Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6734 |
Resumo: | Os avanços científicos e tecnológicos permitem-nos ter acesso a uma quantidade substancial de dispositivos eletrónicos, nos quais podemos instalar o mais variado software. Uma vez que muitos destes recursos já se encontram disponíveis nas escolas, e no dia a dia, entendemos que, sendo devidamente explorados, representam uma oportunidade para os alunos, considerados já nativos digitais, realizarem experiências diferentes utilizando as tecnologias, logo desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atualmente denota-se alguma preocupação, por parte dos professores e investigadores, em efetuar mudanças nas metodologias dinamizadas no ensino e aprendizagem da Matemática, nomeadamente com o uso de diferentes tecnologias, com o intuito de consolidar e ampliar a aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. Neste contexto, este trabalho resulta da dinamização de um workshop, inserido nas “VI Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença no desempenho escolar”, que proporcionou a abordagem de conteúdos geométricos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o software Google Earth Pro, desenvolvendo tarefas, que os participantes poderão implementar em sala de aula com os seus alunos, contribuindo, desta forma, para uma aprendizagem significativa de alguns conteúdos de índole geométrica. |
id |
RCAP_dd72ea74a8fba7a66c51d0d4ce65306d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino BásicoGeometriaGoogle Earth ProTarefas1.º Ciclo do Ensino BásicoOs avanços científicos e tecnológicos permitem-nos ter acesso a uma quantidade substancial de dispositivos eletrónicos, nos quais podemos instalar o mais variado software. Uma vez que muitos destes recursos já se encontram disponíveis nas escolas, e no dia a dia, entendemos que, sendo devidamente explorados, representam uma oportunidade para os alunos, considerados já nativos digitais, realizarem experiências diferentes utilizando as tecnologias, logo desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atualmente denota-se alguma preocupação, por parte dos professores e investigadores, em efetuar mudanças nas metodologias dinamizadas no ensino e aprendizagem da Matemática, nomeadamente com o uso de diferentes tecnologias, com o intuito de consolidar e ampliar a aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. Neste contexto, este trabalho resulta da dinamização de um workshop, inserido nas “VI Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença no desempenho escolar”, que proporcionou a abordagem de conteúdos geométricos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o software Google Earth Pro, desenvolvendo tarefas, que os participantes poderão implementar em sala de aula com os seus alunos, contribuindo, desta forma, para uma aprendizagem significativa de alguns conteúdos de índole geométrica.2016-11-07T12:32:08Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6734por2183-3990Catarino, PaulaCampos, HelenaVasco, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:35.396315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico Catarino, Paula Geometria Google Earth Pro Tarefas 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Geometria com o Google Earth Pro no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Catarino, Paula |
author_facet |
Catarino, Paula Campos, Helena Vasco, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Helena Vasco, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catarino, Paula Campos, Helena Vasco, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Google Earth Pro Tarefas 1.º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Geometria Google Earth Pro Tarefas 1.º Ciclo do Ensino Básico |
description |
Os avanços científicos e tecnológicos permitem-nos ter acesso a uma quantidade substancial de dispositivos eletrónicos, nos quais podemos instalar o mais variado software. Uma vez que muitos destes recursos já se encontram disponíveis nas escolas, e no dia a dia, entendemos que, sendo devidamente explorados, representam uma oportunidade para os alunos, considerados já nativos digitais, realizarem experiências diferentes utilizando as tecnologias, logo desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atualmente denota-se alguma preocupação, por parte dos professores e investigadores, em efetuar mudanças nas metodologias dinamizadas no ensino e aprendizagem da Matemática, nomeadamente com o uso de diferentes tecnologias, com o intuito de consolidar e ampliar a aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. Neste contexto, este trabalho resulta da dinamização de um workshop, inserido nas “VI Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença no desempenho escolar”, que proporcionou a abordagem de conteúdos geométricos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o software Google Earth Pro, desenvolvendo tarefas, que os participantes poderão implementar em sala de aula com os seus alunos, contribuindo, desta forma, para uma aprendizagem significativa de alguns conteúdos de índole geométrica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-11-07T12:32:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6734 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-3990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137121461600256 |