Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13361 |
Resumo: | A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como no- vos cenários de ensino e de aprendizagem. É, pois, impossível imaginar uma educação “unblended” – e não é se devemos combinar, mas como combinar, o que exige uma reengenharia dos processos de ensino e mudanças culturais, nas instituições e nos atores. Esta é a visão híbrida, uma visão de inovação sustentada, que projeta a realidade de um caminho nem sempre fácil de percorrer. É neste contexto de uma educação blended e híbrida, compreendida quanto à presença (física e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais), quanto à cultura (pré-digital e digital) e, sobretudo, quanto aos ambientes e espaços (analógicos e digitais), que este texto encontra o seu espaço. O seu principal objetivo é, por um lado, analisar modelos híbridos que permitem articular e combinar diferentes ambientes de aprendizagem e, por outro, apresentar alguns conceitos a ter em consideração na planificação e gestão de atividades de aprendizagem nesses ambientes. |
id |
RCAP_dd627fa61631811b68db52c873868516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentadaEducation and hybrid learning environments: a process of sustained innovationEducação híbridaAmbientes de aprendizagemBlended learningHybrid educationLearning environmentsBlended learningA evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como no- vos cenários de ensino e de aprendizagem. É, pois, impossível imaginar uma educação “unblended” – e não é se devemos combinar, mas como combinar, o que exige uma reengenharia dos processos de ensino e mudanças culturais, nas instituições e nos atores. Esta é a visão híbrida, uma visão de inovação sustentada, que projeta a realidade de um caminho nem sempre fácil de percorrer. É neste contexto de uma educação blended e híbrida, compreendida quanto à presença (física e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais), quanto à cultura (pré-digital e digital) e, sobretudo, quanto aos ambientes e espaços (analógicos e digitais), que este texto encontra o seu espaço. O seu principal objetivo é, por um lado, analisar modelos híbridos que permitem articular e combinar diferentes ambientes de aprendizagem e, por outro, apresentar alguns conceitos a ter em consideração na planificação e gestão de atividades de aprendizagem nesses ambientes.The evolution of digital technologies and the growing awareness of a global network have caused marked changes in society, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes, as well as new teaching and learning scenarios. Therefore, it is impossible to imagine an “unblended” education system - hence it is not whether we should combine, but how to combine, which requires a reengineering of teaching processes and cultural changes in institutions and actors. This is the hybrid vision, a vision of sustained innovation, which projects the reality of a path that is not always easy to follow. It is in this context of a blended and hybrid education, comprehended as to the presence (physical and digital), as to the technologies (analogue and digital), as to the culture (pre-digital and digital) and, above all, as to the environments and spaces (analogue and digital), that this text finds its place. Its main goal is, on the one hand, to analyse hybrid models that allow the articulation and combining of different learning environments and, on the other, to introduce concepts to be considered in the planning and management of learning activities in these environments.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioHorta, Maria João2023-02-10T11:42:12Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13361porMOREIRA, J. António, & HORTA, Maria João (2020). Educação e Ambientes Híbridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. Revista UFG. v.20: e66027, 1-292179-2925https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.230366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada Education and hybrid learning environments: a process of sustained innovation |
title |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada |
spellingShingle |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada Moreira, J. António Educação híbrida Ambientes de aprendizagem Blended learning Hybrid education Learning environments Blended learning |
title_short |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada |
title_full |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada |
title_fullStr |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada |
title_full_unstemmed |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada |
title_sort |
Educação e ambientes híbridos de aprendizagem: um processo de inovação sustentada |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António Horta, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Horta, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António Horta, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação híbrida Ambientes de aprendizagem Blended learning Hybrid education Learning environments Blended learning |
topic |
Educação híbrida Ambientes de aprendizagem Blended learning Hybrid education Learning environments Blended learning |
description |
A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como no- vos cenários de ensino e de aprendizagem. É, pois, impossível imaginar uma educação “unblended” – e não é se devemos combinar, mas como combinar, o que exige uma reengenharia dos processos de ensino e mudanças culturais, nas instituições e nos atores. Esta é a visão híbrida, uma visão de inovação sustentada, que projeta a realidade de um caminho nem sempre fácil de percorrer. É neste contexto de uma educação blended e híbrida, compreendida quanto à presença (física e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais), quanto à cultura (pré-digital e digital) e, sobretudo, quanto aos ambientes e espaços (analógicos e digitais), que este texto encontra o seu espaço. O seu principal objetivo é, por um lado, analisar modelos híbridos que permitem articular e combinar diferentes ambientes de aprendizagem e, por outro, apresentar alguns conceitos a ter em consideração na planificação e gestão de atividades de aprendizagem nesses ambientes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2023-02-10T11:42:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13361 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MOREIRA, J. António, & HORTA, Maria João (2020). Educação e Ambientes Híbridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. Revista UFG. v.20: e66027, 1-29 2179-2925 https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135116722700288 |