspects have been identified the need to be improved, namely the integration of the circuits in the textile-based substrate, in order to guarantee the reliability of the product.Catarino, André P.Universidade do MinhoSantos, Cláudia Patrícia Silva20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56052por201970902info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:35.686143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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